sábado, 27 de outubro de 2018

FAKE NEWS DESMASCARADAS: 85% CONTRA O HADDAD E 15% CONTRA O BOLSONARO.

isabella macedo
DAS 123 FAKE NEWS ENCONTRADAS
POR AGÊNCIAS DE CHECAGEM, 104 BENEFICIARAM BOLSONARO
Em cerca de 70 dias desde o início da campanha eleitoral, as iniciativas de checagem de fatos tiveram de desmentir mais de uma centena de boatos contra o candidato à Presidência Fernando Haddad e seu partido. Levantamento do Congresso em Foco mostra que, ao todo, foram 123 checagens de boatos diretamente ligados a Haddad e ao candidato de extrema-direita Jair Bolsonaro desmentidos desde 16 de agosto.

As agências de checagem Lupa e Aos Fatos, e o projeto Fato ou Fake do Grupo Globo, tiveram de desmentir pelo menos 104 fake news contra Haddad e o PT [84,6%] e outras 19 prejudiciais a Bolsonaro e seus aliados [15,4%].

O total de 123 checagens de notícias falsas é equivalente a quase dois boatos desmentidos por dia até esta 5ª feira (25). Algumas das mentiras mais espalhadas tiveram de ser esclarecidas pelas três iniciativas de checagem.

É o caso do boato que atribui a Haddad uma declaração que nunca existiu. A mentira espalhada afirmava que o petista tinha dito que crianças passam a ser propriedade do Estado ao completarem cinco anos. 

O candidato, que nunca disse isso, conseguiu uma decisão do Tribunal Superior Eleitoral no dia 25 de setembro, que determinava a retirada imediata do post com a mentira. Contudo, dois dias depois, a Lupa verificou que a imagem continuava em posts no Facebook.

Contra Bolsonaro, as principais notícias falsas estavam ligadas à facada da qual foi vítima no dia 6 de setembro. Entre as mentiras espalhadas estavam a de que o candidato teria chegado andando ao hospital em Juiz de Fora (MG) após ter sofrido o atentado. A imagem, em que ele aparecia com a mesma roupa que usava ao ser esfaqueado, foi tirada mais cedo naquele dia.

Uma teoria da conspiração também afirmou que a facada foi uma armação para esconder um câncer do candidato – doença que os médicos que trataram o candidato desmentiram.

Entre as manipulações de imagens, uma camiseta usada por Manuela D’Ávila [vice do Haddad], em que se lia rebele-se! foi digitalmente alterada para Jesus é travesti.

Entre os boatos mais compartilhados nas redes está a foto que supostamente seria de um ato pela saúde de Bolsonaro, após o candidato ser esfaqueado durante ato de campanha. Segundo levantamento da agência Lupa, essa foi a notícia falsa mais compartilhada no Facebook durante o período do 1º turno, com 238,3 mil compartilhamentos.

A própria Lupa, Aos Fatos e Fato ou Fake mostraram que a foto registrando milhares de pessoas numa avenida era, na verdade, de torcedores assistindo a um jogo da seleção brasileira na Copa do Mundo em Campinas, e não na porta do hospital onde Bolsonaro estava internado, como dizia a legenda. (por Isabella Macedo, no site Congresso em Foco)
.
Observação: estes são os trechos principais da notícia do Congresso em Foco, cuja íntegra, incluindo a relação e os links das 123 fake news, pode ser acessada aqui)

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails