sexta-feira, 18 de março de 2016

TRÊS PERDIDOS NUMA NOITE SUJA

O que ocorreu na última 4ª feira (16/03) foi o abuso de poder de um juiz reagindo ao abuso de poder de uma presidente da República para livrar a cara de um ex-presidente da República.

Mesmo que a gravação haja sido legal (isto ainda se discute), é óbvio que a pressa do juiz Sérgio Moro em inclui-la no inquérito e a decisão de espalhar aos quatro ventos algo que estava sob segredo de Justiça foi altamente irregular. 

Tratou-se uma atitude política, um último e devastador disparo quando o caso estava prestes a sair de suas mãos. Dá para perceber que ele temeu que sobreviessem panos quentes e acobertamento, então tratou de jogar logo toda a massa fecal no ventilador. E como ela fede!!!

Na outra ponta, Dilma foi flagrada obstruindo a Operação Lava-Jato, ao garantir para Lula a incolumidade imediata e uma mudança de fôro que o colocaria a salvo de Moro. 

E, como Lula concordou com a manobra e assentiu em receber por baixo do pano o termo de posse que lhe serviria de habeas corpus preventivo, é tão responsável quanto ela. 

Brigas de torcidas à parte, nenhum dos personagens é inocente neste imbroglio. Se nossa democracia for para valer, os três hão de receber punições à altura da gravidade dos crimes ou excessos nos quais flagrantemente incorreram.

8 comentários:

SF disse...

Celso,
Como comentei ambos erraram.
Porém um extrapolou e levantou a bola para ser chutada.
Só que não houve o chute...
O artilheiro recuou a bola para o meio de campo e ficou na retranca.
Será que está com as pernas quebradas?


Este é um jogo muito sujo.

celsolungaretti disse...

O meu paralelo é com o xadrez. Os dois lados estão jogando de forma desleal e um dos jogadores, após dar um chute no adversário por baixo de mesa, criou uma sequência de xeque-mate. A partida vai se prolongar um pouquinho, mas já está decidida.

Valmir disse...

subiu no muro Celso??

celsolungaretti disse...

Não sou torcedor, sou um comentarista, tanto quanto possível, isento.

Ainda mais quando o confronto se dá entre duas forças que nada têm de revolucionárias. Aí, minha única torcida é no sentido de que isso não acabe em golpe militar. E que se resolva logo, pois o País está paralisado há 14 meses e meio.

De resto, as três figuras criticadas incorreram em excessos e/ou ilegalidades.

Uma delas deveria ser retirada do caso, ser repreendida e, talvez, suspensa de sua atividade por um tempo.

Com as outras duas, a coisa é bem mais grave.

Ou seja, os três são culpados, mas o peso da culpa difere muito.

Anônimo disse...

Quando vc tem um partido que diz que está defendendo a democracia e na verdade essa democracia se chama lula.um governo que já sabia da existência da crise a mais de dois anos e a primeira medida que faz e dificultar ao acesso de benefícios de seguro social.dizendo que vai quebrar o Brasil, suspende o auxílio pesca de trabalhadores braçais e o trabalhador perdendo o seu trabalho e o sindicato que o representa defende esse governo e o fim.agora só falta culpar o faminto colocando a culpa na fome .

Anônimo disse...

Valmir, o Celso não subiu no muro, desde a elevação brutal da temperatura política no Brasil ele tem um lado, talvez seja causado pela velha síndrome do trotskista, se considerarmos o PT como stalinista.

Antecipando ao artigo dele sobre a liminar do Gilmar já deixo o meu comentário:

Foi ótimo o Gilmar ter agido mais uma vez de acordo com a sua natureza. O recurso ao plenário do STF é o ideal no momento, para o bem ou para o mal encerrará a novela da nomeação e outras. Espero que pelo menos seis ministros ajam como juristas e não partidários da rede globo. "Prova" como o grampo ilegal da conversa entre a presidente e o Lula forçosamente terá que ser considerada à luz da lei.

Uma ação da primeira instância contra o Lula, durante o período necessário para o pleno do STF realizar o julgamento do mérito, deixará ainda mais escancarada a partidarização dos operadores da lava a jato;

1) A gravação foi feita após o prazo judicial para a interceptação;

2) Deveria ter sido destruída e não foi;

3) Em hipótese alguma deveria constar dos autos;

4) Muito menos ser entregue a imprensa numa ação com claros fins políticos;

4a) Se fosse legal e demonstrasse uma prática criminosa envolvendo a presidente da república deveria ter sido encaminhada ao procurador geral e ao STF;

4b) Para derrubar o sigilo judicial do inquérito o Sérgio Moro não viu nela uma prova para a instrução da denúncia contra o Lula e de inquérito contra a Dilma, ele nos autos não considerou o diálogo como um crime, após ouvir o MPF, ou seja ambos nada viram de ilegal nas falas, isto está nos autos!

5) Esta gravação é o principal argumento utilizado por todos que ingressam na justiça contra a nomeação do Lula para o ministério;

6) Também para abertura de inquérito contra a presidente Mr. Janot depende desta gravação, quero ver quais argumentos ele será obrigado a utilizar para tentar transforma-lá em prova lícita, afinal terá que pedir para entrar na ação proposta pelo PPS e PSDB, comprovando de fato e de direito ser amicus curiae, não da corte, mas sim da oposição, amicus adversus;

(Aqui um pequeno parágrafo, forçosamente o despacho do Moro nos autos sobre a liberação dos grampos terá que ser incluída na discussão, nele ele não viu crime, como o mpf também não, os fatores sabemos quais são, mas este fato não é do conhecimento dos midiotizados)

7) Caso ela seja considerada ilegal pelo STF juridicamente a turma do impedimento no Congresso, que pretende incluí-la no processo, abrirá o flanco para ações de contestação judicial dos atos até então praticados pela comissão;

8) Caindo devido a sua irregular obtenção abrirá possibilidade para contestação de outras conseguidas de modo semelhante e forçará a apuração dos responsáveis pelo feitos.

9) Foi ótimo o Gilmar ter agido antes de chegar à margem oposta, vai acelerar a análise judicial de muitas práticas realizadas até o momento pela troika pf, mpf, justiça federal de primeira instância, sem necessidade de aguardar os recursos subirem através do TRF e do STJ.

celsolungaretti disse...

Rebolla,

sonhas alto. Apesar do viés governista de certos ministros nomeados pela Dilma, dificilmente a decisão do STF deixará de levar em conta um fato consumado: o Brasil inteiro ficou sabendo que a presidente trata seu ministério como valhacouto e nomeia pessoas para lhes fornecer uma espécie de habeas corpus preventivo que as coloque a salvo da Justiça.

Isto é infinitamente mais grave do que os deslizes cometidos pelo Moro. Temos um juiz que não segue as regras e uma presidente que obstrui a Justiça. Um, na pior das hipóteses, perderá a toga. A outra tem 99% de chances de perder o mandato.

Os perspicazes estávamos carecas de saber que a nomeação do Lula tinha tal objetivo; aí veio a gravação e o confirmou sem deixar margem nenhuma para dúvida. Não dá para recolocar o gênio na garrafa. Num país fustigado pela pior recessão de todos os tempos, seria brincar com fogo. Isso até os ministros do STF percebem.

De resto, Rebolla, você errou na tentativa de avaliar minhas motivações. São outras:

1) Acompanhando a política brasileira há quase cinco décadas, aprendi a interpretar bem suas tendências. A possibilidade de Dilma terminar o mandato, na minha avaliação, é nenhuma;

2) Mas, se o desespero das dezenas de milhares de quadros do PT "profissionalizados" com empregos públicos e recursos idem gerar muita violência, poderemos marchar para o pior de todos os cenários, uma nova ditadura militar;

3) Como revolucionário, defenderia até o fim um governo revolucionário. Mas, como o PT não o é de jeito nenhum, a ponto de ter até compactuado com o neoliberalismo durante um ano inteiro, a perspectiva de alternância antecipada de poder nada tem de decisiva para uma esquerda de verdade. Enquanto se der pelas vias constitucionais, não nos diz respeito. Se tentarem tomar o poder pela força, aí sim teremos motivo para intervir;

4) A esquerda brasileira foi praticamente destruída pelo aburguesamento e emporcalhamento do PT, então precisamos reergue-la desde os alicerces. Para isto precisamos de tempo e de manutenção da democracia (mesmo essa democracia imperfeita que está aí). O prolongamento da agonia do PT só nos faz perder tempo, ameaça a democracia e torna nossa imagem cada vez mais execrável aos olhos do cidadão comum. O melhor serviço que a Dilma poderia prestar à revolução seria renunciar logo. Mas, não a vejo com grandeza para tanto; de grande ela só tem o ego.

Anônimo disse...

Sergio Moro está sempre uma jogada na frente do PT.
E o jogo do PT é extremamente sujo.
Não da pra jogar limpo o tempo todo com que "faz o diabo" pra não largar o osso.

Related Posts with Thumbnails