segunda-feira, 13 de julho de 2020

NESSA COMÉDIA DE ERROS, EXISTE UMA ÚNICA VERDADE INCONTESTÁVEL: BOLSONARO É GENOCIDA!

"Além de reagir com uma adequada representação na Procuradoria contra Gilmar Mendes, o ministro da Defesa deveria aproveitar esse episódio para promover uma reflexão interna sobre a participação das Forças Armadas no governo civil mais militar da história. 

Jair Bolsonaro se define como militar. Mas o capitão passou mais tempo no baixo clero da Câmara do que nas fileiras do Exército. Enquanto vestia farda, notabilizou-se pela indisciplina e anarquia. Não deixou o Exército, foi expurgado. 

Agora, Bolsonaro diz ser, ele próprio, 'a Constituição'. E se refere aos militares como as 'minhas Forças Armadas'. 

O presidente não é a Constituição. As Forças Armadas não pertencem a um governo, mas ao Estado. Isso precisa ficar claro. E ainda não está" (Josias de Souza, sobre a indignação do Exército contra Gilmar Mendes)
.
Toque do editor – é corretíssima a ressalva que Josias de Souza faz à insistência de Jair Bolsonaro em tentar fazer os brasileiros crerem que ele tem o respaldo das Forças Armadas para seu golpismo e suas maluquices. 

Se quiserem honrar suas fardas, os militares devem, o quanto antes, deixar bem claro que Bolsonaro fala somente por si e não por eles.  

Mas, noutro trecho Josias qualificou de exagerada a acusação de genocídio, e ela absolutamente não o é, pelo menos no que tange ao presidente que, desde o primeiro momento, sabotou o combate científico à pandemia, confundindo os brasileiros com seu negacionismo e contribuindo para maximizar o número de mortes que poderiam ter sido evitadas. Não é panfletarismo, é fato.

Quanto ao ministro interino que vai ficando, Eduardo Pazuello, aí sim Gilmar Mendes extrapola um pouco. Vejo-o apenas como um pobre coitado que está mais perdido do que cego em tiroteio. Será que ele não tem nenhum amigo leal para aconselhá-lo a largar mão de servir de escada para um palhaço sinistro? (por Celso Lungaretti)

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails