quinta-feira, 30 de junho de 2022

O BOZO PODE PERDER, LULA PODE PERDER, JÁ O CENTRÃO GANHA COM UM OU OUTRO

As charges são do Roque Sponholz
william waack
ESTA, SIM, É
UMA HERANÇA MALDITA
Tanto faz se o pacote para turbinar benefícios sociais é tratado por do desespero ou de emergência. O que ele traduz é apenas desesperada tentativa de Jair Bolsonaro de organizar uma virada nas eleições.

Essa atabalhoada operação política faz parte também do modo de fazer negócios do Congresso. Outros países, como a Alemanha, recorreram a subsídios para atenuar o impacto dos preços dos combustíveis. No Brasil se alteram a Constituição, as regras fiscais e as normas para ano de eleições.

O economista Marcos Mendes listou 95 medidas aprovadas pelo Congresso desde 2015 que ele considera bastante prejudiciais do ponto de vista fiscal – o atual pacote é apenas o exemplo mais recente. 

Não se trata apenas da concessão de benefícios a setores diversos (taxistas, usineiros, turismo). Nesse estado de emergência causado pelos preços de combustíveis o Congresso interferiu também na capacidade dos governadores de arrecadar.

Via decretos legislativos, altera medidas do Executivo para fixar tarifas de energia elétrica, p. ex. Pendura na privatização da Eletrobras dispositivos para favorecer interesses econômicos regionais. E parte para cima da Petrobras com a intenção explícita de controlar a estatal, sob o pretexto de ajudar os pobres.

É interessante notar como essas várias medidas recentes foram aprovadas com maiorias esmagadoras, isto é, direita e esquerda estão votando do mesmo jeito. Não há muita diferença entre esses polos quando se trata de interferir em preços ou arranjar uma forma de gastar mais. 

Cabe ressaltar aqui mais uma vez como o centrão está confortável com a vitória de Bolsonaro ou com a de Lula na eleição.

Bolsonaro não inventou nada disso aí, apenas a sua incompetência política tornou mais fácil o modo business (Marcos Mendes) do Congresso. Sem qualquer plano de governo a não ser continuar no governo, não tem ideia da armadilha que preparou caso se reeleja.

No momento o pacote de emergência serve apenas para tentar evitar perder já em 1º turno, na crença de que o antipetismo o leve à vitória no 2º. Ocorre que as fichas foram todas agora para um conjunto de bondades que, para trazer efeito desejado, precisaria de mais do que os três meses restantes até as eleições.

Para o País, criaram-se um cipoal de judicializações e um profundo descrédito na capacidade do sistema político de levar política fiscal a sério. Achando que o adversário está fazendo o serviço sujo (arrebentar com o teto de gastos), Lula não parece até aqui ter noção do que será – esta, sim – a herança maldita. (por William Waack)

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails