terça-feira, 23 de junho de 2020

COVID-19: O NÚMERO DE CONTAMINADOS JÁ PODE TER ULTRAPASSADO 5 MILHÕES NO BRASIL E O DE ÓBITOS SER 100 MIL

Segundo o último comunicado do consórcio da imprensa (a única totalização confiável dos dados disponíveis sobre o avanço da pandemia no Brasil), os casos confirmados são 1,111 milhão; e o número de óbitos, 51,4 mil.

Mas, o quadro da contaminação pode ser bem pior, segundo o diretor-executivo da Organização Mundial da Saúde, Michael Ryan: 3, 671 milhões de casos!

Um indício de que o número real seja acentuadamente maior é a porcentagem de testes de coronavírus que dão resultado positivo no Brasil: 31%. “Nos países que aplicam grande número de testes, a porcentagem de positivos fica perto de 5%”, afirmou Ryan, lembrando que ainda é bem pequena a quantidade de testes efetuados em nosso país.

Mas, em quanto o número real seria maior? O Imperial College britânico, baseado no total de mortos declarados na última semana, calculou que o Brasil esteja registrando apenas 34% dos casos possíveis; ou seja, o número de brasileiros infectados seria o triplo do informado.

O Imperial College parte da premissa de que a taxa de mortalidade por caso de coronavírus é 1,38% —para cada morte relatada, 72,5 pessoas infectadas. Neste domingo, o país atingiu 50.659 mortes, o que equivaleria, portanto, às tais 3,671 milhões de contaminações.

Acham muito? Segundo o Hélio Schwartsman, colunista da Folha de S, Paulo, é possível que o Brasil já tivesse 5,4 milhões de contaminados no início deste mês. 

Isto porque a segunda fase do estudo Epicovid-19, com trabalho de campo efetuado entre os últimos dias 4 e 7, apontaram que 2,6% da população pesquisada em 83 municípios já haviam sido infectados. 

Quanto às mortes, Marcelo Soares, num levantamento para O Globo, calculou em 21 mil os óbitos por Síndrome Respiratória Aguda Grave que foram registrados sem identificação do agente etiológico, mas deveriam ter sido atribuídos à pandemia

"Quadros respiratórios são a principal apresentação grave da Covid-19, mas não a única. Uma fatia dos óbitos por vasculopatias, que incluem infartos, AVCs, TEPs e insuficiências renais, também pode ser creditada ao vírus", acrescentou Schwartsman.

Jair Bolsonaro, que não leu nada disto –e, ainda que houvesse lido, provavelmente não teria entendido bulhufas e logo desistido, pois não suporta textos longos–, voltou a defender a retomada plena das atividades econômicas, alegando que as precauções contra a Covid-19 seriam exageradas...

Exagerados são os totais de contaminações e óbitos, para cuja maximização ele faz tudo ao seu alcance, o tempo todo. Daí a necessidade de seu afastamento urgente de um cargo do qual jamais esteve à altura, inclusive em termos morais. (por Celso Lungaretti 

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails