quarta-feira, 20 de julho de 2022

VIROU ZONA!!!

hélio schwartsman
BOLSONARO TRANSFORMOU O BRASIL EM CASA DA SOGRA
J
air Bolsonaro transformou a Presidência numa casa da sogra. A expressão designa o lugar onde o sujeito pode fazer o que lhe der na telha sem risco de ser repreendido.

Não consegui uma confirmação etimológica da seguinte história, mas ela é boa, apesar de politicamente incorreta. 

O lar dos sogros seria esse lugar porque, numa herança do patriarcado, pais estavam tão ansiosos para se livrar de suas filhas, vistas como uma boca a mais para comer e um braço não muito bom para trabalhar, que até pagavam dote, uma indenização, ao genro. Também aceitavam desfeitas que o rapaz pudesse cometer.

O Brasil, como sociedade, tornou-se a mais tolerante das sogras. Desde que chegou ao Planalto, Bolsonaro fez de tudo Xingou, ameaçou e, se considerarmos as omissões na pandemia, também matou. Na 2ª feira (18), voltou a mentir em grande escala para uma audiência internacional de embaixadores. 
À esq., a imagem que o Bozo tinha de si próprio;
à dir., 
a imagem que os embaixadores tinham dele.



Só a
CPI da Covid lhe atribuiu oito infrações penais, incluindo crimes contra a humanidade. Os juristas que subscreveram o chamado superpedido de impeachment apontaram cerca de duas dezenas de crimes de responsabilidade.

Ainda que não nessa escala, é esperado que presidentes abusem de suas prerrogativas. O que importa é como a sociedade reage a esses abusos. E, nesse quesito, fracassamos miseravelmente. 

Ainda que Bolsonaro tenha tido o cuidado de blindar-se contra ações penais nomeando um procurador-geral camarada, fomos incapazes até de iniciar um processo de impeachment –isso na Câmara, o espaço parlamentar em que os anseios da população estão em tese mais bem representados.

Mesmo que Bolsonaro seja rejeitado em outubro, deixará atrás de si um rastro de destruição institucional: ele provou para todos os presidentes futuros que, escolhendo as autoridades certas e pagando os tributos devidos aos parlamentares, eles podem, como o genro abusado, cometer os piores crimes sem serem incomodados. (por Hélio Schwartsman)
O Schwartsman pegou leve, pois, na linguagem das ruas, o Bozo fez
do Brasil uma zona. Cai bem, portanto, esta canção, até porque o
cabaré se localiza em região pantanosa, o habitat natural do centrão

3 comentários:

Anônimo disse...

Vale repetir:"Mesmo que Bolsonaro seja rejeitado em outubro, deixará atrás de si um rastro de destruição institucional: ele provou para todos os presidentes futuros que, escolhendo as autoridades certas e pagando os tributos devidos aos parlamentares, eles podem, como o genro abusado, cometer os piores crimes sem serem incomodados"

Eliane Brum...Así se pudre un país
https://elpais.com/opinion/2022-07-20/bajo-el-dominio-de-los-gusanos.html

Anônimo disse...

Ôpa "The House of the Rising Sun" !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

celsolungaretti disse...

Anônimo das 11h42, esta inserção foi uma cortesia do André Mauro (meu pseudônimo quando escrevia em revistas de rock, em 1979/84). E foi uma coincidência propícia Nova Orleans, onde ficava aquele bordel, ser área pantanosa, ensejando a comparação também com o centrão...

Related Posts with Thumbnails