terça-feira, 3 de dezembro de 2019

TORQUEMADA VIVE! PLÍNIO SALGADO IDEM!

álvaro costa e silva
ZUMBILÂNDIA
Um grupo invadiu a Igreja Sagrado Coração de Jesus, no bairro da Glória, para impedir a realização de uma missa em homenagem ao Dia da Consciência Negra

Eram cerca de 20 pessoas, as mulheres usando véu e os homens ternos, que diziam pertencer ao Centro Dom Bosco. Como o padre não interrompeu a cerimônia, eles começaram a rezar alto o terço em latim, a filmar com celulares e a debochar dos presentes —um deles levou um tapa. 

Repito: tudo isso aconteceu dentro da igreja. É cena banal na nova era. Cadáveres do passado, que o país pensava terem sido enterrados, voltam como zumbis para se juntar a novas assombrações. 

O integralismo de extrema direita da década de 1930 ressurgiu com o lema Deus, Pátria e Família, defendido pelo novo partido de Bolsonaro, Aliança pelo Brasil —adeptos já o apelidaram de três-oitão, referência ao calibre do revólver que tem o mesmo número da facção política.

O episódio da Glória lembrou o Centro Dom Vital, fundado em 1922 por Jackson de Figueiredo, um místico que acreditava ter sido escolhido para levar a Igreja ao poder, usando a divisa A ordem é superior à liberdade

Para conseguir o objetivo, não havia problema em atropelar a Constituição. Também se batia por uma arte que, “para ser realmente arte, tem que ser moral, tem que ser católica”. Alguém pensou em Roberto Alvim, atual secretário da Cultura?

Em 1928 Jackson de Figueiredo morreu afogado. Dramaticamente, antes de sumir na praia da Joatinga, fez o sinal da cruz. Seu delírio, hoje, virou a realidade. 

Sob Bolsonaro, a religião manda e desmanda no processo de políticas públicas, transgredindo o caráter laico do Estado. 

Pressionado para liberar os cassinos, o presidente tem de pedir aval aos evangélicos. Comenta-se que parte do bispado é contra: os fiéis poderiam se esquecer de pagar o dízimo para fazer uma fezinha na roleta. (por Álvaro Costa e Silva)
Este clássico realizado precariamente pelo estudante de cinema George A.
Romero relançou em 1968 os filmes de zumbis, filão que era dado
como esgotado. Já os zumbis da vida real deveriam ter
ficado onde estavam: na lixeira da História.

3 comentários:

Valmir disse...

pura verdade..dessa vez não tenho como discordar..e a pior de todas as seitas diabólicas é o marxismo.

celsolungaretti disse...

Numa boa, Valmir... você já leu as obras importantes de Marx?

Posso até concordar contigo quanto ao "socialismo real" ter sido às vezes diabólico (que outra qualificação merecem Stalin e Pol-Pot, p. ex.?), mas acusar o marxismo pelo que deturpadores fizeram é a mesma coisa que culpar Cristo por todas as carnificinas cometidas em nome dele.

Henrique Nascimento disse...

Ainda bem que Cristo, Marx e Maomé não estão vivos, para eles não verem as merdas que alguns "seguidores" fazem utilizando seus respectivos nomes.

Related Posts with Thumbnails