sexta-feira, 30 de junho de 2017

JORNAL BRITÂNICO REVELA COMO AGE A CENSURA DO FACEBOOK

Eis, abaixo, uma notícia do site português Shifter que certamente interessará
 em muito aos internautas brasileiros, daí eu a estar reproduzindo
quase na íntegra (Celso Lungaretti).
.
FACEBOOK FILES: REVELADO O MANUAL DE CENSURA DA MAIOR REDE SOCIAL DO MUNDO
.
Uma investigação do jornal britânico The Guardian tornou públicos vários documentos internos do Facebook, que revelam como a maior rede social do mundo faz a moderação do enorme volume de conteúdos partilhado pelos seus utilizadores e filtra publicações relacionadas com sexo, violência, terrorismo e associações extremistas.

Casos como o da histórica foto da Guerra do Vietnã que o Facebook apagou, o do jornalista censurado depois de alegar corrupção entre o primeiro-ministro de Malta e os seus associados, ou das transmissões de crimes através Facebook Live tem-nos mostrado não só a linha ténue que existe entre o que é permitido e não é permitido, mas também a incapacidade da empresa de moderar uma plataforma com quase 2 mil milhões de utilizadores.
A foto famosíssima que o Facebook censurou

O Facebook tem cerca de 4 500 moderadores de conteúdos e anunciou recentemente a contratação de mais 3 000. Só uma pequena parte destas pessoas trabalha internamente no Facebook; as restantes são subcontratadas. Cabe a estes moderadores analisar as publicações que os utilizadores denunciam, seguindo os manuais de regras do Facebook. Esses documentos dividem-se por categoria e foram partilhados pelo Guardian: atividade sexual; sexo e nudez na arte; extorsão e vingança sexual; abuso infantil; violência gráfica; ameaças de violência; e crueldade animal.

Estes manuais, que são entregues aos moderadores, que recebem ainda duas semanas de treino, estão entre os arquivos analisados pelo Guardian e que este apelidou de Facebook Files. O jornal diz ter tido acesso a uma centena de documentos, incluindo folhas de cálculo e fluxogramas, e que no meio de toda essa papelada existem ainda diretrizes para casos de adulteração de resultados desportivos ou de canibalismo.
O Guardian não tem dúvidas das incoerências que os Facebook Files revelam. Uma fonte adianta ao jornal que o Facebook não consegue manter o controle do seu conteúdo porque a plataforma cresceu muito e muito depressa. Essa é precisamente a pergunta que o jornal deixa no final do vídeo-resumo que te apresentamos em cima: o lema do Facebook foi, desde o início, 'fazer rápido e dar a partida nas coisas' mas se calhar está na altura de 'fazer rápido e resolver as coisas'.

O mesmo vídeo resume alguns dos problemas no processo de moderação de conteúdos do Facebook.
A rede social deixa passar fotos de abusos a animais mas bloqueia vídeos dessas situações; uma publicação sobre matar o Trump é censurada mas dizer a outra pessoa para morrer já não é considerada uma ameaça credível; transmissões ao vivo com mutilações não são bloqueadas para não causar um sentimento de censura ou pressão nessas pessoas; vídeos de abortos são permitidos desde que não contenham nudez; uma obra de arte manual contendo nudez é permitida mas se for uma peça digital é eliminada; etc.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails