segunda-feira, 23 de setembro de 2013

QUANDO O SR. OPUS DEI DEFENDE O ZÉ DIRCEU, ATÉ O SANTO DESCONFIA...

Quando um inimigo figadal deita falação que de alguma forma favorece as nossas causas, como devemos proceder? Espalhando aos quatro ventos para colhermos benefícios imediatos, como fazem os propagandistas em geral? 

Não. Mais sensato é refletirmos profundamente, tentando decifrar o porquê desse seu posicionamento inusitado. E, em seguida, pesarmos os prós e contra de levantarmos a bola do personagem em questão.

É o que os defensores virtuais do Zé Dirceu não fizeram no caso da entrevista de Ives Gandra Martins ao jornal da  ditabranda  (vide aqui).

Quem é Gandra? 

Nada menos do que o principal expoente do Opus Dei no Brasil. Como tal, participou inclusive da campanha presidencial de Geraldo Alckmin, membro dessa sociedade ultra-arqui-super-mega-reacionária de fundamentalistas católicos (que se tornou influente, em primeiro lugar, na Espanha, onde praticamente se fundiu ao governo do ditador Francisco Franco). 

Por que Gandra aparece tanto na mídia opinando sobre grandes temas nacionais e posando de eminente jurista? Única e tão somente devido à enorme influência do Opus Dei na grande imprensa. Pois, na verdade, ele não passa de um advogado tributarista. Sua expertise é na área de ensinar os ricaços a tourearem o Fisco e socorrê-los quando acusados de sonegação. 

Para não gastar muita vela com mau defunto, recorro às sólidas avaliações do Altamiro Borges, presidente do Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé, que qualificou Gandra de "uma  personalidade  ligada à ditadura, ao latifúndio e aos setores mais reacionários", defensor de "tudo o que é há de mais retrógrado e conservador na sociedade brasileira". Nada a acrescentar.

Então, o que levaria tal personagem a alinhar-se com Zé Dirceu?

Como identificação política não há, a hipótese mais plausível está neste trecho da entrevista:
"Você tem pessoas que trabalham com você. Uma delas comete um crime e o atribui a você. E você não sabe de nada. Não há nenhuma prova senão o depoimento dela --e basta um só depoimento. Como você é a chefe dela, pela teoria do domínio do fato, está condenada, você deveria saber. Todos os executivos brasileiros correm agora esse risco".
Ou seja, o interesse do Gandra no assunto seria apenas profissional: ele teme que "todos os executivos brasileiros" comecem a ser condenados pelos delitos econômicos que atiram nas costas de seus subalternos quando a m... fede, fingindo nada saberem, como perfeitos anjinhos que são... 

Na condição de um dos principais patronos de tais executivos, que recebe régios honorários para livrá-los de multas e da prisão, faz sentido Gandra querer detonar a  teoria do domínio do fato  a qualquer preço, nem que seja preciso somar forças com um antípoda ideológico.

Como fez todo sentido ele recentemente esbravejar contra a derrubada da proposta de emenda constitucional  que enfraqueceria a investigação dos crimes do colarinho branco.

Tudo isto ponderado, vale a pena darmos quilometragem ao blablablá do Gandra neste assunto, sabendo que no próximo artigo ou entrevista ele estará provavelmente lançando outra de suas diatribes coléricas contra valores e posições de esquerda?

Não. Mil vezes não!

2 comentários:

RLocatelli Digital disse...

Faço minhas suas palavras. O que eles temem é que a "teoria" (sic) do domínio de fato seja usada contra eles.

brasilpensador.blogspot.com disse...

CAROS AMIGOS - digo que ele tambem estar mais interessado em derrubar o dominio do fato ja pensando nso proximo processos em que o PSDB estará no banco dos reus. com o partido tambem vao rede globo, veja folha, grandes latifundios,a maioria dos politicos do PSDB DEMOCRATAS que sao fazendeiros, que tem contas offshore, muita grana em paraísos fiscais, que estao com rabo preso na privataria tucana, furnas, sivan banestado. O CASO MAIS FUNDAMENTADO ESTA NA REELEIÇAO DE FERNANDO HENRIQUE POR EXEMPLO ONDE ELE DIZ QUE FIZERAM QUE ELE NAO TINHA NADA A VER. ORA ISSO É MUITA CARA DE PAU E PELO DOMINIO DO FATO COMO ELE É O CHEFE DA QUADRILHA DO PSDB TAMBEM TEM QUE CAIR NA MALHA FINA. AS PRIVATIZAÇOES COMO DA VALE QUE JA FOI DECLARADA COMO IRREGULAR. FHC ERA O PRESIDENTE NAO ADIANTA BOTAR PRA CIMA DE SERRA POIS ELE É QUEM MANDAVA. NO CASO DA MODELO MORTA EM MINAS AECIO COMO GOVERNADOR DEVE TER SIDO O MANDANTE. É NISSO QUE GANDRA ESTA PENSANDO TAMBEM

Related Posts with Thumbnails