terça-feira, 16 de abril de 2024

HÁ 40 ANOS, OS FARDADOS DISPUNHAM DAS ARMAS E OS DESCONTENTES COM A DITADURA INUNDAVAM AS RUAS. O PAÍS EMBURRECEU?

Hoje se completam 40 anos desde o discurso de encerramento da campanha das diretas-já, considerado a maior manifestação popular em defesa da democracia já ocorrida no Brasil, tendo reunido cerca de 1,5 milhão de pessoas. 

Nove dias depois, a emenda Dante de Oliveira seria rejeitada na Câmara Federal, condenando o Brasil a uma redemocratização pela metade e a ser para sempre lembrado como um país que passou pano no terrorismo de estado ao qual foi submetido pelos usurpadores do poder durante os anos de chumbo. 
Osmar Santos foi o apresentador de todos os comícios das
diretas-já em SP. Atrás, Sócrates, Juninho e Casagrande.
Eis alguns trechos do trepidante relato que o grande Ricardo Kotscho fez do ato público em Todos sabiam aonde queriam chegar, publicado na Folha de S. Paulo:

"Era para ser apenas uma passeata, da Praça da Sé ao Vale do Anhangabaú, fechando o festival cívico da Campanha das Diretas, em São Paulo. 

Mas todos se deram conta de que não era uma passeata só, eram muitas, vindas de todos os cantos, batendo o recorde de gente em manifestações públicas no Brasil. 

Aos políticos, já faltavam palavras para expressar a emoção de ver o Vale do Anhangabaú transformado numa maré humana como nunca se viu antes igual no Brasil. 

Parecia que São Paulo inteira havia saído para as ruas A geração esmagada dos anos 60 e 70 estava de novo nas ruas, sem correr da polícia 
Leonel Brizola era, de todos, o orador mais eloquente.

Carros de som tascavam Caminhando, o hino de Vandré,
Vem, vamos embora, que esperar não é saber

Sai Vandré, entra Chico – apesar de você, amanhã há de ser outro dia / ainda pago pra ver esse dia nascer… 

Vem Milton Nascimento, entra Simone, brilha Elis. 

Às 20h30, no horário do final do comício, o presidente João Baptista Figueiredo surgia em rede nacional de TV para anunciar sua proposta: eleições diretas só mais tarde, em 1988, uma tentativa de esvaziar o movimento"

Um comentário:

Anônimo disse...

Receberam apoio e devolveram hiperinflação.
Não há pq se orgulhar.
Ser massa de manobra?

Related Posts with Thumbnails