terça-feira, 15 de março de 2016

DILMA CAI!!!

Foi um fim de semana decisivo: as centenas de convencionais do PMDB e os milhões de manifestantes contra o governo de Dilma Rousseff conseguiram afastá-la do exercício efetivo da Presidência da República.

Com a exasperante lerdeza de raciocínio que a caracteriza, Dilma finalmente se curvou à evidência dos fatos. Percebeu que o impeachment ou a cassação do seu mandato pelo TSE seriam inevitáveis se tentasse seguir adiante com as ruas esmagadoramente a rejeitando e o PMDB retirando seu apoio.

Optou por uma saída que eu sempre disse ser possibilidade em aberto: tornar-se uma presidente figurativa enquanto outros exercem a Presidência de fato.

Suas recentes simpatias pelo neoliberalismo e por toda a racionália econômica da direita me levaram a supor que Dilma se tornaria rainha da Inglaterra em proveito do PSDB e PMDB. Mas foi Lula quem ganhou a parada.

Como superministro que vai impor até a política econômica, será ele, indiscutivelmente, o presidente de fato. O terceiro mandato de Lula vai começar nos próximos dias.

Os inimigos apresentarão tal jogada como um mero subterfúgio para driblar a possibilidade (muito concreta) de vir a ser preso pela Operação Lava-Jato.

O voo, contudo, é mais alto. Um sujeito ladino como ele não entraria num governo prestes a desabar em troca de uma proteção que logo lhe seria retirada.

Ele está apostando que, com sua reconhecida aptidão para os toma-lá-da-cá da politicalha imunda, consiga evitar a deserção do PMDB. E que, sacrificando parte das reservas cambiais, consiga injetar ânimo nos mercados, fazendo os agentes econômicos voltarem a investir.

Os economistas de direita torcem seus narizes, lançando augúrios apocalípticos. Mas, a mágica pode mesmo resultar --pelo menos durante algum tempo. A recessão já durou demais e a prioridade dos empresários, como dizia o guru deles, Eugênio Gudin,  é o L-U-C-R-O, não a derrubada de presidentes.
"Eu sou você amanhã"

Mas, com o governo continuando a gastar mais do que arrecada, seria uma retomada econômica de fôlego curto, talvez não durasse sequer até a eleição de 2018.

A menos que o Lula tenha mesmo a sorte que lhe atribuem e alguma grande novidade injete recursos maciços na economia brasileira. Talvez, p. ex., ele entregue o melhor anel para não perder outro dedo, escancarando o pré-sal para os investidores estrangeiros. Quem sabe?

O certo é que, com Lula como superministro e Dilma impossibilitada de fazer mais lambanças, o quadro político mudará por completo. Convém observá-lo atentamente antes de tirarmos conclusões apressadas.

PS: embora considerasse a alternância no poder com Marina Silva uma hipótese melhor, várias vezes, durante a última campanha presidencial, defendi a substituição de cabeça-de-chapa do PT. Alertei que Dilma Rousseff não tinha, nem de longe, competência para governar o Brasil nas circunstâncias dramáticas que se anteviam para o período 2015/18, enquanto o pragmático Lula, pelo menos, não ficaria perplexo e aparvalhado durante as crises. Os acontecimentos confirmaram minha avaliação. 

5 comentários:

Anônimo disse...

Marina Silva?! Pelo amor dos meus filhinhos, que não tenho. A santa da mata que ganhou da herdeira do Itaú um partido político?

Maria Osmarina é pau mandado do itaú, da neca, da comissão trilateral, do clube de roma, dos bilderbergs, do greenpeace, do wwf, do al gore, dos windsors, da onu, etc, etc, e muitos outros etc. Essa mulher na presidência nem toda esculpida em mogno para combinar com a cara.

É pior que jararaca, mais temível que cascavel.

SF disse...

Bingo!
Estando você certo, como a maioria das vezes, fica mais fácil entender o quadro político e institucional recente.

Sempre é bom ter uma interpretação alternativa à dos especialistas da mídia.
Valeu!

celsolungaretti disse...

jorge, que decepção! Até você engole as invencionices da máquina de propaganda do PT!!!

No instante mesmo dos acontecimentos eu cansei de PROVAR que a Neca não apitava absolutamente nada nas decisões do Itaú. Era só uma herdeira ociosa que abraçava causas nobres para ter o que fazer na vida. E DESEMPENHARA O MESMÍSSIMO PAPEL PARA O PETISTA HADDAD, NA ELEIÇÃO DE 2012 PARA PREFEITO DE SÃO PAULO.

Como o único vínculo da Marina com o Itaú seria o Neca, isto significa que a Marina não tinha vínculo nenhum com o Itaú. Bem ao contrário da Dilma, que chegou a mudar decisões já tomadas porque o Trabuco do Bradesco a convenceu do contrário. E aceitou que ele indicasse para ministro um subalterno medíocre como o Joaquim Levy, que nem mesmo na hierarquia do Bradesco ocupava patamar destacado.

Pô, deixa de passionalismo! A Marina era uma filha pródiga do petismo, então não havia opção melhor do que ela numa eleição que não convinha para o PT ganhar. Destruindo-a, o PT se destruiu.

Anônimo disse...

Eu disse herdeira, não dirigente. Ela é a "filantropa" da família Setúbal. Tão boazinha. Porém o seu dinheiro é tão podre como do resto.

Não concordo com a simplificação de que toda a propriedade é um roubo, mas para mim todo banco é uma quadrilha criminosa e todos os banqueiros deveriam ser enforcados nas próprias tripas. Independente de ocuparem cargos, basta ser acionista ligado ao grupo controlador.

Mas a Maria Osmarina nada justifica. É a Marta Teresa Smith de Vasconcellos com o físico do Gandhi. Só o físico, bem entendido, pois a alma dela é pequena, muito pequena, então não vale a pena.

Quanto ao petista Haddad, o coxinha paulistano, sem comentários.

celsolungaretti disse...

Rebola,

não apela. A fulana nunca teve participação nenhuma no grupo, o laço é apenas de parentesco. Recebe uma mesada ou dividendos, e gasta. Ponto final.

Sei disto porque fui dar uma olhada no organograma do grupo, não a encontrei em lugar nenhum, então consultei conhecidos que ainda tenho do tempo em que fazia a "Revista da Duratex" (empresa criada pela Olavo Setúbal). Confirmaram o que eu adivinhava: ela faz parte da família, mas não se envolve com os negócios do grupo.

Então, foi uma enorme forçação de barra, digna de Goebbels, o que a propaganda enganosa do PT fez. Vergonhosa para um partido de esquerda. Não é assim que ganhamos eleições, é com propostas válidas e coerência política.

Quanto à tal Neca, depois de ajudar o Haddad e a Marina, é bem capaz de escolher alguém do PSOL em 2016. Aí ninguém se incomodará, porque é partido pequeno.

Related Posts with Thumbnails