terça-feira, 18 de agosto de 2020

GRUPOS PRÓ-VIDA E PRÓ-FAMÍLIA USAM BÍBLIA COMO ÁLIBI PARA ESPALHAR O ÓDIO: SÃO VIOLENTOS, RACISTAS E MACHISTAS.

Nós todas e todos fomos profundamente afetados pelos últimos dias pelo caso da menina de 10 anos estuprada pelo tio, que tomou as manchetes e as redes sociais. 

Saber de sua gravidez nos deixou estarrecidos, e seu desejo de interromper a gravidez se tornou uma batalha que expôs, com força há tempos não vista, a extensão e mobilização dos movimentos pró-vida e pró-família.

Estes grupos estão cada vez mais ganhando as ruas, de forma cada vez mais agressiva. Eles já acamparam em frente ao hospital Pérola Byinton, em São Paulo, por ser um hospital que comporta uma seção de aborto legal. Eles já hostilizaram a filósofa Judith Butler quando de sua visita ao Brasil em 2017, chegando a persegui-la até o aeroporto com ameaças de agressão.

Por estas entre outras, grupos pró-vida e pró-família se encaixam muito mais na chamada Lei Antiterrorismo do que muitos grupos e movimentos sociais de esquerda acusados de usarem de violência e vandalismo.

No caso da menina do Espírito Santo, cercaram e ameaçaram invadir um hospital para impedir um procedimento legal, impediram ou dificultaram a entrada de outras pessoas que precisaram de atendimento, atacaram profissionais da equipe médica aos gritos de assassinos!.

Grupos pró-família e pró-vida são grupos de ódio. Eles nasceram assim nos Estados Unidos, eles permanecem assim no Brasil. 
Não por acaso, o seu surgimento, nas décadas de 40 e 50, e seu endurecimento nas décadas de 60 e 70, está diretamente ligado a uma reação conservadora e branca nos Estados Unidos. E suas raízes vão ainda mais longe, no período escravocrata.
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ORIGENS NO FUNDAMENTALISMO CRISTÃO
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O fundamentalismo cristão descobre na família e suas pautas, como casamento, sexualidade e aborto, os valores úteis e apelativos o suficiente para reorganizar a sociedade à sua maneira. São grupos pró-família que relativizam o assassinato do adolescente Emmet Till, em 1955, no Mississippi (1)

Till foi assassinado por homens brancos, porque havia mexido com uma mulher branca. Proteger as mulheres brancas de homens e jovens negros era uma pauta de grupos cristãos pró-familia e pró-vida. Não por acaso eram a favor da segregação. No auge dos linchamentos de homens negros no Sul do país, várias ocorrências envolviam assédio a mulheres brancas.

Por outro lado, o aborto era sabidamente uma das muitas estratégias que as negras escravizadas nos Estados Unidos encontraram para interromperem a escravização de suas descendências, ou evitar parir o fruto do estupro do senhor das fazendas, ou os filhos dos patriarcas da família.

E esta decisão sobre o aborto, claro, é masculina e patriarcal. Não igualar nossas princesas do Senhor às negras desalmadas. É papel dos sacerdotes considerarem o aborto um pecado, é papel dos nossos juízes condenarem a sua prática.

Proteger as mulheres brancas de homens negros violentos e estupradores, e demonizar a prática do aborto que as mulheres negras (escravizadas) faziam, tornou-se padrão dos fundamentalistas brancos e de sua defesa da família e da vida. E a melhor maneira de sustentar isso era recorrendo à narrativa de que vida e família são valores que a Bíblia, portanto Deus, ordena.
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GRUPOS PRÓ-VIDA FORAM REAÇÃO
AOS MOVIMENTOS POR DIREITOS CIVIS
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Nas décadas de 60 e 70, o movimento pelos Direitos Civis, que deixou a tradicional família branca acuada, seria acrescido pelo movimento de liberação sexual, a primeira parada gay após o episódio de Stonewall (2), a luta feminista por autonomia das mulheres e a primeira decisão da história da Suprema Corte, em 1973, pela liberação do aborto legal. 

Não por acaso, as mais antigas organizações pró-vida e pró-família surgem neste período. Não é uma recuperação de ordem religiosa, não é apenas uma preservação da moralidade, é a manutenção de uma estrutura de violência e sujeição em que a Bíblia só vai aparecer como álibi, e não como princípio.

Como pastor, não me é confortável ver a Bíblia no centro de um movimento que odeia e ignora as dores alheias. Mas o fato é que ser cristão, sem humanidade, não blinda ninguém contra o uso seletivo dos textos sagrados para legitimar sujeição, dor e negação de existência a outros.
Linchado por uma turba de covardes

Não é possível exigir coerência com as mensagens de Jesus de grupos evangélicos fundamentalistas de movimentos pró-vida e pró-família. Não se pode imaginar que ser pró-vida é ignorar a dor que seria a vida desta menina de 10 anos, ignorar que ela levar a gravidez adiante seria uma contradição.

O melhor a fazer é encarar o fato de que um grupo de origem racista, machista, classista, violento e negador de direitos está cada vez mais fortalecido, mais agressivo, e eles vão usar da Bíblia ao Direito Constitucional para manter seu projeto de sociedade ideal. (por Ronilso Pacheco, teólogo e ativista, autor de Ocupar, resistir, subverter e Teologia negra: o sopro antirracista do espírito) 
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1. Adolescente negro que, aos 14 anos, foi linchado por uma turba de homens brancos porque a dona de uma loja de conveniência o acusou de tê-la ofendido. A absolvição dos assassinos causou revoltas em todo o país.
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2Truculenta invasão da polícia novaiorquina a um bar gay de Manhattan (EUA) em julho de 1969, que provocou, pela primeira vez, uma série de manifestações de protesto, violentas e espontâneas, da comunidade LGBT.

2 comentários:

Henrique Nascimento disse...

Ler um texto deste partindo de um teólogo dar um profundo alívio. Nem tudo está perdido. São as vozes dissonantes. Mesmo a igreja católica, que hoje tem um papa que já admitiu e pediu perdão às vítimas das atrocidades de assédio sexual cometidas pelos bispos e padres mundo afora, hoje a CNBB, na voz de seu presidente soltou a pérola de "crime hediondo" se referindo ao aborto.

Muita hipocrisia!

celsolungaretti disse...

Alguma coisa da Teologia da Libertação deve ter sobrado, Henrique. Uma corrente forte como aquela não desaparece por completo.

Uma das entrevistas mais emocionantes da minha carreira foi com D. Paulo Evaristo Arns, bem alquebrado, mas compensando as debilidades físicas com uma vontade de ferro. Ele deveria estar com 81 ou 82 anos, mas seu aspecto era de quem não duraria muito. No entanto, só acabaria morrendo aos 95. Um guerreiro.

Lembrou-me muito aquele bispo solidário com os pobres e humildes, que reabilita Jean Valjean n'Os Miseráveis de Victor Hugo (refiro-me, especificamente, à versão cinematográfica de 1982, estrelada por Lino Ventura).

Foi o único sacerdote católico que admirei na vida. E como a entrevista abordou muitos casos do tempo da ditadura, acabei contando a minha história, o que não costumo fazer com estranhos. Mas, tendo vivido aquela mesma realidade, era impossível não ser tocado pelas situações que ele evocou, algumas que eu já conhecia, outras não.

A entrevista foi no mosteiro franciscano do Largo São Francisco, ao lado da Faculdade de Direito. Aí, ao nos despedirmos, ele fez questão de me acompanhar até a saída, o que era um trajeto um tanto longo para um idoso com dificuldade para caminhar como ele. Insisti para que ele não o fizesse, mas não teve jeito.

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