terça-feira, 24 de setembro de 2019

CARTA ABERTA A GRETA TRUNBERG

Dalton Rosado
Antes de mais nada, querida Greta, queria lhe agradecer por você existir e nos encher de crença na vida e nos seres humanos.

Você representa a dignidade e a coragem de quem, vendo o circo pegar fogo, se apressa em abrir a jaula daquele ser indefeso que ali está preso, ao invés de ceder ao primeiro impulso: o de correr para procurar a saída individual e salvar a própria pele.

É claro que o instinto de sobrevivência faz com que muitos pensem individualmente nas saídas, mas você, na grandeza de seu pequeno corpo de uma menina de 16 anos, está a procurar a chave que nos tornará possível a abertura da jaula que nos aprisiona. 

Este é o seu grande mérito, capaz de alavancar os sentimentos mais nobres da humanidade.
********************
.
Greta Trunberg
"Isso está errado, eu não deveria estar aqui. Eu deveria estar na escola, do outro lado do oceano", contestou Trunberg aos líderes de 60 nações. "Vocês ainda se aproximam de nós, jovens, para ter esperança. Como ousam?" 

A jovem ativista denunciou que a falta de ações concretas dos chefes de estado, dizendo: "vocês roubaram, com suas palavras vazias os seus sonhos e sua infância".
                                                                                                                                    .
********************
.
É certo que, dada a sua idade e experiência de vida, não lhe é possível compreender e essência mais profunda dos complexos, intrincados e nebulosos mecanismos que estão a ocasionar o incêndio do circo.

Mas, assim mesmo, você está sendo capaz de identificar responsabilidades em quem, estando preso à estrutura de poder institucional (os políticos da alta cúpula que se reúnem na Organização das Nações Unidas) e aceitando-a, obedecem a uma ordem esquizofrênica que lhes impõe o cometimento do suicídio ecológico.

Você percebe a existência de um poder que é maior do que o poder institucional no qual eles estão investidos; e, com a sua aguçada perspicácia, já desconfia que há um poder maior a ser contestado. Isto fica bem claro nos seus pronunciamentos diretos e retos. 

Percebi ser aguçada a sua percepção por você ter dito que os chefes de governo obedecem à lógica da dinheiro, ainda que não lhe seja possível compreender, do ponto de vista da crítica da economia política e suas complexas análises de forma e conteúdo, toda a mecânica que causa a negatividade desse processo. 

Mas, não se sinta desinformada por isto, pois, até mesmo os que amam o dinheiro, não o conhecem na sua essência mais profunda, ainda que obedeçam ao seu fetiche socialmente negativo e ecologicamente suicida.

Você compreendeu o essencial e denunciou que há uma forma de relação social que está sendo impugnada pelos jovens (e são eles o futuro mais próximo da humanidade!). 

Assim, você dá a todos nós uma aula de sensibilidade humanista: o seu grito de preservação da vida contra o genocídio.
.
********************
.
"As pessoas estão sofrendo. As pessoas estão morrendo. Estamos no início de uma extinção em massa. 

E tudo o que vocês falam gira em torno do dinheiro e de um conto de fadas de crescimento econômico”, afirmou Greta Trunberg.
********************
.
Querida Greta, os sentimentos dos que julgam poder estar acima do interesse coletivo são regidos e guiados por conceitos de poder historicamente petrificados e predeterminados. 

Então, mesmo que as ciências lhes apontem os equívocos e a obsolescência de seus postulados, eles continuam acreditando que possam dar ao dinheiro e todo o seu processo de reprodução um tratamento (minimamente) justo, desde que sejam conservados os seus privilégios de classe, é óbvio. 

Eles não compreendem que a lógica da riqueza abstrata não admite senhores que estejam acima do seu vazio sentido autotélico e, muito menos, o desvirtuamento do seu inflexível objeto teleológico de auto-reprodução infinita, que se contrapõe à possibilidade de tratamento sustentável da nossa casa: o Planeta Terra. 

É isto que os faz crerem na possibilidade de colocarem os interesses da lógica mercantil que os rege acima dos alertas da ciência, embora esta, ao longo da história venha sistematicamente derrubando dogmas e valores que, mesmo quando absurdamente destituídos de qualquer base científica, eram tidos como eternos.
Você, como jovem que busca o conhecimento dos fatos históricos como forma de aprendizado sobre o que e em que devemos acreditar, deve lembrar-se do que sofreu Galileu Galilei pelo simples fato de dizer que a Terra era redonda e girava em torno do sol.

Os alertas dos cientistas sobre a catástrofe que pode representar para a humanidade o aquecimento global têm sido sistematicamente ignorados pelos governantes. 

Afinal, para Estados Unidos e China, maiores emissores de gás carbônico na atmosfera, é mais fácil contrariar o que dizem os cientistas do que enfrentar as agruras de uma redução na produção mercantil (inevitavelmente predatória) que faria voar pelos ares os seus números de riqueza abstrata (agora já admitidos pelos mais lúcidos e honestos como absolutamente insustentáveis) e, juntamente com eles, os podres poderes que os sustentam e ostentam.  
Assim, não há apelo ao bom senso que os faça retroceder na forma e conteúdo dos seus podres poderes. Eles jamais se dispõem a considerar o fato de que a humanidade caminha ao encontro de um novo contrato social, em tudo e por tudo diferente do que ora temos. A luta pela vida será árdua. 

Será a força popular que os destronará das suas cidadelas institucionais de apoio à esquizofrenia capitalista. E você, com a mobilização que conseguiu fazer, é um belo exemplo do poderio do consenso popular quando bem orientado.
.
********************
.
Disse Greta Trunberg: "Por mais de 30 anos a ciência foi clara. Como ousam seguir ignorando os alertas e vir aqui para dizer que estão fazendo o bastante? 

Se vocês realmente entendessem essa situação, e ainda assim seguissem falhando em suas ações, então vocês seriam maus. E nisso eu me recuso a acreditar".
.
********************
.
A compreensão que os jovens estão tendo sobre a hipossuficiência da política em romper com as amarras que destroem a vida e o ecossistema está cada vez mais claramente manifestada em seus conceitos e brados. Isso vem sendo expresso, também, no volume de abstenções, votos nulos e em branco das últimas eleições. 

Ao terror que os defensores do sistema promovem ao dizer que a negação do processo eleitoral representa a volta à ditadura, como se somente existissem essas duas formas de organização social, os jovens respondem que querem eles mesmos tomar as rédeas dos seus destinos para salvar o futuro que têm pela frente, e que não vão perdoar os que insistem nas mentiras e nas manipulações eleitorais ou ditatoriais como forma de controle da produção e da organização social.  

Para Trunberg, não haverá planos ou soluções para o que for apresentado durante a Cúpula do Clima. Isso, porque, segundo ela, os números são muito desconfortáveis.
.
********************
.
"Vocês não são maduros o suficiente para dizer que estão falhando. Mas os jovens estão começando a entender sua traição. 

Os olhos das gerações futuras estão virados para vocês. E se vocês decidirem nos ignorar, eu te digo: nós nunca vamos perdoá-los."
.
********************
.
A urgência de uma tomada de posições contra as agressões ao meio ambiente, que se somam às contradições próprias da lógica mercantil em fase de depressão mundial, torna inadiáveis as providências sociais de barramento de todas as práticas imanentes à essa mesma lógica predatória da vida social e do ecossistema. 

Melhor do que quaisquer manifestações de qualquer segmento etário da vida social foram os jovens os que mais compreenderam a necessidade dos protestos que devem provocar uma alteração no rumo das providências urgentes a serem tomadas.
E isto se dá em contraponto à ignorância e sentimento excludente e mantenedor de privilégios de setores da sociedade que admitem que os que mais defendem e intensificam os ideais conservadores e retrógrados são os que devem dirigir politicamente os destinos sociais. 

Infelizmente, esse segmento social existe e é bastante agressivo, mas certamente não é majoritário nem poderá conter o frescor da primavera que se anuncia, independentemente das chuvas ácidas provocadas pelas queimadas insanas das nossas florestas e poluições semelhantes. 
.
********************
.
A jovem ativista, que na última 6ª feira (20) conseguiu mobilizar milhões  de jovens estudantes de mais de 150 países na 3ª Greve Global pelo Clima, ameaçou: 

"Nós não vamos deixá-los sair ilesos dessa. Aqui, agora, vamos definir os limites. O mundo está acordando. A mudança está vindo, quer queiram, quer não”.
.
********************
.
A você, minha querida Greta, quero finalizar dizendo que você já entrou para a história, na qual figurará ao lado de outras mulheres desbravadoras de inestimável valor. 

Como Rosa Parks, a negra do Alabama que, com um simples gesto de não ceder a sua cadeira no ônibus para um homem branco (conforme determinava a lei de segregação social), provocou o início do verdadeiro tsunami que foi a luta pelos direitos civis nos EUA.

Assim me despeço dizendo que você, que poderia ser minha neta pela idade que tem, é minha companheira revolucionária na luta pelo bem da humanidade. 

Um beijo carinhoso do seu vovô/companheiro, Dalton Rosado

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails