APÓS ESGOTAR A MUNIÇÃO POLÍTICA E ECONÔMICA,
BOLSONARO RECORRE AO
ARSENAL DAS FORÇAS ARMADAS
O presidente Jair Bolsonaro usa o bicentenário da Independência e o 7 de setembro como seu último lance, ou última ofensiva, para tentar virar o jogo, ou a guerra.
Ele já gastou todos os seus lances e seu arsenal sem conseguir mexer no favoritismo do ex-presidente Lula, que lidera com tranquilidade desde o início, sem ser realmente ameaçado.
Assim, Bolsonaro entra no tudo ou nada e vai usar as Forças Armadas como se fossem suas e remexer terra, céu e mar para dar uma demonstração de força no 7 de setembro, criar a sensação de vitória e alavancar uma reviravolta nas pesquisas em todo o País. O povo gosta de votar em quem vai vencer, ensinam os palacianos.
O Rio de Janeiro (ou Novo Esteio/RS, como a Presidência errou ontem ao anunciar a agenda?) é chave nessa estratégia. É onde Bolsonaro e dois de seus filhos fazem política e ele venceu de forma acachapante em 2018, em todos os municípios, exceto três; e bairros da capital, exceto Laranjeiras.
Assim, Bolsonaro e bolsonaristas movem mundos e fundos para produzir manifestações gigantescas em Brasília, São Paulo e todo o resto, mas a apoteose será no Rio, na Praia de Copacabana, o mais famoso cartão-postal do Brasil no mundo.
É aí, com navios, aviões, bandas militares, paraquedistas e tiros de canhão do Forte de Copacabana, que o capitão insubordinado vai pôr as Forças Armadas mais uma vez de joelhos.
Não para o bicentenário da Independência e o 7 de setembro, mas para fazer o que seu mestre mandar, como o general Eduardo Pazuello, e engrossar sua campanha.
Lula mantém uma distância confortável para Bolsonaro no País desde 2018, antes de a Justiça torná-lo inelegível. Em agosto daquele ano, a diferença entre os dois já era alta no 2º turno e, segundo o Ipec de ontem (5), continua sendo de 16 pontos agora.
Mesmo concorrendo à reeleição, com a caneta, os recursos e o centrão, Bolsonaro não tem conseguido furar essa barreira.
Pelas pesquisas, Lula está na frente em todas as regiões, apesar do empate técnico no Sul, Norte e Centro-Oeste, mas Bolsonaro vem reduzindo a diferença no Sudeste, que reúne 43% do eleitorado nacional e é a única região capaz de compensar ou anular a poderosa dianteira do petista no Nordeste e em Minas. Por isso, o foco de Bolsonaro está no Rio e em São Paulo.
Ele, porém, já implodiu teto de gastos, lei eleitoral e responsabilidade fiscal, mas oscila daqui e dali, sem chegar a ameaçar Lula. Até entre os evangélicos pode ter batido no teto. Com o arsenal político e econômico se esgotando, ele recorre a um arsenal mais perigoso: o das Forças Armadas. Por enquanto, no 7 de setembro.
Que fique só por aí. (por Eliane Cantanhêde, n'O Estado de S. Paulo)
4 comentários:
Brasil se prepara para la turbulencia en vísperas de las manifestaciones del Día de la Independencia de Bolsonaro
https://www-theguardian-com.translate.goog/world/2022/sep/06/brazil-bolsonaro-independence-day-rallies?_x_tr_sl=en&_x_tr_tl=es&_x_tr_hl=es
'Saloon de última oportunidad': carrera para arruinar el Amazonas mientras se avecina la posibilidad de la derrota de Bolsonaro
https://www-theguardian-com.translate.goog/world/2022/sep/02/images-brazil-amazon-destruction-jair-bolsonaro?_x_tr_sl=en&_x_tr_tl=es&_x_tr_hl=es
++Es posible que grandes partes de Amazon nunca se recuperen, según un importante estudio
https://www-theguardian-com.translate.goog/environment/2022/sep/05/large-parts-of-amazon-may-never-recover-major-study-says?CMP=twt_a-environment_b-gdneco&_x_tr_sl=en&_x_tr_tl=es&_x_tr_hl=es
Red Amazónica de Información Socioambiental Georreferenciada
https://www.raisg.org/es/
https://www.raisg.org/es/infografia/
Coordinator of Indigenous Organizations of the Amazon Basin (Coica
https://ifnotusthenwho.me/pt-br/
Mas é ruim hein!
https://www.portafolio.co/files/article_multimedia/uploads/2022/07/24/62dd51670e673.jpeg
https://www.theguardian.com/world/video/2022/sep/06/bolsonaro-war-on-the-amazon-examining-evidence-of-crimes-against-indigenous-people-video
https://f.i.uol.com.br/fotografia/2022/09/06/166248850963178fbd9d2b6_1662488509_16x9_lg.jpg
https://f.i.uol.com.br/fotografia/2022/09/06/166247554763175d1be960b_1662475547_3x2_md.jpg
Postar um comentário