segunda-feira, 16 de dezembro de 2019

HÁ 7 ANOS ERA DIA DE SÃO CÁSSIO

Faz exatos sete anos que o Corinthians conquistou o Mundial de Clubes da Fifa, sendo até agora o último campeão brasileiro dessa competição. 

A perspectiva de que o Flamengo finalmente interrompa a série de triunfos europeus dá um sabor todo especial à efeméride.

Mas, a minha esperança vai além: vejo nesse Flamengo mágico de 2019 (que infelizmente perderá muitas de suas estrelas para a próxima temporada...) potencial para não só levantar a taça, mas fazê-lo de forma categórica.

Pois, nas 15 vezes em que foi disputado o Mundial de clubes que a Fifa reconhece, não só ficamos em grande inferioridade face às equipes europeias (7 títulos espanhóis, 2 italianos, 1 alemão e 1 inglês), como vencemos mas não convencemos nas quatro finais em que prevalecemos: 
— o Corinthians em 2000 só derrotou o Vasco da Gama nos pênaltis, depois de um tedioso 0x0 no jogo normal e na prorrogação; 
— o São Paulo em 2005, o Internacional em 2006 e o Corinthians em 2012 ganharam sempre pelo placar mínimo, segurando-se na defesa e aproveitando uma das raras chances que criaram;
— os goleiros Rogério Ceni e Cássio salvaram suas equipes e foram, disparados, os melhores em campo nos anos de 2005 e 2012.
O que há para destacarmos na apoteose do bando de loucos em Yokohama?

Os milagres do Cássio foram mesmo impressionantes. O Chelsea, normalmente, teria feito uns três gols, apesar do nó tático que Tite aplicou no técnico Rafa Benitez. A diferença qualitativa entre os dois elencos era chocante.

Raras boas chances corinthianas andaram sendo desperdiçadas por Emerson Sheik que, após ser o herói da Libertadores, estava obcecado em obter glória pessoal, fominha como nunca.

O tento da vitória se deveu a um lance genial de Paulinho que, recebendo um lançamento longo de costas para o gol, deu um passe de primeira, de calcanhar e sem olhar para trás, na direção de Jorge Henrique. 

A bem estruturada defesa inglesa se desarrumou com o lance imprevisto. Jorge Henrique devolveu para Paulinho de cabeça (belíssima tabelinha!) e este invadiu a área, atraindo marcação, para deixar a bola nos pés de Danilo.

Frio e cerebral, Danilo deu um corte e finalizou. O defensor Cahill ainda conseguiu interceptar o disparo, mas a bola subiu e, na queda, ofereceu-se limpa para a cabeçada de Guerrero.

Poucos cronistas esportivos reconheceram em Paulinho o jogador que quebrou a defesa do Chelsea com um toque de mestre. Só conseguiam enxergar o óbvio. (por Celso Lungaretti)

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails