Desde a heroica e sangrenta greve geral de 1917... |
Sim, é uma triste verdade: comemoramos o Dia do Trabalhador, mas os dias verdadeiramente não são nossos, continuam pertencendo aos patrões. A sociedade sem explorados nem exploradores, alicerçada sobre a colaboração fraterna dos seres humanos em benefício do bem comum, continua sendo apenas um sonho.
E é para reavivar este sonho, alimentando a esperança de acordarmos o quanto antes do pesadelo capitalista, que o blogue Náufrago da Utopia está publicando está série especial de quatro matérias:
- ...uni-vos! (incluindo o filme A classe operária vai ao paraíso, que pode ser assistido no blog em versão integral e legendada)
...até as jornadas atuais, a mesma opressão e a mesma luta. |
- Hoje é dia de revermos o melhor filme sobre o movimento operário em todos os tempos (Os companheiros, também disponibilizado em versão integral e legendada)
- Há um século, a revolução soviética abalava o mundo (incluindo o excelente documentário Eles se atreveram, em versão integral e legendada)
Com a certeza de que, em futuro não muito distante, não haverá mais comemorações iguais à de hoje, pois os trabalhadores passarão a ter como seus todos os dias!
"É a cegueira de deixar/ um dia de ser peão./ De não comprar nem vender,/
roubar, isso também não./ De não ser mais empregado/ e também não ser patrão!"
Nenhum comentário:
Postar um comentário