sábado, 13 de outubro de 2018

UM GOVERNO DO BOLSONARO TERIA MAIS RECESSÃO E REPRESSÃO DESEMBESTADA CONTRA QUEM OUSASSE PROTESTAR

andré singer
ACORDAR A TEMPO
O que aconteceu nos últimos dias no Brasil precisa ser bem explicado. O postulante presidencial Jair Bolsonaro (PSL) ganhou seis pontos percentuais no próprio momento da eleição. Vale dizer que cerca de 6,5 milhões de eleitores tomaram  posição na última hora, quase levando o extremista de direita ao Planalto já no primeiro turno.

O tsunami radical se refletiu de maneira expressiva nos pleitos para a Câmara e Executivos de estados. O partido de Bolsonaro saiu de 8 para 52 deputados federais, a segunda maior bancada da Casa. Candidatos a governador quase desconhecidos, como Wilson Witzel (RJ) e Romeu Zema (Novo), dispararam, obtendo mais de 40% dos sufrágios válidos.

Para completar, a primeira pesquisa Datafolha, publicada na 5ª feira passada (11) indicou que o capitão reformado teria 58% das intenções de voto no segundo turno, marcado para 28/10. A sociedade brasileira, em geral pouco afeita a posições de conflito, inclinou-se de repente para um dos polos. O que aconteceu?   
Desconfio que uma resposta abrangente, a qual sem dúvida envolve múltiplos aspectos, tarde a aparecer. Mas, para efeito de raciocínio, deixo aqui uma percepção. 

Tratou-se, a meu ver, da mistura explosiva, que tem precedentes na história nacional, entre a persistência das dificuldades econômicas e as denúncias de corrupção.

Sem a rapidez estonteante das mensagens trocadas por WhatsApp, Jânio Quadros e Fernando Collor de Mello representaram fenômenos similares. 

A inflação dos períodos Juscelino e Sarney, que os antecederam, bem como estrondosas denúncias de malversação do dinheiro público pelos políticos fluíram para o coquetel explosivo que colocou no Palácio do Alvorada dois presidentes eleitos instáveis, os quais não lograram terminar o mandato. 

Trata-se de uma espécie de protesto antissistema, mas à direita, que denota a esperança posta numa autoridade firme, que bote ordem na casa.    

O programa econômico de Bolsonaro registrado no TSE tem o “objetivo de equilibrar as contas públicas no menor prazo possível”. Para tanto, a sua proposta mais original é reduzir 20% da dívida pública por meio de privatizações.

Em suma, haverá menos gasto público, com a provável estagnação do PIB e a deterioração de serviços essenciais à população de baixa renda. 

Pode-se prever, em consequência, uma queda na aprovação do eventual presidente. Um governo sem compromisso institucional reagirá à rejeição popular com repressão e força. 

Se parte dos que foram carregados pela fronda bolsonarista do último domingo (7) não acordarem do sonho autoritário nas próximas duas semanas, pode-se esperar pelo pior. (por André Singer)

2 comentários:

Unknown disse...

Quando você voltar a subir o nível volto a ler este blog.
Fui. :)

celsolungaretti disse...

Logo na página inicial você encontra a missão assumida por esta tribuna virtual: trata-se de "um blogue que defende a justiça social, a liberdade, os direitos humanos e o exercício do pensamento crítico".

É facílimo perceber que, num eventual governo fascista, os quatro valores aqui priorizados seriam alvos óbvios da sanha obscurantista.

Então, para mim e para todos os blogueiros civilizados, o momento é de nos contrapormos à marcha da insensatez com todas as nossas forças.

Lamento que nem todos percebam a gravidade do momento. Mas eu, que estive no olho do último furacão, seria um omisso e um inconsequente se me comportasse de outra maneira.

Related Posts with Thumbnails