quarta-feira, 6 de setembro de 2023

ALÉM DE INCONSTITUCIONAL, SUGESTÃO DE LULA SOBRE STF É RECIBO DA FRAQUEZA DE SEU GOVERNO

 


A
pós a posição esdrúxula de Cristiano Zanin na questão da legalidade do uso de maconha, Lula resolveu consertar o soneto piorando-o. Em entrevista, defendeu que os votos dos ministros do STF sejam secretos, ou seja, que a população não tenha acesso às posições dos doutos juízes da corte suprema brasileira. 

Nem os militares teriam tanta audácia! Defender tal posição é não apenas contrária ao princípio constitucional da transparência, mas também é um retrocesso da vida republicana e democrática, pois é direito de qualquer cidadão conhecer como se posicionam os magistrados e dever desses prestar contas ao povo. 

Não se pode nisso confundir um juiz da suprema corte com um simples indivíduo, pois esse, ao ter seu voto protegido pelo sigilo, por exemplo, está sendo blindado de possíveis perseguições, dado o desnível de poder encontrado por ele no dia a dia diante de poderes maiores, econômicos e políticos. Já um juiz possuí plenas condições de se defender de retaliações devido aos seus posicionamentos, tendo garantias funcionais diversas. Mesmo o voto dos membros do legislativo já deixaram há anos de serem secretos justamente para permitir ao conjunto do povo julgar como se posicionam seus representantes

Mas Lula vocaliza com sua esdrúxula proposta apenas seu ideário reacionário e de pura preservação do poder. Estando em uma situação muito mais tênue e dramática que há vinte anos, não pode mais simplesmente fazer o povo engolir os pactos conciliatórios e as politicagens sem sofrer severo escrutínio. Não podendo abrir mão das maracutaias, prefere joga-las para o segredo da escuridão. Nada mais condizente com quem sempre viveu de acordões tramados a portas fechadas. (por David Coelho) 

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails