A justiça tardou 46 anos mas não falhou, no episódio mais famoso de aprisionamento de militantes antifascistas estrangeiros em território brasileiro como resultado da famigerada Operação Condor, acordo de cooperação de ditaduras sul-americanas firmado em 1975.
O principal responsável, o coronel do Exército uruguaio Eduardo Ferri, foi condenado à prisão na quarta-feita passada (20), em Montevidéu, pela juíza Sílvia Urioste, do Tribunal Penal de 27º Turno. Ele tem 77 anos e esta é sua segunda condenação pela mesma modalidade criminosa.
O chamado sequestro dos uruguaios se constituiu na prisão ilegal, com apoio do Dops gaúcho, do casal Universindo Dias/Lilian Celiberti e de seus dois filhos menores, em novembro de 1978.
A imprensa brasileira descobriu rapidamente o ocorrido e o denunciou com grande destaque, sem, contudo, conseguir evitar que os quatro fossem despachados para o Uruguai.
A repercussão internacional foi tamanha que todos acabaram sobrevivendo, apesar das torturas sofridas pelo casal até ser libertado em novembro de 1983.
Universindo Dias se tornou historiador renomado e morreu de câncer na medula em 2012, aos 60 anos de idade. (CL)
5 comentários:
Celso, após ler artigos aqui no blog, isso me acordou ainda mais e poder notar cada vez mais claramente a hipocrisia imensa da própria mídia e vergonhosamente do próprio governo brasileiro em insistir na palavra "democracia", quando na verdade ainda vivemos num Brasil infestado de pessoas insanas, que ainda pensam que se pode comprar autoridades, quando cometem crimes de todas as formas, incluindo agressões verbais que também provocam danos mentais em qualquer ser humano.
O Brasil só evoluirá, de fato, quando mentes atualmente insanas forem substituídas por mentes realmente cordiais.
Está sendo ótimo poder acessar o blog. É um verdadeiro banho de realismo e sinceridade.
Angelo, pode não parecer, mas manter um blog como este dá um bocado de trabalho. Já o faço (antes sozinho, agora com a providencial ajuda do David) há mais de 16 anos, sem colher benefícios pessoais: ninguém me paga nada, não existem produtos à venda nem mantenho qualquer tipo de atividade que pudesse ser favorecido pelo meu prestígio virtual.
O único motivo de eu, por exemplo, estar agora teclando na madrugada é acreditar que o blog possa ser útil para iluminar a jornada de outras pessoas. Aprendi muita coisa travando o bom combate desde 1967 e considero que é meu dever repartir tal conhecimento com companheiros mais jovens, que inclusive possam realizar o que eu mesmo não consegui.
Então, é muito gratificante perceber que o blog significou algo na sua vida. É o motivo da dedicação de todos que mantém este blog ativo, sem receberem nenhuma recompensa além da sensação do dever cumprido. Um abração!
Muito obrigado mais uma vez, Celso. Um abração para você também!
cuma?
FASCISMOS Ideologia e história Alvaro Bianchi
https://www.scielo.br/j/nec/a/kdKSW7Fq8VvS93BqwRsBzRP/?format=pdf&lang=pt
https://www.ihu.unisinos.br/646321-contragolpe-destaques-da-semana?utm_campaign=newsletter_ihu__25-11-2024&utm_medium=email&utm_source=RD+Station
Postar um comentário