quinta-feira, 11 de agosto de 2022

GUERRAS CONVENCIONAIS ESTÃO A UMA BOMBA DE DISTÂNCIA DO APOCALIPSE/2

(continuação deste post)
E
sta é a razão de estar existindo neste instante uma tensão tenebrosa da guerra nuclear.

A Ucrânia tem laços históricos com a grande Rússia, o mesmo acontecendo com Taiwan, a antiga Ilha Formosa (nome dado pelos primeiros colonizadores, os portugueses, depois substituídos pelos holandeses, chineses e japoneses). 

Com a vitória da revolução maoísta em 1949, os derrotados nacionalistas de Chiang Kai-shek, em fuga, ali se instalaram sob uma perspectiva burguesa tradicional.

Mas as diferenças político-ideológicas permaneceram latentes até o presente momento, no qual a importância estratégica da Ucrânia e Taiwan no campo da economia fez eclodir o desejo de dominação que sempre permeia as potências econômicas capitalistas, seja sob um regime ditatorial capitalista de mercado como a Rússia, ou seja de um capitalismo de mercado dito comunista como a China.

Por sua vez, o mundo ocidental capitalista burguês hegemônico, dos Estados Unidos e União Europeia, que está em franca decadência como tal, não quer abrir mão da sua influência sobre estas duas nações pouco populosas, mas estrategicamente importantes no cenário mundial.

A Ucrânia é celeiro de um grande número de nações que precisam consumir o seu trigo e milho, os quais, embora tenham baixo valor agregado, são fundamentais num mundo no qual cresce o fantasma da fome, seja por conta do empobrecimento populacional mundial, seja por conta do aquecimento global que vem causando transtornos na produção de alimentos.

Taiwan, por sua vez, mesmo sendo uma ilha de apenas 35.881 km², coloca-se como a 21ª economia mundial. Tem renda per capita de $ 53.074 PPC (2018), constituindo-se numa das maiores do cenário mundial graças à exportação de equipamentos eletrônicos. 
Chineses veem Taiwan como parte do seu território, 
daí considerarem  "provocação" a ida à ilha de Nancy
Pelosi, presidente da Câmara dos Deputados dos EUA

Só as companhias United Microelectronics e Taiwan Semiconductor Manufacturing, fundadas respectivamente em 1980 e 1987, têm capitalização de mercado que responde por cerca de 90% do PIB de Taiwan.

A TSMC, ademais, já é a oitava maior empresa de tecnologia do mundo e a principal fabricante mundial de semicondutores, superando a Intel e a Samsung.

Ora, não se precisa fazer grandes exercícios de análise para se concluir o que está subjacente à guerra pelo domínio político-econômico destas duas nações que tentam se proclamar independentes num mundo capitalista no qual todos os grandes países e blocos político-econômicos querem, isto sim, subjugar aqueles que não detêm a mesma força bélica.

A tensão atual de guerra, que por enquanto se restringe à guerra convencional, pode resvalar para um conflito nuclear até mesmo por um erro banal de gerenciamento, como declarou recentemente o secretário-geral da Organização das Nações (des)Unidas.

Os conflitos nestas duas localidades próximas da Rússia e da China apenas repetem aquilo que antecedeu as duas grandes guerras mundiais: a tentativa de reconfiguração do mapa da hegemonia político-econômica pela força bélica, que representa a certificação do estágio intelectual atrasado sob o qual ainda estamos atrelados.

É que, como diz o velho ditado popular, em casa que falta pão, todos brigam e ninguém tem razão. (por Dalton Rosado)
Chico Pio é o intérprete deste bolero do Dalton

2 comentários:

Anônimo disse...

Algo básico, didático:

https://www.ihu.unisinos.br/621139-a-ucrania-e-uma-guerra-que-atualiza-conceitos-e-nos-faz-repensar-sobre-a-globalizacao-no-seculo-xxi

Guerra na Ucrânia e as novas linhas da globalização. Impactos globais e no Brasil
https://www.youtube.com/watch?v=lDb1zS4Nudg

SF disse...

***
Para a Crítica da Economia Política, de Marx, é, e continua sendo, um livro de cabeceira para entender o mercado da dívida e como os governos se financiam, chegando a minucias de porque um aluguel qualquer existe e de onde vem a renda que ele proporciona.
Por óbvio, interessei-me exclusivamente no ensaio O Rendimento e Suas Fontes o qual dá a base teórica para entender que juros mais altos são impossíveis no momento atual do desenvolvimento do hibrido do capital+trabalho, o bigtech.
Então ler o maçante, porém útil, ensaio permitiu perceber o movimento dos especuladores do mercado de juros quando os levaram a quase 14% no final do mês passado.
Ponto para Karl!
***
Ler, mesmo sem entender muito, propicia o alargamento da percepção que a consciência humana tem das coisas e dos fatos.
Foi lendo resumos e assistindo aulas online que me aproximei da Teoria dos Jogos, em especial de Von Neumann que, na sua trincheira (enquanto os demais estavam apavorados) pensava em quais eram as regras daquele jogo e percebeu que, quando as possibilidades são iguais e a informação é perfeita, nenhum exército saia de suas posições para atacar o outro.
E assim me fez entender o que seja um jogo honesto, por exemplo: o jogo nuclear.
Ele é regido por estes dois protocolos de simetria: possibilidade iguais e informação perfeita.
Logo, lógico, nenhum maluco vai começar a guerra nuclear.
Pois, se algum disparar um míssil com ogivas nucleares criará o Equilíbrio de Nash (outro grande) e imporá a que o outro lado dispare os seus também.
E todos perdem.
***
Os generais só chutam cachorro morto.
***
O movimento bélico atual demonstra um ataque à hegemonia americana, e de sua moeda, com a Europa, como sempre, espremida entre duas potências.
Decorre também da crescente prosperidade mútua entre a Alemanha, a França e outros países da OTAN em relação à Rússia e à China.
Daí, os russos partiram para ignorância e tentam forçar o aumento do preço da energia com o uso da força bruta, ao invés de crescer tecnologicamente*!
***
Este movimento criou novas oportunidades de negócios entre os USA e a zona do Euro, daí a recente desvalorização do Euro em relação ao dólar.
Também as movimentações dos USA no oriente médio e na ilha de Taiwan.
Resultado? O petróleo despencou.
***
A matriz energética está mudando. A política monetária está mudando. A produção/consumo está mudando. O comércio está mudando... e as burocracias caducas da burguesia não conseguem controlar.
Elas precisam de gente, precisam de fronteiras, alfândegas, impostos, proteções...
***
Os novos senhores do mundo prescindem de tudo isso.
Nem para bucha de canhão eles querem as pessoas.
***
Suas baterias robotizadas, veículos autônomos e cachorros-robôs farão a guerra, caso haja.
***
A burguesia atualmente parece com os homens da idade do bronze defrontando-se com os guerreiros armados com artefatos de ferro.
C'est fini, bourgeoisie.
***


* Os caras mandaram Sakarov para Sibéria porque pensava! Os caras não crescem porque não querem, atualmente, mora em São Petersburgo Grigori Perelman o matemático que resolveu a Conjectura de Poincaré! Ignorado pelos camaradas! Chora Mãe Rússia!
***

Related Posts with Thumbnails