terça-feira, 25 de junho de 2019

LIBERDADE PROVISÓRIA DO LULA ERA TUDO DE QUE O BOLSONARO NECESSITAVA PARA INFLAMAR SUAS TURBAS E SAIR DAS CORDAS

Fico impressionado com a mentalidade de torcedores de futebol da maioria dos esquerdistas que se manifestam nas redes sociais. Estão amaldiçoando Carmen Lúcia, Celso de Mello e Edson Fachin por seus votos desta 3ª feira (25) na 2ª turma do STF. Deveriam acender-lhes velas.

O recurso da defesa de Lula contra a parcialidade de Sergio Moro é anterior às revelações do Intercept Brasil, mas Gilmar Mendes o manteve hibernando durante um semestre com seu pedido de vista. De repente resolveu deixá-lo seguir em frente, para aproveitar o momento favorável.

Contudo, ao perceber que seria impossível a votação se completar na sessão de hoje, com o que a conclusão do julgamento inevitavelmente ficaria pendente para depois do recesso de julho, Mendes tentou obter liberdade provisória para Lula. Foi acompanhado por Ricardo Lewandowski, mas os outros três ministros discordaram.

Quando o julgamento for retomado, os votos já dados por Lúcia e Fachin contra a suspeição (a menos que eles os alterem em função do desmascaramento de Moro) empatarão com os favoráveis de Mendes e  Lewandowski, deixando Mello na saia justa de desagradar gente obtusa fazendo justiça ou terminar sua longa carreira em opróbrio. Arrisco o palpite de que o xará não aliviará para Moro.

Se soltassem Lula hoje, contudo, a extrema-direita teria o espantalho de que necessitava para alavancar suas manifestações do próximo domingo, que podem inclusive ter propósitos golpistas subjacentes (vide aqui), e passaria as semanas seguintes açulando seus fanáticos contra o Supremo dia e noite. 

Se não acontecesse coisa pior, pois o golpismo está no ar, a pressão provavelmente influenciaria a continuidade do julgamento no STF, seja no placar, seja provocando novo adiamento (outro pedido estratégico de vista até a temperatura política baixar, p. ex.).

Ou seja, tudo leva a crer que a liberdade provisória de Lula seria uma roubada para ele, dificultando a obtenção de algo mais duradouro. 

E, de quebra, cairia do céu para Bolsonaro inflamar suas turbas e, talvez, sair das cordas a que foi levado por uma incrível sucessão de derrotas, fracassos & trapalhadas. (por Celso Lungaretti)

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails