sexta-feira, 18 de outubro de 2019

SUGESTÃO AO RENATO ARAGÃO: REAGRUPE OS TRAPALHÕES COM O TRUMP E O BOZO, QUE LOGO ESTARÃO DESEMPREGADOS.

tatiana prazeres
DECISÕES DOS EUA EM RELAÇÃO À CHINA PODEM TER EFEITO OPOSTO AO DESEJADO (trecho)
Para conter o desenvolvimento tecnológico na China, os EUA proibiram a exportação de uma série de tecnologias das quais os chineses dependem, incluindo componentes e software.

O que fizeram, então, os chineses? Eles aceleraram, sem constrangimentos, os esforços em direção à autossuficiência em tecnologias críticas, alocaram recursos públicos e orientaram esforços privados de maneira a não precisar contar com fornecedores americanos.

Além de empresas americanas de ponta terem perdido acesso ao mercado chinês (por decisão dos próprios EUA), elas logo passarão a encontrar, em terceiros mercados, competidores chineses à altura.

Assim que fornecedores americanos foram proibidos de fazer negócios com a Huawei, noticiou-se que a empresa teria alocado cerca de 10 mil engenheiros e programadores em três turnos para correr atrás do prejuízo. 
Por sua vez, o governo chinês anunciou dois anos de incentivos tributários generosos para empresas locais de semicondutores e software.

Os EUA aumentaram tarifas sobre produtos chineses? Pois, ao mesmo tempo em que responderam com tarifas para produtos americanos, os chineses diminuíram as barreiras para o resto do mundo.

A China fez isso para evitar o próprio prejuízo, diminuindo o efeito tiro no pé que costuma vir com o aumento de barreiras, e acabou também prejudicando a posição relativa dos EUA no mercado chinês.

Certamente a economia chinesa sente os efeitos da pressão americana, e o ritmo mais lento de crescimento na China é motivo de dor de cabeça para Pequim, além de a relação conflituosa preocupar o governo chinês.

Isso tudo é correto, mas o ponto aqui é diferente: a pressão que os EUA colocam sobre a China pode ter o efeito de fazer o país asiático mais forte —ao invés de mais fraco. (por Tatiana Prazeres) 

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails