segunda-feira, 23 de março de 2015

"NÃO PENSE QUE A CANÇÃO ESTÁ PERDIDA"

Minha primeira matéria de capa, lá por 1980...
Foi muito gratificante receber 
a seguinte mensagem do guitarrista Fábio Almeida, referente a um alter ego que 
deixei pra trás há nada menos que três décadas:
"Acabei de ler alguns artigos seus, 'náufrago da utopia', depois de um momento de saudosismo (dos justos) da minha pré adolescência, quando eu devorava as revistas que você assinava como o crítico de rock André Mauro (apenas hoje descobri). Naquela época, eu tinha acabado de descobrir o rock, e apesar de já ser um pequeno musicista, foi apenas a partir daquele momento que encontrei ressonância para minha personalidade drop out, embora hoje diluída um pouco, depois de décadas de confronto com a chatice da realidade.  
"Embora tenha abandonado um pouco o rock e o substituído por música erudita e brasileira instrumental, que me instigam mental e musicalmente, nunca sentirei nada próximo à identificação emocional, de paixão ideológica que tive com o rock e com aquele momento de idealismo que sinto ser a essência do meu ser, mesmo hoje. Foi naquela época que decidi ser musico profissional (mais que isso, musico de coração e opção) e me encontrei como pessoa. Devo muito disso aos seus artigos, biografias dos artistas (muito mais que biografias, eram críticas, com links e considerações sobre política, sociologia, enfim...) e quero agradecer muito mesmo por isso, que considero uma das coisas mais preciosas que um ser humano pode proporcionar a outro".
...e meu primeiro balanço de Woodstock.
Curiosamente, eu a abri no final de um domingo esquisito, quando cheguei a temer que tivesse entrado na velhice propriamente dita (não a da idade, mas a das moléstias que limitam a fruição plena da vida). Felizmente, era alarme falso.

Até que tudo ficasse esclarecido, é óbvio que passaram pela minha cabeça as indagações sobre o legado que deixarei, se vai sobrar algo das lutas que travei e das esperanças que acalentei --ainda mais num momento melancólico como o atual, quando é cada vez mais forte a suspeita de que teremos de novamente empurrar a pedra até o topo da montanha, depois de termos caído na armadilha de Sísifo em 1968 e 1980...

A mensagem do Fábio me tirou do baixo astral. Foi como se o velho Raulzito estivesse a me dizer: "Não pense que a canção está perdida!".

Deu até vontade de exumar o texto que motivou o Fábio a me escrever. Foi exatamente o que fiz, no post anterior. 

Um comentário:

Anônimo disse...

Raul Seixas foi um semi-iniciado!
Foi um probacionista da A.A, astrum argentum, socieda secreta fundada por Aleister Crowley, o papa da nova era!
Fez o que queria, mas nunca fez o que era o principio da ordem: Faze o que tu queres, ha de ser tudo da lei!
Tudo que foi pedido a Raul era simples:
RMPB, yoga, e um diario escrito durante um ano. não fez nada disso, morreu pelo alcool e pelo seu ego, copiou Crowley, mas nunca teve idéias proprias, foi apenas um ventriloco do grande mago!

Related Posts with Thumbnails