quinta-feira, 7 de julho de 2016

UM LEMBRETE PARA O LULA: AQUELES A QUEM OS DEUSES QUEREM PERDER, PRIMEIRAMENTE ENLOUQUECEM.

Por superestimar desmedidamente suas habilidades e carisma...  
Está no editorial do jornal O Estado de S. Paulo desta 5ª feira, 7:
"Luiz Inácio Lula da Silva (...) viajou a Brasília disposto a convencer senadores a votar contra o impeachment da presidente afastada Dilma Rousseff com um argumento fantástico: com sua ex-pupila de volta ao Planalto, ele próprio assumirá de fato o comando do País para executar uma redentora nova política econômica, segundo se noticia.  
Paralelamente, para prevenir a eventualidade de más notícias na Operação Lava Jato que atrapalhem a execução de seus planos, Lula determinou a seus advogados que entrassem com um recurso de exceção de suspeição contra o juiz Sergio Moro, solicitando seu afastamento dos três inquéritos em que é investigado por corrupção no âmbito da 13.ª Vara Criminal Federal, na capital paranaense".
A pergunta óbvia: se era para tornar Dilma Rousseff uma rainha da Inglaterra, permitindo sua volta ao Palácio do Planalto com a condição de ela abdicar do direito de detonar a economia do País, por que, afinal, Lula permitiu que ela se reelegesse? Não seria o caso de (como disse o Élio Gaspari) pedir a cadeira de volta?

Devemos crer que o Lula, bem no centro do círculo do poder, não percebeu quão temerário seria o Brasil atravessar um período de aguda crise econômica tendo uma presidente tão medíocre como timoneira? Eu, bem longe do círculo do poder, cansei de cantar tal bola no segundo semestre de 2014, quando ainda havia tempo para o PT evitar o desastre..

...Lula tem colhido sucessivos fracassos. 
De resto, parece que o vento levou a tal sensibilidade política do Lula, decantada em prosa e verso por aquele cordão que cada dia aumenta mais (o dos áulicos, claro, por acaso você pensou em outra coisa?). 

Como a economia parece já ter atingido o fundo do poço e começa a trilhar lentamente o caminho de volta para a superfície (os primeiros indícios de melhora surgiram na indústria e agora pipocam também no comércio), uma nova troca de comando seria um salto no escuro. 

Por que os senadores correriam o risco de ser responsabilizados por uma reversão negativa do quadro, exatamente quando surgia uma luzinha no fim do túnel?! Aí, sim, poderiam perder a boquinha na eleição seguinte.  

Quanto a mover céus e terras para ficar a salvo do juiz Sérgio Moro, será que o Lula já esqueceu como algo assim é interpretado pelo cidadão comum? Curto e grosso: quem não deve, não teme...

Como tantos e tantos personagens históricos que sucumbiram ao deslumbramento, Lula entendeu a empreitada coletiva que redundou na conquista da Presidência da República por parte do PT como obra sua e exclusivamente sua. Então, acredita agora que bastam seu desgastado carisma e suas promessas vazias para mudar o rumo que a História já tomou.

Parece até ter esquecido que tentou a mesmíssima coisa às vésperas da sessão da Câmara Federal que decidiria a aceitação do pedido de impeachment, montando um balcão de compra de votos num hotel chique de Brasília, o Golden Tulip, com os resultados conhecidos.

Aqueles a quem os deuses querem perder, primeiramente enlouquecem.

O choque de realidade virá no mês que vem. E aí, espera-se, a esquerda brasileira cairá em si: sua tarefa primordial, neste instante, é identificar por que tudo deu tão errado, para em seguida mudar as estratégias e táticas que produziram tão acachapante fracasso e afastar os dirigentes por elas responsáveis.

Inclusive o Lula.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails