quinta-feira, 6 de janeiro de 2022

FALTA UM CANDIDATO QUE NÃO TENHA A INSANIDADE MENTAL DO BOZO E A TIBIEZA DO LULA FACE À DOMINAÇÃO BURGUESA

william waack
UMA MÃOZINHA
Enquanto o Brasil derrete, eles espairecem.
A
última vez em que um candidato apostou com sucesso que as várias circunstâncias o ajudariam foi Bolsonaro em 2018. 

Assim mesmo, ele se empenhou em empurrar as circunstâncias a seu favor (via uso das redes sociais) e teve a facada como um imponderável decisivo (a política é o campo do imponderável). Só que 2018 não se repete, é o consenso geral entre analistas e agentes políticos.

Por isso é que jogar parado como Lula faz é uma tática arriscada sobretudo contra o tempo. Aparentemente o calejado estado-maior petista acha que tudo converge para uma vitória até em primeiro turno. 

Os empurrões (a mãozinha ajudando os fatos) são absolutamente previsíveis: acenos ao difuso centro (via Alckmin) e o apelo à memória de tempos melhores (como se sabe, nada muda mais do que o passado).

O problema para o cálculo político dos adversários de Lula e Bolsonaro é, em primeiro lugar, estabelecer se as circunstâncias estão atrapalhando ou ajudando as diversas candidaturas. 
Eleito, o Nhô Ruim continuará deixando os bancos
obterem lucros escandalosos e se orgulhando disto
 

Bolsonaro se esmera em reiterar o que tem de pior em termos de imagem e Lula, o que se espera de pior em termos de falta de ideias para tirar o País da estagnação (como demonstra sua opção de porta-voz para assuntos econômicos). 

Mas é essa a percepção geral do eleitorado? Ou só da minúscula parcela dos que se dedicam profissionalmente à política?

Não, a eleição não está ainda no horizonte do grande público. Razoável consenso entre profissionais de pesquisas indica uma demanda do eleitorado rumo ao que se chamaria (com todas as dificuldades apresentadas pela maçaroca ideológica brasileira) para a centro-direita

Mas, isto dentro de um ambiente emocional, importantíssimo para a política, de considerável medo (inflação e corrosão da renda), cautela (pandemia) e resignação (decepção com os incumbentes nos cargos políticos).

Surge daí para os adversários de Lula e Bolsonaro uma conclusão preocupante: as circunstâncias criam a mistura combustível necessária para incendiar uma eleição, mas isso dependerá da capacidade política de criar a faísca. 
Reeleito, o Nhô Pior continuará destruindo o país
com sua ignorância 
crassa e sua fúria desvairada
Que é função, neste momento, de organização e mobilização políticas que rompam medo e resignação antepondo-lhes um
sonho, um horizonte para além das corretas propostas de saúde, equilíbrio fiscal, educação de qualidade ou transparência democrática (tudo elogiável, sem dúvida).

De fato o País desaprendeu a sonhar consigo mesmo e hoje titubeia entre qual o pesadelo menos pior. Se não houver a mãozinha empurrando as circunstâncias, o sonho dependerá do imponderável. 

É muito alto o risco. (por William Waack)

3 comentários:

SF disse...

Ó tempora! Ó mores!

celsolungaretti disse...

Você leu as Catilinárias?

SF disse...

Não, li Asterix o gaulês. Tem um pirata velho que sempre repetia isso. Rsrs

Related Posts with Thumbnails