sábado, 2 de novembro de 2019

DAVID MIRANDA PEDIRÁ IMPEACHMENT DE BOLSONARO POR OBSTRUÇÃO DA JUSTIÇA

Eis a íntegra da nota que o deputado federal divulgou na tarde deste sábado, 2, anunciando que na próxima semana conversará com os líderes de todos os partidos para articularem o impeachment do presidente Jair Bolsonaro por obstrução à Justiça e crime de responsabilidade:
Hoje o presidente Jair Bolsonaro deu declarações gravíssimas à imprensa. Afirmou que interceptou os registros de acesso da portaria do condomínio onde morava, material de absoluto interesse das investigações sobre o assassinato de Marielle Franco.
Isso mesmo, o presidente interceptou provas de uma investigação de assassinato. É escandaloso. A ação de Jair configura obstrução de justiça e crime de responsabilidade.
O Brasil não pode se consolidar como o país dos absurdos, trata-se de um presidente da República violando provas de um assassinato. Essa semana em Brasília conversarei com líderes de todos os partidos e vamos iniciar uma ação contundente contra Bolsonaro.
Ele também comunicou sua decisão num vídeo que pode ser acessado teclando aqui.
A INVESTIGAÇÃO DA MORTE DE MARIELLE FOI "CORROMPIDA", "CORROÍDA", "ENVENENADA"  Também o jornalista Reinaldo Azevedo considerou extremamente grave a declaração de Bolsonaro, pois, segundo ele, revela que "a investigação da morte de Marielle foi (...) corrompida, corroída (...), envenenada por procedimentos heterodoxos. 

Eis os trechos finais do seu post Juristas dizem que confissão de Bolsonaro é reconhecimento de um crime:.
...Durante visita a uma concessionária, aonde foi comprar uma moto, para espanto geral, o presidente confessou:
"Nós pegamos antes que fosse adulterado, pegamos lá toda a memória da secretária eletrônica, que é guardada há mais de ano, a voz não é minha. Não é o seu Jair. Agora, que eu desconfio, que o porteiro leu sem assinar [sic] ou induziram ele a assinar aquilo? Induziram entre aspas, né? Induziram a assinar aquilo".
Tudo é vazado em bolsonarês, como veem. Ele quis dizer assinou sem ler... 

O presidente da República está confessando um ato que, em qualquer investigação, seria considerado obstrução da justiça? 

Estamos falando de uma prova do processo. Segundo Augusto Aras, procurador-geral da República, essas gravações já tinham sido entregues ao presidente do STF, Dias Toffoli, e, por seu turno, à PGR na forma de uma notícia de fato, a saber: o porteiro havia afirmado ter entrado em contato duas vezes com a casa 58 do condomínio Vivendas da Barra para informar a presença de Elcio Queiroz no local. E, segundo os dois depoimentos, falou com alguém com a voz de seu Jair

Mas não há apenas isso. Há também a foto do livro que registra a entrada de veículos no condomínio — feita pela mulher de Ronnie Lessa, acusado de dar os tiros que matou Marielle e o motorista Anderson Gomes — atestando que Queiroz pediu para visitar a casa 58. Esse registro é contemporâneo ao ingresso do comparsa de Lessa no condomínio. Aras diz que a notícia de fato foi arquivada. Houve alguma apuração? Não que se saiba. 
E qual a justificativa de Aras? As gravações contradiriam a afirmação do porteiro. Muito bem! Tais gravações tinham sido submetidas a algum exame técnico? Resposta: não! 

Tanto não tinham que doutora Sibilio deu um jeito de arrumar uma perícia a toque de caixa antes de dar a entrevista coletiva. Essa perícia é tão boa, mas tão boa!, que não apura a possibilidade de arquivos terem sido excluídos ou renomeados. Não é uma perícia, mas um deboche. 

Na rota da humilhação e da desmoralização do Ministério Público do Estado do Rio, vem agora a confissão de Bolsonaro: "Nós pegamos antes que fosse adulterado, pegamos lá toda a memória da secretária eletrônica, que é guardada há mais de anos, a voz não é minha"

"Nós", quem? Pegaram quando? Desde quando o presidente estava, então, preparando uma resposta? 

Isso se deu antes ou depois de membros do MP Rio — suponho que tenham sido as duas procuradoras — terem ido falar com Toffoli, em Brasília, sem o conhecimento do juiz estadual responsável pelo caso, o que é absolutamente heterodoxo? 

Imaginem se procedimentos dessa natureza tivessem se dado com Lula e o PT. Ou, então, pensem em Dilma presidente dando uma entrevista, afirmando que, por conta própria, solicitou elementos de prova de um crime relacionado ao petrolão para fazer a sua própria perícia. 

Agora se explica que, praticamente ao mesmo tempo em que a dupla de procuradoras dava entrevista — Sibilio e a moça que posou ao lado do cara que quebrou a placa em homenagem a Marielle —, o onipresente Carlos Bolsonaro aparecia na guarita, exibindo a tela do computador e o som em que o porteiro liga para a casa de Lessa para informar a presença de Queiroz... 

O caroço no angu cresce de tamanho. 

Toda a equipe que investiga a morte de Marielle no Ministério Público do Estado do Rio tem de ser imediatamente afastada. 

É preciso formar uma força-tarefa que preste contas à sociedade do que está em curso. 
A investigação da morte de Marielle foi invariavelmente corrompida, corroída. Foi envenenada por procedimentos heterodoxos. 

Os demais promotores têm de vir a público manifestar seu inconformismo. 

Ou entrarão para a história como coniventes com uma pantomima sinistra..
(por Reinaldo Azevedo)

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails