quarta-feira, 10 de setembro de 2014

NÃO SE ILUDAM: O AQUECIMENTO GLOBAL É "CONTINUO E ACELERADO"!

Quando a eleição presidencial estiver decidida e o respeitável público de novo dedicar alguma atenção aos assuntos sérios, eis uma série de constatações que não podem passar em branco:

"O ritmo das mudanças climáticas não diminuiu. Se você olhar para o sistema climático inteiro, e não só as temperaturas superficiais, o que verá é um aquecimento contínuo e acelerado.

A atmosfera e os oceanos se aqueceram, a quantidade de neve e gelo diminuiu, o nível do mar subiu e as concentrações de gases-estufa aumentaram.

A Organização Meteorológica Mundial confirmou recentemente que 13 dos 14 anos mais quentes da história ocorreram no século 21. A década 2001-2010 foi a mais quente já registrada.

...não houve pausa no aquecimento total. Logo, não temos tempo adicional para implementar soluções.

Sabemos que as mudanças climáticas já têm efeito sobre a agricultura, a saúde, os ecossistemas, os recursos hídricos e os meios de subsistência. O aspecto que chama a atenção nos impactos é que estão correndo dos trópicos aos polos, de ilhas pequenas a grandes continentes e dos países mais ricos aos mais pobres. E temos sinais precoces de que o sistema de recifes de corais e o sistema ártico estão passando por modificações irreversíveis".

Quem apresenta este quadro, extremamente preocupante, é Rajendra Kumar Pachauri, que há 12 anos preside o Painel Intergovernamental sobre Mudança do Clima.

A contagem regressiva para o fim da espécie humana continua em curso, tudo levando a crer que medidas à altura da magnitude dos desafios só começarão a ser tomadas quando já estivermos nos defrontando com as piores catástrofes. 

Vamos torcer para que a ficha não caia tarde demais.

Um comentário:

Anônimo disse...

confesso que nunca entendi essa mania da esquerda em querer salvar a humanidade de sua própria estupidez: pra que salvar o que não presta e não tem conserto?

Related Posts with Thumbnails