rui martins
GROKIPEDIA CONTRA WIKIPEDIA
O alerta foi dado pelo governador democrata da Califórnia, Gavin Newsom, ao denunciar o TikTok, versão estadunidense, de praticar censura em favor de Donald Trump.
Newsom recebeu denúncias de usuários do TikTok com dificuldades para postar vídeos sobre a morte do enfermeiro Alex Pretti pela polícia anti-imigração ICE.
O jornal suíço Le Temps publicou com destaque uma reportagem sobre acusações de censura e controle do TikTok, numa estranha e perigosa colusão do Vale do Silício com a Casa Branca.
Além disto, o próprio uso da inteligência artificial poderia ser manipulado politicamente, pois o ChatGPT passou a utilizar nos EUA, como fonte de informação, a enciclopédia Grokipedia, lançada por Elon Musk para concorrer com a Wikipedia.
O risco é o controle da informação pela IA segundo a versão dos seguidores de Trump, dispensando mesmo a necessidade de censura. Não será ainda o controle total previsto por George Orwell, mas um 1984 regional.
Outro perigo é o de uma enciclopédia desse tipo inventar e impor uma outra narrativa histórica, segundo a visão ideológica de Elon Musk.
Inicialmente serão os conservadores e fundamentalistas eleitores de Trump os utilizadores dessa enciclopédia, mas rapidamente suas interpretações serão difundidas em outros países (como o Brasil), e nas nações com movimentos ultradireitistas influentes e em expansão.
Já existem mesmo previsões de um fim para a neutra Wikipedia, não se podendo excluir a potência financeira e tecnológica do grupo chefiado por Elon Musk. Os efeitos desses meios de doutrinação e controle se farão sentir nas novas gerações, a longo prazo.
Se nas eleições brasileiras de 2022 as redes sociais da ultradireita despejavam fake news aos montes, pode-se imaginar o impacto do uso da IA nas de 2026.
Vale lembrar que a propagação de mentiras e falsificações de notícias terão o total apoio dos EUA, cujo presidente fanfarrão quer porque quer controlar os países sul-americanos. (por Rui Martins)
Nenhum comentário:
Postar um comentário