sexta-feira, 30 de agosto de 2019

AOS TRANCOS E BARRANCOS, O BRASIL SOBREVIVEU A 8 MESES DE DESGOVERNO, CAOS E RETROCESSO. AGUENTARÁ MAIS 40?

fernando canzian
CHEGOU A HORA DE CULPAR CADA
VEZ MAIS BOLSONARO PELA CRISE
A crise dos últimos anos quebrou uma longa sequência de redução da pobreza extrema no Brasil, recolocando o país ao lado de nações africanas que ainda mantêm parcelas importantes de sua população na miséria.

Entre o lançamento do Plano Real em 1994 e o começo da recessão em 2014, o total de brasileiros vivendo com menos de US$ 1,90 (R$ 7,90) ao dia havia caído de 35% para 8,4%. Com a crise, voltamos a 11,2% de miseráveis, ou 23,3 milhões nessa condição –o equivalente à população da Austrália. 
A culpa disso não é de Jair Bolsonaro, mas de Dilma Rousseff.

Mas as perspectivas para o Brasil parecem cada vez mais sombrias no governo do presidente, com sua equipe econômica de bom nível e um Congresso responsável sabotados a todo momento por suas atitudes —dentro e fora do país.

Desde a posse, Bolsonaro liquidou as melhores expectativas positivas que setores empresariais haviam depositado nele. 

E os eventos deprimentes que agora protagoniza mundialmente vêm embalados em um sério risco de desaquecimento ou recessão nas principais economias.

Entre o primeiro e o segundo trimestre, quase todos os 35 países da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico registraram queda na atividade. Isso ocorreu antes mesmo do acirramento da guerra comercial entre EUA e China, que redobrou o pessimismo global.

O governo Bolsonaro foi eleito prometendo zerar o déficit fiscal no primeiro ano e revolucionar a economia, juras que ninguém razoável esperava cumpridas no curto prazo. 
Mas se não tivesse perturbado tanto o cenário econômico enquanto a situação externa ainda era favorável, certamente estaríamos bem melhor em termos de emprego, renda e expectativas futuras.

Hoje, ao contrário, o sentimento é que Bolsonaro não tem mesmo jeito, algo já refletido em sua avaliação negativa, que dobrou para 39,5% entre fevereiro e agosto na última pesquisa CNT/DMA. Diante disso, o que pensarão os que planejavam investir ou contratar? 

Em seu tempo, Dilma culpou o mundo pelos seus fracassos. Bolsonaro talvez faça o mesmo, mas a petista não chegou a lugar nenhum com isso. (por Fernando Canzian)

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails