domingo, 8 de setembro de 2019

EXTRAPOLANDO SEU PODER, 'OTORIDADES' IMPINGEM PRECONCEITOS E INTOLERÂNCIA, ALÉM DE VOCIFERAREM ODES À IGNORÂNCIA

MARCHA ÀS TREVAS
A semana recém-encerrada se mostrou tristemente pródiga em episódios nos quais governantes se valeram do poder do Estado para impor preconceito e intolerância, à custa da liberdade de expressão e da difusão do conhecimento.

A investida do prefeito do Rio contra um gibi foi apenas o caso mais grotesco —e, até por isso, menos danoso. Na 5ª feira (5), Marcelo Crivella meteu-se a anunciar o recolhimento de uma publicação em quadrinhos, exposta na Bienal do Livro, devido a uma imagem de dois rapazes se beijando. Vestidos, ressalte-se.

Apresentada como medida destinada a proteger a família e os menores de idade, a tentativa canhestra de censura deu em nada.

A organização da Bienal não atendeu à notificação extrajudicial em que o alcaide pedia que os exemplares da obra fossem lacrados. No dia seguinte, uma liminar judicial impediu a prefeitura de apreender livros no evento. Crivella, afinal, ainda se prestara ao ridículo de enviar fiscais ao local em busca de algum artigo inapropriado.

Desfecho bem menos feliz ocorreu em Porto Alegre, na 4ª (4). Uma exposição de charges e cartuns políticos foi retirada da Câmara de Vereadores a mando da presidente da Casa, Mônica Leal, com argumentos que misturam despotismo e bajulação.

A parlamentar disse ser inconcebível uma mostra “que ofenda o presidente da nação” —Jair Bolsonaro era, naturalmente, o alvo de grande parte das obras.

O primeiro mandatário não deixaria, claro, de comparecer ao festival de obscurantismo da semana. Na 3ª (3), relatou ter encomendado ao Ministério da Educação um projeto de lei destinado a proibir a abordagem de questões de gênero no ensino fundamental.

Talvez sirva de consolo o fato de Bolsonaro ter ao menos previsto o devido debate da estultice no Congresso —onde provavelmente o tema será esquecido. O mesmo não se aplica, porém, ao governador de São Paulo, João Doria.

Naquele mesmo dia, o tucano mandou recolher, com estardalhaço, apostila usada por alunos do 8º ano da rede estadual que conteria propaganda da fantasmagórica ideologia de gênero.

O material em questão nada mais oferecia que uma descrição sucinta das diferenças entre sexo biológico, identidade de gênero e orientação sexual, além de uma proposta de discussão sobre diversidade.

Parece razoável interpretar o chilique de Doria como um aceno ao eleitorado mais à direita, cujo apoio disputará com Bolsonaro para levar adiante sua ambição de trocar o Bandeirantes pelo Planalto.

A ser assim, a aposta nesse conservadorismo desvirtuado e convertido em apologia da ignorância implicará graves riscos às políticas públicas nos próximos anos. (editorial de 08/09/2019 da Folha de S. Paulo).
Por Celso Lungaretti

Este blog mantém a postura de publicar textos revelantes para seu público, mesmo quando provenientes de um veículo da grande imprensa, como neste caso.

Porque são influentes e se constituem num posicionamento de, no mínimo, uma corrente dos círculos decisórios da classe dominante, daí a importância de, dependendo do assunto que abordam, todos tomarmos conhecimento deles.

Para refletirmos não só sobre o que afirmam, como também sobre movimentos de bastidores que deles podemos inferir; e, ainda, para os aprovarmos no todo (o de hoje), rejeitarmos de todo (o da ditabranda) ou apontarmos seus erros e acertos. (por Celso Lungaretti)

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails