quinta-feira, 16 de julho de 2015

RUI MARTINS: "NEGOCIANDO COM UM REVÓLVER NA TÊMPORA, TSIPRAS CEDEU PRATICAMENTE TUDO".

GRÉCIA VIROU PARQUE DE ATRAÇÕES

Rui Martins (*)

A constatação, depois do acordo entre a União Européia e a Grécia, é esta: pressionado de todos os lados, “negociando com um revólver na têmpora”, o primeiro-ministro grego cedeu praticamente tudo às exigências alemãs, a tal ponto que seu país vai se tornar o parque de atrações para os europeus fazerem turismo.

No pacote das submissões, está a mais importante – a perda da soberania. Em outras palavras, a Grécia passa a ser controlada sob tutela pela União Européia, obrigada a cumprir todas as exigências, não sendo tolerado qualquer desvio do documento de rendição. A máquina compressora alemã funcionou e o líder rebelde Alexis Tsipras teve de engolir tudo quando dissera antes contra as exigências europeias.

Porém, como alertam alguns jornais alemães, essa vitória da austeridade sobre um país em falência poderá ter efeitos negativos para a imagem da Alemanha no mundo e na própria União Européia.

Angela Merkel terá de fazer muito esforço para escapar da figura de uma “rainha impiedosa e cruel”, criada por ela mesma nas negociações com Tsipras, marcadas pelo mau humor e exigências crescentes do seu ministro das Finanças Wolfgang Schaeuble, considerado por muitos como “o retrato de uma Alemanha sem coração”.

Para o jornal de centro-esquerda Süddeutsche Zeitung, a Alemanha de Merkel  revive seu lado feio, avarento e sem coração, que se começava a esquecer. Segundo o jornal, cada centavo economizado pelos alemães e subtraído aos gregos irá custar muito mais nos próximos anos para melhorar a imagem alemã.

Embora o líder da extrema-esquerda francesa, Jean-Luc Mélenchon tenha saudado o acordo, pronunciou palavras ferinas durante as negociações, afirmando não haver comparação na situação de hoje com a Alemanha do passado em termos de ideologia, porém existe no governo alemão a mesma arrogância, capaz de destruir  a Europa pela terceira vez.

Foi um bom acordo para a Grécia? O Parlamento grego respondeu que sim, mas dentro do próprio partido de Tsipras, o Syriza, e para uma boa parte da esquerda européia, houve uma capitulação, em outras palavras a Grécia aceitou ficar nas mãos dos seus credores, dos bancos, do FMI, dos países fortes da União Européia, sem contrapartida.

Teria sido melhor uma saída da zona Euro? Difícil de avaliar as consequências porque seria toda a população grega  colocada em situação de desespero, num país sem dinheiro para pagar as aposentadorias e os funcionários, capaz de provocar uma guerra civil.

Entretanto, foram esses mesmos bancos e credores intransigentes, como qualquer gerente de bairro, que estimularam o endividamento da Grécia, facilitando compras desnecessárias, incentivando as Olimpíadas (que o Brasil tome cuidado!) e forjando documentos falsos para permitir o ingresso da Grécia na zona do Euro, para a qual não estava habilitada.

Dolorosa realidade, pois a criação da comunidade européia foi concebida e incentivada em termos de uma construção social, humana e solidária, hoje desviada para a defesa dos interesses financeiros, bancários, frutificação de capitais sem qualquer espaço para a proteção dos trabalhadores, dos desempregados e das camadas mais pobres da população.

O projeto criador da União Européia foi esquecido e posto de lado. Não se pode imaginar o que acontecerá com os gregos submetidos à uma aspiração de todos seus bens, mas pode-se imaginar não haver um longo futuro para essa Europa da austeridade e do capital, de costas para os problemas sociais que se acumulam.

O acordo abre caminho para a total privatização dos bens gregos, não serão mais possíveis as aposentadorias antecipadas e a idade para se aposentar sobe para 67 anos, os impostos sobre os bens de consumo aumentam para 23%, penalizando-se toda a população em lugar de se atingir  apenas os mais ricos.

Havia, é certo, muito abuso, porém, o acordo não visa os ricos armadores cujas fortunas já fugiram para os paraísos fiscais e nem a igreja ortodoxa, proprietária de numerosos bens imóveis e liberada do pagamento de todo tipo de impostos.

* Jornalista e escritor, ex-CBN e ex-Estadão, Rui Martins teve atuação destacada no Caso Battisti. Hoje vive na Suíça, atuando como correspondente de veículos de vários países. É o editor do Direto da Redação.

2 comentários:

Lucas Campelo disse...

Esse Tsipras é um traidor. Como é que 62% do povo diz pra não fazer acordo e ele faz um pior? Se o povo diz pra não ter acordo é porque tava preparado pras consequências. O texto não fala disso, mas é muita cara de pau da GLOBO ficar repetindo que o acordo vai salvar a economia grega, se ninguém sabe se a Grécia vai conseguir pagar e o acordo é penoso.

celsolungaretti disse...

Lucas,

guerras perdidas podem ser honrosas, guarras não lutadas são sempre vexaminosas.

Tsipras tentou despertar a solidariedade de povos e nações, mas não conseguiu. Era impossível vencer a parada se a Grécia ficasse sozinha e isolada. Mas, se o Tsipras não fosse à luta, nunca saberíamos se havia alguma chance, ou nenhuma.

E, como o Rui Martins destacou, foi arrancada a máscara da Alemnha e da Europa Unida. De certa forma, ambas perderam mais ainda do que a Grécia. Perderam o direito de se pretenderem civilizadas.

Pior, infinitamente pior do que ser vencido pela chantagem, pela intimidação e pela desumanidade, é prostrar-se, sem esboçar nenhuma resistência, às imposições desse capitalismo mais selvagem do que nunca.

Eu trocaria mil Dilmas por um Tsipras.

Abs.

Related Posts with Thumbnails