terça-feira, 26 de agosto de 2014

CULPAR MARINA PELAS IRREGULARIDADES NO JATINHO DO PSB É "APELAÇÃO IMORAL"

Sempre detestei o aviltamento das campanhas eleitorais, que os obcecados em vencerem a qualquer preço transformam em batalha de tortas de lama ou festival de chutes na virilha dos adversários.

Já desmascarei a torpeza da rede de propaganda petista ao trombetear que a Marina Silva estaria sendo apoiada pelo Itaú, quando, na verdade, ela conta apenas com os préstimos voluntários de uma herdeira Setúbal que jamais exerceu atividade de banqueira nem apita nada nas decisões do grupo.

Tais invencionices colam no candidato e, depois de um certo tempo, todos começam a repeti-las como papagaios, sem a mínima noção de quem as colocou em circulação. Foi o caso da afirmação imputada ao brigadeiro Eduardo Gomes na eleição presidencial de 1945, de que ele recusava o voto dos marmiteiros (pejorativo de operários). A frase verdadeira de Gomes foi: "Não necessito dos votos dessa malta de desocupados que apoia o ditador para eleger-me presidente da República!".

Disse e repito que a política oficial me causa profundo tédio, tal o descompasso entre as mudanças mais do que necessárias e as miudezas de que se ocupam governantes resignados a não confrontarem o poder econômico. Mas, quando as campanhas descambam para o jogo sujo descarado e desbragado, isto me incomoda, talvez como consequência de já ter sido e continuar sendo até hoje muito prejudicado na vida por outro tipo de jogo sujo.

Então, registro mais um desmascaramento de falácia, desta vez por parte do veterano jornalista Jânio de Freitas, em sua coluna desta 3ª feira (26) na Folha de S. Paulo, cuja íntegra pode ser acessada aqui.

Tão apavorados ficaram petistas e tucanos com a entrada pra valer de Marina no páreo sucessório que se uniram para tentar imputar-lhe responsabilidade pessoal em irregularidades na posse e utilização do avião da tragédia. Houve quem falasse até em impugnação da candidatura dela, um grotesco wishful thinking.

Jânio --que geralmente mostra, digamos, mais simpatia pelas posições petistas-- é, sobretudo, um profissional honesto. Então, tal baixaria também o deixou indignado. E ele a pulverizou:
"...Ainda antes da queda, aquele avião já era portador de um risco desastroso para as pretensões políticas de Eduardo Campos. Com provável corresponsabilidade dele ou não, tanto faz.
Sejam quais forem os esclarecimentos vindouros, se causarem surpresas não estará entre elas o nome de Marina Silva. A composição que a comprometeu com a campanha foi muito posterior à inclusão do jato nas atividades de Eduardo Campos e do PSB. A cobrança que Aécio Neves faz de explicações de Marina Silva, sobre as suspeitas de irregularidades no uso do jato, é mais do que imprópria: é uma apelação imoral. E pior porque justificada por Aécio como contrapartida às cobranças sobre a construção do aeródromo em Cláudio -MG. Aí já é também falsificação de equivalências".
Eu só acrescentaria que a "apelação imoral" partiu da rede virtual petista e Aécio, percebendo que lhe poderia ser útil também, pegou o bonde andando.

Os opostos só se atraem quando um deles ou ambos estão sendo oportunistas e imorais. É o mesmo caso da utilização sistemática, por parte dos petistas, das catilinárias destrambelhadas contra Marina que não pára de lançar o colunista mais reacionário da revista mais reaça do Brasil.

Existem, certamente, motivos para não se votar na Marina. Mas, a pregação do Reinaldo Azevedo é do tipo bússola invertida: só serve como estímulo para as pessoas de bem votarem nela.

27 comentários:

Anônimo disse...

Vc esta sendo muito Hipocrita.. Vc sempre foi super rigoroso com o PT em termos de ética.. e me sai com essa agora... A corrupçao do PT é culpa do Lula e Dilma, e do PSB, Marina nao pode ser envolvida?? Ela era a vice do Eduardo!

celsolungaretti disse...

Quando você é admitido numa empresa, vai perguntar se o carro adquirido três anos atrás está com a situação perfeitamente legalizada?

Hipócrita é quem cobra dela algo que ninguém faz.

blog do teacher Ramos disse...


"ela conta apenas com os préstimos voluntários de uma herdeira Setúbal que jamais exerceu atividade de banqueira nem apita nada nas decisões do grupo"

Meu querido, eu não sabia que a sua aversão ao PT tinha cegado a sua rasão. Mas o trecho do seu texto acima não deixa a menor dúvida disso. Sem mais comentários

celsolungaretti disse...

Meu caro Ramos,

minhas razões estão expostas detalhadamente neste artigo: http://naufrago-da-utopia.blogspot.com.br/2014/08/um-estranho-casal-reinaldo-azevedo-e.html

Tudo que foi publicado depois as reforçou. Na longa entrevista que a Maria Alice Setúbal concedeu ao UOL ficou evidente que ela não exerce atividade nenhuma no Itaú, salvo a participação no Conselho Consultivo, que não passa de desculpa para lhe pagarem uma mesada.

E sabe para que serve tal conselho? Para nada. É consultado, mas os dirigentes não são obrigados a acatarem seus palpites. Nem ele tem como fazer valer suas recomendações.

Trata-se da mesmíssima prática que meteu a Dilma numa sinuca de bico. A participação dela no Conselho de Administração da Petrobrás também era só pra inglês ver. E aí foram atribuir-lhe responsabilidade na negociata de Pasadena, da qual, provavelmente, jamais ouvira falar. Coitada, que saia justa!

Enfim, Ramos, se quer discutir, traga argumentos.

Aos 18 anos eu já era comandante de Inteligência de um dos principais grupos guerrilheiros da época. Passei a vida inteira aprendendo a conhecer e interpretar o que rola nos bastidores do poder e da classe dominante. Já trabalhei na Coordenadoria de Imprensa do Palácio dos Bandeirantes, posição em que tudo ficávamos sabendo, mas nada podíamos revelar.

Enfim, ninguém vai conseguir me derrubar usando os clichês e falácias que só servem para fazer a cabeça dos leigos na internet.

Anônimo disse...

Quem casa com viuvo, assume os filhos legítimos e os de fora do casamento dele...
Risco calculado, imprudência da candidata a noiva ou mau caratismo do viúvo, ambos estão desclassificados.
Não tem santo nesta história.]NãO MESMO!

celsolungaretti disse...

Mas, se o casamento for em regime de separação ou comunhão parcial de bens, não responde pelas dívidas do cônjuge anteriores ao casamento, nem pelas de seus filhos legítimos ou ilegítimos.

E, em nenhuma circunstância, por crimes e delitos que o cônjuge ou sua prole tenham cometido.

Anônimo disse...

Ao Celso Lungareti.
Alguém acredita que havia "separação de bens" nesse casamento?
Marina sabia muito bem onde estava amarrando o jegue dela.
Ou era isso, apesar de todos os riscos, ou ficar de fora desta eleição.
A ambição falou mais alto que a prudência.
Morto Campos, e assumindo a candidatura, alguém duvida que no PSB existam AINDA pessoas dignas que vão "não apoiar" Marina, senão partir para a oposição ferrenha? Alguém duvida que o "partidão", apesar de ter mudado de nome, ainda mantêm a ideologização mais pura (embora equivocada na minha opinião)?
Marina está atingindo o "teto", o mesmo patamar da eleição anterior, e a maioria das "adesões" à candidatura dela, são oportunistas, e os eleitores são os mesmos (na maioria) que votaram (e votarão0 no Tiririca.
Quem viver verá.

celsolungaretti disse...

Engraçado como se distorcem as coisas. Você critica a "ambição" de Marina em querer participar de uma eleição da qual deveria estar mesmo participando, e não a "armação" com que a tentaram excluir do pleito.

Só por isto ela já fica em posição de superioridade moral, relativamente aos que mexeram os pauzinhos para evitar uma disputa democrática. Bem feito que a tramoia saiu pela culatra...

Quem viver verá, claro. Mas, pela pesquisa hoje divulgada já dá pra se ver muita coisa.

Anônimo disse...

A armação contra a oficialização da REDE, partiu majoritariamente do PT.
Existia a vislumbração de decidir a eleição no primeiro turno, caso a Marina não participasse.
Claro, a vontade de participar de qualquer eleição é sempre legítma, mas NUNCA a todo o custo, assumindo posições e aliados que podem (e comprometem)a "governabilidade" caso vença a eleição. Entre sujos e imundos, a escolha parece fácil, é a tese do "mal menor", e há quem diga que "é assim mesmo", e é assim que as coisas degringolam.
Pode me chamar de babaca, de simplório e coisas do tipo, mas a partir do instante em que perdemos alguns sentimentos de ética, moral e legalidade (em prol duma "legitimidade" volátil (é justificável hoje, mas talvez amanhã não seja mais...).
Não acredito no"mais valia", seja da direita, seja da esquerda.
Brasil é importante demais para experimentações de bolivialismos, "participação popular" e coisa que tais.
O único VISLUMBRE de um Brasil melhor está na LEGALIDADE instituída existente.
A verdadeira democracia é a representatividade de um Legislativo, um Judiciário não sujeito a artimanhas e firulas de senhores juízes, e de um Executivo não corrupto.

Anônimo disse...

Segundo a wikipédia:
"Preso em abril de 1970, foi acusado injustamente como delator da área de treinamento da VPR em Registro/SP porque sua organização preferiu preservar os dirigentes do Comando Nacional que a revelaram sob torturas, culpando ele e outro militante secundarista nos documentos e versões oficiais.".
Você foi traído uma vez. Ou voc~e julga-se um "mártir"?
Você trairia seus ideais (das quais não compartilho), para um "bem maior"? Acredito que jamais!
A pureza ideológica versus "realidade crua".
Claro que ovos serão quebrados para se fazer uma omelete...mas se o objetivo não forem omeletes?

celsolungaretti disse...

Por que, afinal, um governante precisa cumprir certos compromissos espúrios assumidos pelo candidato?

Como não acredito que o motivo dessa gente seja ético, o mais provável é tratar-se de um investimento para o futuro: se chutar o pau da barraca, não será apoiado na vez seguinte.

Bem, a Marina já abdicou de tentar a reeleição, então talvez fuja a essa execrável rotina de trair os eleitores para satisfazer financiadores e que tais?

A coisa é tão velha que até no filme TERRA EM TRANSE, de 1967, tal dilema já tinha destaque.

Uma coisa eu digo: se estivesse no lugar do Lula, NÃO teria me comprometido em 2002 a manter a política econômica neoliberal; e mesmo se tivesse prometido, NÃO cumpriria a promessa.

Pois o PT deixou de ser PT exatamente no instante em que se deixou domesticar dessa forma. O leão virou gatinho.

Quanto à governabilidade, o preço que tem sido pago por ela é comprar o apoio de safados, seja com cargos, seja com grana pura e simples. Espero estar vivo no dia em que um governante tiver a coragem de não se vergar à chantagem e jogar o povo contra esses canalhas.

Anônimo disse...

Já assistiu Viva Zapata?

celsolungaretti disse...

Ao companheiro que reproduziu parte do verbete sobre mim na Wikipedia, esclareço que se trata de um assunto muito melindroso, por vários motivos, então é melhor eu dar apenas respostas sucintas:

1) Ignoro se houve, no plural, "dirigentes do Comando Nacional" que revelaram sob torturas a localização exata da escola de treinamento de guerrilha em Registro. Até onde sei, tratou-se de uma pessoa só;

2) O "jogo sujo" a que aludo no texto envolve mais ocorrências, como a de, aproveitando que eu já estava na berlinda, terem atirado nas minhas costas outras culpas alheias; os bastidores hostis que tive de enfrentar para conseguir minha pensão da União e minha indenização do Governo de SP; o trâmite ainda mais aberrante do meu mandado de segurança relativo à indenização retroativa, cuja tramitação já ultrapassou 7 anos e meio em função de manobras protelatórias da AGU e lances de bastidores sobre os quais é melhor eu calar;

3) Permaneci quase manietado durante três décadas da minha vida por ter recusado um acordo proposto pela esquerda, de denunciar as torturas que sofrera, mas "esquecer" que a VPR tinha me sacaneado (a preocupação era preservar a aura de heroísmo e martírio da organização e seus dirigentes). Deveria ter sido mais flexível? Talvez. Mas, jamais conseguiria calar minha revolta pela injustiça que sofrera; acabaria me matando. Então, creio que a intransigência era o único caminho viável para mim.

Mas, tal temperamento inviabilizou minhas chances de voos maiores. Talvez o ideal fosse um meio termo que eu nunca aceitei sequer cogitar. A Marina, p. ex., terá de negociar, ou perderá uma chance única em sua vida. Cabe a ela conseguir preservar algumas de suas bandeiras importantes, ao invés de ceder tanto quanto o PT, que simplesmente entregou a condução da política econômica ao grande capital. Foi o começo do fim para o PT. Tomara que, observando este exemplo negativo, a Marina aja de forma um pouco melhor.

Anônimo disse...

Desculpe-me pela agressividade.

https://www.youtube.com/watch?v=5GTdDJglBeI

Anônimo disse...

NUNCA existiu meia virgindade, quase gravidez, e muito menos quase honestidade e meio idealista.
Assumir que não cumpriria promessas feitas politicamente, é meio melindroso. Pode dar margem a conceitos não muito corretos sobre pessoas.
Só existe um norte (para cada um de nós), o que não pode são desvios ao sabor das conveniências, governabilidades, etc.
Quem é comprado, é escravo. Já quem se vende é outra coisa...
Abraços!

marcosomag disse...

Quem colocou o nome da Marina Silva no "rolo" do avião foi a imprensa burguesa para ver "de que substância a MS é feita". As "casas reais europeias", como bem lembrou Aldo Rebelo, têm MS nas mãos. Sua mistura de neoliberalismo com antidesenvolvimentismo mais a leniência com supostas "autonomias" para "nações" indígenas podem levar o Brasil a uma hecatombe energética (ela tentou impedir de todas as formas a construção das hidrelétricas no Madeira), econômica (sem luz, a economia entra em colapso), desemprego em massa e risco para a integridade do território nacional. Receita para uma "intervenção" das Forças Armadas. No pior cenário, esta debilóide poderá chamar seus amigos das "casas reais" para a briga no Brasil, o que significaria um intervenção dos EUA/OTAN para salvar a sua "guerreira da liberdade". Já esfacelaram a Líbia, Iraque, tentam esfacelar a Rússia, não custaria nada esfacelar o Brasil. O que interessa para eles são as riquezas naturais. O resto, que fique engalfinhado em uma guerra fratricida.

celsolungaretti disse...

O "Viva Zapata" é um grande filme, dentro dos seus limites. Mostra uma revolução que não foi às últimas consequências porque não organizou o povo para exercer o poder, apenas o arregimentou para a derrubada do velho regime. Então, o lugar da oligarquia tradicional foi preenchido por novos exploradores (além da parte dos antigos que aguentou o tranco), os quais fizeram do PRI seu instrumento de poder e asseguraram a posse do governo por quase oito décadas, mediante métodos populistas e fraudes eleitorais. Sempre me deu enorme tristeza ver uma revolução tão heroica se desvirtuar de tal forma.

É simplesmente trágico que o PT, para que lhe fosse permitido ganhar uma eleição presidencial e ter seu candidato empossado, houvesse sido obrigado a prometer que não modificaria a política econômica neoliberal herdada de FHC. Este tipo de promessa não se faz; e quando se faz, não se cumpre. Porque quem exigiu tal promessa, o fez mediante CHANTAGEM. Ou você governa como impomos, ou não deixamos você ganhar a eleição, e se ganhar não leva. O PT precisaria haver tido a coragem de admitir que foi chantageado e dar ao povo o direito de decidir se o governo que ele elegeu seria um fantoche ou um governo de verdade. Ao honrar sua promessa aos exploradores, traiu seu compromisso com os explorados. Daí ter passado a ser visto, cada vez mais, como um partido igual aos outros.

Marcosomag, as suas fantasias e especulações delirantes carecem todas de comprovação. São meras afirmações soltas no ar. Só trato de enredos de ficção quando faço crítica de filmes.

Anônimo disse...

Imoral é falar que Chico Mendes e Neca Setubal são da elite.
Foi o que disse dona Marina no debate da Band.
Mais hipócrita impossível.

celsolungaretti disse...

Como homem de esquerda, o que mais me chocou foi a Dilma colocar como grande meta atual transformar o Brasil num país de classe média. Como os EUA? Argh!

Se era para isto, não precisaria ter lutado contra os milicos. Sua meta era exatamente esta.

Eu, pelo contrário, desde os 17 anos almejo a extinção das classes e de tudo que divide os homens. E nem para ganhar uma eleição diria outra coisa.

strunfim disse...

Por muito menos candidaturas foram cassadas e infelizmente o vice vai junto.
Eu me lembro quando Jânio Quadros ganhou para Prefeitura de São Paulo. Uma foto de uma mulher segurando um cheque que ganhara para votar em Jânio.
Como diz o povão: não virou nada!
VAi entender a Justiça Brasileira!!.

Dizem que houve mudança de lei, ou de interpretação. Sei lá. Parece que na época de Jânio candidato interpretavam se o ato ilegal poderia mudar o resultado da eleição ou não.
Hoje dar um pirulito é crime gravíssimo.

Anônimo disse...

Pô, Celso, mas por que você não apoia o Mauro Iasi?

Eduardo Rodrigues Vianna disse...

Um bocado chato é ver um jornal como o Brasil de Fato fazendo campanha para a Dilma de um modo velado, de política escondida. Eles estiveram entre os primeiros a explorar o caso do jatinho, chegando ao ponto de reivindicar, sempre de uma maneira ambígua, esquisitona, na base do "é, mas não é", a cassação da candidatura de Marina Silva. Não disseram e nem vão dizer nada sobre os 10 milhões dados pela Igreja Universal do Reino de Deus à campanha do PT, nem sobre o fato de Fernando Collor usar gente do PT em seus programas de TV em Alagoas. É uma pena o PT morrer desse jeito, nessas condições.

Eduardo Rodrigues Vianna disse...

A propósito, o Estadão também já firma uma posição clara contra Marina. Se ela é um trunfo da Direita como até agora estão dizendo, papagaiando aquele Emir Sader, faltou avisarem ao pessoal do Estadão.

celsolungaretti disse...

Companheiro,

eu sempre recomendo aos companheiros que votem, no 1º turno, em algum dos candidatos de partidos anticapitalistas.

É o que voltarei a fazer, embora tenha uma proximidade maior com a Luciana Genro por tê-la conhecido no PSOL.

Abs.

Eduardo Rodrigues Vianna disse...

Rapaz, eu tou achando que uma boa pedida é mesmo a Marina. No fim de semana vou me reunir com a minha rapaziada aqui no interior pra conversarmos sobre isso, mas até o momento tou pensando que Marina, com todos os problemas e contradições, pode impulsionar um tremendo avanço de tipo democrático, republicano, sabe como é? Ela não é socialista nem nada, não vai fazer de maneira nenhuma um governo socialista, mas estou pensando que a mobilização nacional pode entrar em outra fase sob um governo dela, o grau de exigência sobre um governo Marina seria grande, agora que temos o patrimônio das manifestações de 2013. A própria Marina entende isso perfeitamente bem, e considero que teria um papel a desempenhar como estadista, na mesma medida em que nós temos o nosso papel a desempenhar, como povo mobilizado -- ou mobilizado novamente a partir de 2015. Espero não estar fantasiando, a gente faz isso às vezes.

celsolungaretti disse...

Meu caro Eduardo,

uma coisa jamais devemos fazer é empurrar para a direita figuras que não não têm motivos para não serem nossas aliadas.

O Joaquim Barbosa, p. ex., teve um ótimo comportamento no Caso Battisti, defendendo-o com unhas e dentes, embora se percebesse que estava sentindo fortes dores nas costas.

Logo que ele começou a relatar o caso do mensalão, a rede petista foi com tanta virulência pra cima dele que o transformou em inimigo jurado. Aquele é o tipo de homem que não se intimida; se provocado, responde à altura e até se excede, como vimos. Eu acho que foi muita burrice terem-no antagonizado logo de cara.

Da mesma forma, a Marina seria, no mínimo, uma aliada natural da esquerda. Novamente, os petistas tudo fazem para atirá-la nos braços da direita. Com isto, vão acabar tendo de se haver com uma presidenta hostil no ano que vem.

Eu não a superestimo. Mas, acredito que ela seja a melhor opção que temos, pois o povo está visivelmente saturado do PT e a volta dos tucanos seria a pior de todas as possibilidades.

Por isto que eu até evitei declarar-lhe apoio. Apenas, estou lhe dando um crédito de confiança.

Ela merece ter sua chance, até porque tentaram tirá-la da jogada com uma armação de bastidores. Bem feito para eles que o destino decidiu diferente!

Um forte abraço!

Eduardo Rodrigues Vianna disse...

Celsão, sabe como eu vejo a Marina? É segundo a ótica daquele tremendo argentino José Ingenieros, manja? A Marina me parece realmente alguém avessa à mediocridade reinante, existe Ideal ali, mesmo a postura dela como religiosa é verdadeira, séria, não é difícil pra nós enxergar essas coisas. Quer dizer, bicho, a gente tá necessitando ir além dessa mesmice toda, tão babaca e tão cruel em todos os sentidos. Se a gente não tem uma certa fibra, ó, termina louco mesmo, doente da cabeça sob o atual estado de coisas, está tudo de pernas pro ar, e de um modo medíocre, calculista, emburrecido, isso aí é tudo o que não presta neste mundo. István Mészáros tem razão: assim como existe uma crise estrutural do capital, existe uma crise estrutural da política.

E ainda, eu penso que, sob um governo Marina, a esquerda brasileira vai ser levada de muitos modos e por muitos motivos a promover uma recomposição, uma revitalização, alguma coisa por aí. Imagine só o povo que se apresenta como de esquerda, mas não é muito politizado, hoje identificado com o PT, sentindo-se chammado a fazer o balanço da derrota nas eleições, a COMPREENDER o que aconteceu! Seria uma coisa e tanto.

PENSAMENTO, a palavra é esta, Marina pra mim significa PENSAMENTO.

Abração.

Related Posts with Thumbnails