quinta-feira, 11 de agosto de 2022

REJEITADO ATÉ PELOS PODEROSOS DA ECONOMIA, O BOZO ESTÁ NOS ESTERTORES

celso ming
OS EMPRESÁRIOS E O MANIFESTO PELA DEMOCRACIA
Desde que o Amarildo criou esta charge, 10 dias
atrás, o número de assinaturas triplicou
 
N
esta 5ª feira, 11 de agosto, quando se comemora a criação dos cursos de Direito no Brasil, será o dia da apresentação oficial da Carta pela Democracia, organizada pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, que já tem mais de 900 mil assinaturas.

O documento foi endossado pela Federação Brasileira de Bancos e pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, além de outras centenas de instituições e notáveis da sociedade civil.

Não é novidade que banqueiros e industriais façam profissão de fé democrática. Em outras oportunidades, importantes lideranças do empresariado se manifestaram a favor das instituições. Mas nunca como agora tantas lideranças de peso aderiram ao movimento.

Nos anos 1960 e 1970, os empresários em massa apoiaram a ditadura militar, portanto assumiram posição contra a democracia, e despejaram muito dinheiro nessa empreitada.

Entre os banqueiros estavam lá José de Magalhães Pinto (Banco Nacional), Ângelo Calmon de Sá (Grupo Econômico), Gastão Vidigal (Banco Mercantil) e Adolpho da Silva Gordo (Banco Português). 

Não satisfeitos em dar apoio à ditadura, importantes líderes industriais passaram a financiar a Operação Bandeirante, criada em 1969, que tratou de instalar a repressão e a tortura. Entre eles estavam Henning Boilesen e Pery Igel (ambos do Grupo Ultra), Sebastião Camargo (Grupo Camargo Corrêa) e Nadir Figueiredo (setor de embalagens de vidro), este último o grande fazedor de presidentes da Fiesp de então.

Naqueles anos lúgubres, banqueiros e industriais entendiam que a segurança dos seus negócios vinha sendo ameaçada pela subversão socialista, e apostaram na força do regime militar.

De lá para cá, o Muro de Berlim veio abaixo e, com ele, o que entendiam como ameaças do socialismo soviético. E foi se consolidando entre os empresários a percepção de que o futuro dos seus negócios depende da observância das regras democráticas, o que implica respeito à Constituição e às instituições por ela sacramentadas, como o Congresso, o Poder Judiciário e as eleições livres. 

Fora disso, escancaram-se portas e janelas para o arbítrio. E os investimentos ficam à mercê de subjetividades e do jogo de quem está no comando.

O presidente Jair Bolsonaro, que segue no empenho de uma retórica golpista contra o Supremo e contra o sistema eleitoral, tenta desclassificar a iniciativa dos empresários. Já os chamou de mamíferos e de assinantes de cartinha, além de tentar identificá-los automaticamente com a candidatura Lula – o que não tem cabimento.

A posição dos empresários não é unânime. Certos segmentos de dentro e de fora da Febraban e da Fiesp refugaram o movimento. 

Mas algo de importante acontece entre as lideranças da burguesia nacional – expressão pela qual, nos velhos tempos, as esquerdas referiam-se aos banqueiros e aos empresários do País. (por Celso Ming, que há mais de meio século atua no jornalismo econômico, em veículos como O Estado de S. Paulo, Jornal da Tarde, rádio Eldorado e rede TV, mantendo sempre este estilo comedido com o qual está confirmando que a burguesia acaba de abandonar o Titanic do Bozo)  

5 comentários:

Anônimo disse...

Bolsonaro teme ir a la cárcel. Y con razón
https://www.nytimes.com/es/2022/08/08/espanol/opinion/bolsonaro-carcel.html

Anônimo disse...

Bolsonaro tem medo de ser preso, e com razão
https://www.nytimes.com/pt/2022/08/08/opinion/bolsonaro-brasil-preso.html

Anônimo disse...

Livro da semana:
https://www-nytimes-com.translate.goog/2022/08/10/books/if-nietzsche-were-a-narwhal-justin-gregg.html?action=click&algo=identity&block=editors_picks_recirc&fellback=false&imp_id=551068707&impression_id=8768b386-1974-11ed-8c5d-7180155ea9a1&index=1&pgtype=Article&pool=pool/e76d7165-92f7-4bd2-bc6e-298322d3680a&region=footer&req_id=347465533&surface=eos-home-featured&variant=holdout_home-featured&_x_tr_sl=en&_x_tr_tl=es&_x_tr_hl=es

Anônimo disse...

Cómo la Amazonía brasileña comenzó a calentar el planeta – video
https://www-theguardian-com.translate.goog/environment/video/2022/aug/11/how-brazils-amazon-started-heating-the-planet-video?_x_tr_sl=en&_x_tr_tl=es&_x_tr_hl=es

E/ou
https://www.youtube.com/watch?v=CR5xL9WoVm8

Anônimo disse...

E dê-lhe canalhice:
https://www.ihu.unisinos.br/621154-bolsonaro-nega-descontrole-do-desmatamento-e-acusa-povos-indigenas-em-entrevista

Related Posts with Thumbnails