sábado, 23 de novembro de 2024

OPERAÇÃO CONDOR: CORONEL QUE VEIO NO RS SEQUESTRAR UNIVERSINDO DIAS E LILIAN CELIBERTI TEM NOVA CONDENAÇÃO

A justiça tardou 46 anos mas não falhou, no episódio mais famoso de aprisionamento de militantes antifascistas estrangeiros em território brasileiro como resultado da famigerada Operação Condor, acordo de cooperação de ditaduras sul-americanas firmado em 1975.

O principal responsável, o coronel do Exército uruguaio Eduardo Ferri, foi condenado à prisão na quarta-feita passada (20), em Montevidéu, pela juíza Sílvia Urioste, do Tribunal Penal de 27º Turno. Ele tem 77 anos e esta é sua segunda condenação pela mesma modalidade criminosa.

O chamado sequestro dos uruguaios se constituiu na prisão ilegal, com apoio do Dops gaúcho, do casal Universindo Dias/Lilian Celiberti e de seus dois filhos menores, em novembro de 1978. 

A imprensa brasileira descobriu rapidamente o ocorrido e o denunciou com grande destaque, sem, contudo, conseguir evitar que os quatro fossem despachados para o Uruguai. 

A repercussão internacional foi tamanha que todos acabaram sobrevivendo, apesar das torturas sofridas pelo casal até ser libertado em novembro de 1983. 

Universindo Dias se tornou historiador renomado e morreu de câncer na medula em 2012, aos 60 anos de idade. (CL)

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails