sábado, 19 de março de 2022

PARA OS FILHOS DE MARX, OS FILHOS DE PUTIN NADA MAIS SÃO DO QUE FILHOS D...

demétrio magnoli
TOMOGRAFIA DO DISCURSO PUTÍNICO
Os papagaios brasileiros de Putin, alvoroçados antes da invasão, calaram-se depois que as forças russas, incapazes de alcançar seus objetivos militares, engajaram-se no vandalismo, bombardeando os edifícios residenciais, hospitais e abrigos de civis. 

Contudo, a algazarra retornará no minuto seguinte à eventual cessação de hostilidades. Vai aí, então, uma descrição das vertentes principais do discurso putínico de justificação da guerra de agressão.​
1. "A Rússia nasceu em Kiev –e, portanto, a Ucrânia não é uma nação legítima, mas um fragmento da Mãe Rússia"O argumento do Putin historiador, extraído dos anais clássicos do chauvinismo grão-russo, caberia na voz de um czar. Por aqui, circula livremente entre professores universitários.

De fato, Ucrânia e Rússia nasceram juntas. No plano puramente lógico, seria possível virar o argumento putínico ao avesso para postular que a Rússia não passa de uma extensão da Mãe Ucrânia
Curioso –e um tanto melancólico– é constatar que os acadêmicos dispostos a ecoar a falácia histórica putínica rejeitam, corretamente, a justificação bíblica para o controle de Israel sobre o conjunto da Terra Santa.
2"A operação militar especial russa destina-se a desnazificar a Ucrânia"A lenda de uma Ucrânia submetida à hegemonia nazista, verdade oficial russa, ganhou tração nas redes sociais e, sob formas disfarçadas, na imprensa brasileira. O argumento sustenta-se, apenas, nas muletas da ignorância.

A Ucrânia tem um sistema político plural, competitivo, com eleições livres. O partido da direita ultranacionalista Svoboda obteve 2% dos votos e uma solitária cadeira parlamentar nas eleições ucranianas. 

Há quase 20 anos, o Svoboda expulsou os grupelhos neonazistas que o frequentavam. Uma facção minoritária neonazista participa da milícia Batalhão Azov, que apoiou a campanha eleitoral do Svoboda.

Os papagaios de Putin, que procuram com lupa neonazistas ucranianos, praticam o duplipensar. Eles jamais se recordam de que diversos partidos da extrema-direita europeia bebem na fonte (às vezes, nas finanças) do chefe do Kremlin.
3
"A Rússia defende a sua segurança nacional, evitando a adesão da Ucrânia à Otan"O argumento da moda, disseminado tanto pela esquerda petista quanto pela direita bolsonarista, tem a finalidade de desviar a responsabilidade pela guerra ao imperialismo americano ou ao globalismo liberal.

A expansão da Otan merece exame crítico, que precisaria abranger o abandono ocidental do governo reformista russo de Yeltsin, no início da década de 1990. Mas não se pode atribuir a ela a agressão russa, pois a pretensão ucraniana de integrar a Otan foi congelada desde 2014.

Mais: a Otan comprometeu-se com a Rússia, em 1997, a não deslocar forças significativas ou armas nucleares ao território de seus novos integrantes. A obrigação foi honrada. Inexistia o risco, alegado por Lula, de estabelecimento de bases militares americanas na Ucrânia.

A barbárie desencadeada na Ucrânia desmoralizou os discursos putínicos explícitos, gerando duas novas variantes, menos letais mas muito mais infecciosas. A primeira inspira-se no pacifismo; a segunda, no identitarismo.

De acordo com a variante pacifista"não há mocinhos, nem bandidos", uma profunda conclusão filosófica compartilhada por Guilherme Boulos e Marcos Feliciano. É o truque típico, grosseiro, para borrar a fronteira entre agressor e vítima.
Já a variante
identitária enxerga, na indignação diante das colunas de refugiados, uma suposta hipocrisia ocidental"Tudo isso apenas porque são europeus e brancos", acusam. 

Os sacerdotes identitários, figuras abundantes nas páginas da Folha de S. Paulo, apostam suas fichas no colapso da memória histórica: a Guerra do Vietnã começou a acabar quando emergiram as imagens dos bombardeios de napalm sobre aldeias vietnamitas. (por Demétrio Magnoli)

2 comentários:

Anônimo disse...

Para os 'sacerdotes identitários'(não só da Falha de Sampa),os profissionais da alienação et caterva:
https://www.nytimes.com/interactive/2022/world/europe/ukraine-maps.html
acessar com paciência, em español:
https://www-nytimes-com.translate.goog/interactive/2022/world/europe/ukraine-maps.html?_x_tr_sl=en&_x_tr_tl=es&_x_tr_hl=es

Cezar disse...

12 Partidos foram proscritos por ZELENSKY

Related Posts with Thumbnails