domingo, 28 de outubro de 2018

OS SINOS DOBRAM PELO BRASIL

"Nenhum homem é uma ilha; cada homem é uma partícula do continente, uma parte da terra. 

Se um torrão é arrastado para o mar, a Europa fica diminuída, como se fosse um promontório, como se fosse o solar de teus amigos ou o teu próprio.
A morte de qualquer homem me diminui, porque sou parte do gênero humano. 

E por isso não perguntes por quem 
os sinos dobram; eles dobram por ti".

3 comentários:

Anônimo disse...

Enquanto lamento o desastre, fico ainda mais estarrecido com o comportamento covarde da polícia militar de um governo estadual petista, da Bahia, contra manifestantes indefesos. Depois reclamam da rejeição popular e do relativo fracasso em eleições. Segue a conexão: https://twitter.com/merello1/status/1056702077760614400.

Grato,

Marco Aurélio

Vitorio Malatesta disse...

Os sinos dobrarão pelos brasileiros, sem dúvida.

O mantenedor do blog contra suas convicções, mas somando esforços com os milhões de crentes na democracia apoiou e defendeu, taticamente, o voto em Haddad, tentando evitar o mal maior que acabou sendo confirmado pela maioria dos eleitores brasileiros.

É de louvor que com artigos de tão poucos colaboradores, mas de alto nível, e com tão poucos recursos, vem durante anos fazendo críticas contundentes contra a política governamental petista apontando os erros na condução do destino do nosso povo.

Desde o início do impeachment as análises do blog sobre os desfechos das fases do processo se confirmaram.
Viram-se também confirmadas as advertências da prisão de Lula, inimaginável para o núcleo dirigente petista que, iludidos, juntos ou guiados por Lula, confiaram na justiça burguesa.

Há cerca de dois ou três meses foi aqui escrito sobre pobreza de carência de carisma do Haddad e da impossibilidade, eu diria do delírio, da crença na transferências de votos de Lula para o candidato petista.

O terrível resultado das urnas poderia ter sido evitado. Havia tempo.

Aguardo que no caos, na barbárie, que se seguir, a autêntica esquerda, com todo sofrimento, sacrifício, coragem se organize para guiar o povo brasileiro.




celsolungaretti disse...

Companheiro,

agradeço suas palavras. É gratificante constatar que o blog tem leitores fiéis e que uma parte deles entendeu meus motivos.

Marcou-me para sempre ter passado por uma guerra, sobrevivido mais morto do que vivo e haver perdido tantos companheiros estimados, que fizeram imensa falta quando da redemocratização do país.

Desde então, esforço-me por evitar sacrifícios inúteis. Dou muito valor à vida humana e fico horrorizado com a penúria e o desespero impostos a um povo que geralmente não tem consciência da raiz do seus males nem consegue defender-se dos que o exploram e oprimem.

Então, quando o resultado do 1º turno colocou o Brasil no rumo de um abismo, eu só poderia ter agido como agi: apesar de ver o PT e, principalmente, o Lula como os principais responsáveis pelo ascenso da extrema-direita, favoreci o Haddad por ser a chance que restava para evitarmos o pior.

Agora, é fundamental nos unirmos para consertar o estrago. Se tivéssemos nos unido e feito as coisas certas ao longo deste ano, nada disso estaria acontecendo. Mas, não adianta chorarmos o leite derramado. A autocrítica que vem sendo escamoteada durante dois anos e meio, agora terá de ser feita na prática e em cenários muito adversos. Os erros saem caros.

Um forte abraço, companheiro.

Related Posts with Thumbnails