terça-feira, 22 de dezembro de 2020

O FUTURO FLERTA COM OS EMANCIPACIONISTAS – 1

dalton rosado
A GRANDE RUPTURA
Há momentos da vida social da humanidade nos quais se tornam imperiosas as transformações sociais mais profundas, que devem substituir o modelo ultrapassado pela dinâmica da dialética do movimento social. Claramente vivemos um desses momentos.

Em tais situações, nas quais efervescem ebulições que mais se parecem com as dores do parto, a simbiose de uma práxis filosófica-teórica coadunada com ações consentâneas com as exigências do novo tempo pode fazer a diferença, no sentido da superação dos problemas que a história apresentou. 

O pré-capitalismo se formou embrionariamente nos burgos (daí a expressão burguesia), que eram pequenos centros rudimentares de comercialização de produtos trazido às feiras pelos proprietários rurais e também pelos poucos excedentes de produção dos servos nas fazendas, e que se tornaram o embrião das cidades e da vida urbana mais acentuada.

O pré-capitalismo desembocou no capitalismo, que superou o feudalismo, assim como a sociedade emancipada superará o capitalismo.

Foi a incipiente produção social urbana e o do agronegócio (que se desenvolveu economicamente com sofisticados mecanismos de controle monetário e mercantil e com o aperfeiçoamento político sob seu interesse) que nos trouxe aos impasses dos dias atuais, tornando-se um claro exemplo do processo dialético no qual são gestadas a destruição social e autodestruição da própria forma criada. 

Dizia Marx, referindo-se a tal movimento ao mesmo tempo criador e destruidor de sua própria criação que “a burguesia só pode existir com a condição de revolucionar incessantemente os instrumentos de produção e, por conseguinte, as relações de produção e, com isso, todas as relações sociais”.

Como é o modo de produção que formata o caráter da essência de uma sociedade (Marx), a transformação atual, caracterizada pela obsolescência do trabalho abstrato produtor de valor (que se tornou apenas marginal por conta do cada vez mais intenso uso das máquinas altamente tecnológicas na produção de mercadorias), está a impor a transformação no modo de mediação social atual. 

Já não se pode conviver com métodos novos de produção social conservando-se a velha estrutura de irrigação da vida social a partir de um critério obsoleto: a produção de valor válido (aquele advindo da produção de mercadorias), substância abstrata que se incorpora num objeto sensível para se tornar valor-mercadoria, simultaneamente concreta (valor de uso) e abstrata (valor de troca).

O valor determina a dominação do poder econômico e político, ambos nascidos sob a égide da segregação social factível apenas a partir dos seus critérios mesquinhos. 

Já a dessubstancialização do próprio valor (diminuição quantitativa enquanto capacidade de acoplamento à forma-mercadoria), consequência do seu contínuo processo de redução dos custos de produção, está a provocar a anemia do organismo social e a anomia política.  

Diante dessa realidade autodestrutiva (e socialmente destrutiva das vidas humanas e da ecologia) esboçam-se, obviamente, alternativas ideológicas em várias direções, que podem se enquadrar em apenas dois segmentos: 
— o daqueles
 que sonham com a volta a um passado que é inexoravelmente obsoleto e felizmente inacessível, ou seja, a conservação do que está posto, ainda que ineficaz;
— o daqueles sintonizados com um futuro que implica, necessariamente, a consecução de novos conceitos de produção e organização social, sob um contrato social verdadeiramente humano.

Cabe a você, caro leitor, autoanalisar-se, para identificar qual deva ser sua inserção conceitual social. Quem tem cada um dos pés num desses segmentos termina se desequilibrando e caindo no fosso da ineficácia da transformação. 

Há uma maioria de democratas burgueses que quer conservar o status quo atual. São aqueles que procuram sempre acomodar os novos  reclamos sociais nos velhos nichos das instituições do Estado, de modo a que continuem, com mudanças apenas cosméticas, subservientes ao verdadeiro poder sob o capitalismo: a hegemonia dos detentores da acumulação da riqueza abstrata que compra toda a riqueza material e a submete à sua propriedade.

Joe Biden é um exemplo daqueles democratas burgueses típicos, que dizem ser necessário fazerem concessões para não terem de conceder o principal: a hegemonia do seu domínio econômico e político segregacionista.

Há os sociais-democratas, que desejam fazer com que o capital seja bonzinho. Eles se apavoram quando percebem que a lógica capitalista é segregacionista por excelência, além de autofágica, e  terminam sempre por amargar o desgaste e o descrédito junto aos que acreditaram em suas cantilenas tão bem intencionadas quanto equivocadas. Lula é um claro exemplo do social-democrata capitalista.
  Assim os trumpominions viam o presidente mimado que deu piti e fez pirraça ao perder 
.
Há os tradicionalistas de ultradireita (como Trump e Bolsonaro) que recentemente botaram as suas manguinhas de fora, e são tão retrógrados quanto idiossincráticos. Estão fadados a desaparecerem tão repentinamente quanto surgiram, depois de ficarem décadas submersos no mar da tragédia da 2ª Guerra Mundial. 

Os tradicionalistas atuais são, por vezes, mais reais e perigosos do que seus guias absolutistas do passado. Mas o tradicionalismo vai sucumbir juntamente com o seu objeto inalcançável. 

Os tradicionalistas ortodoxos são adeptos das teorias de desconstrução do que está posto e em mutação, desejando a volta das velhas estruturas arcaicas que não se coadunam com a saber adquirido pela humanidade e com a quebra irreversível de preconceitos que o vento dos tempos levou.

Esta corrente do pensamento ultraconservador representa concepções ultrapassadas, mas tidas como virtuosas, tais como:
 a subalternidade de etnias; 
 a imutabilidade dos laços matrimoniais; 
 a religiosidade fundamentalista; 
 a crença em conspirações demoníacas que visariam banir os valores e posturas cultuados pelos tradicionalistas, (homofóbicos, misóginos, racistas, xenófobos, escravistas, etc.);
  a valorização e respeito à propriedade sem qualquer hipoteca social; 
 o armamentismo beligerante; 
 o besteirol anticientífico, como as teses de que a terra seria plana e de que as vacinas visariam transformar geneticamente os seres humanos para os subjugar;
 a sacralidade das instituições do Estado a partir de um absolutismo piramidal,  etc., etc., etc. 

Alegorias fantasmagóricas de uma realidade insuportável para todos, são uma espécie de falsa consciências dos que não conseguem viver olhando para a frente, por medo de perderem nacos de um poder decrépito e que é socialmente nocivo (até mesmo para os que o defendem, de vez que o aquecimento global, p. ex., não é fenômeno socialmente seletivo). 

Os extremistas de ultradireita, que agora se sentem confortáveis para a exposição à luz do sol de suas ideias ultrapassadas graças à decomposição da democracia burguesa e das instituições do Estado capitalista, cedo caem em descrédito pela própria insubsistência de suas teses. 

Ó que está a acontecer agora com os embandeirados verde-amarelos defensores da salvação militarista belicosa de recentes manifestações brasileiras, seguindo exemplos internacionais igualmente agressivos e intolerantes. (por Dalton Rosado)
(continua neste post)

Um comentário:

Anônimo disse...

Vi esse blog de um gringo.

http://zerocurrency.blogspot.com/

O tradutor do Google está cada vez melhor e entende-se perfeitamente qual a proposta do cara.
Penso que seja uma prática em linha com o pensamento emancipacionista.
O cara está desde 2010 sem usar dinheiro.
SF

Related Posts with Thumbnails