sexta-feira, 4 de julho de 2014

MUNDIAL 2014/23º DIA: DEUS PODE SER BRASILEIRO, MAS NOSSO FUTEBOL É DE JAPONÊS.

A única boa notícia é que a seleção brasileira afinal conseguiu romper a barreira das quartas de final, com um sofrido 2x1 sobre os colombianos.

A má notícia é que isto se deveu à ruindade do adversário, não aos nossos méritos. Em tempos não muito distantes, quando pegávamos a Colômbia, a única dúvida era o tamanho da goleada. Hoje, em pleno Castelão, tomamos sufoco desses coitadezas. Foi constrangedor.

Outra má notícia é que nosso ataque está cada vez pior: à mediocridade do Hulk e à inutilidade do Fred agora se soma a total falta de inspiração do Neymar (*).

E mais uma má notícia é o descontrole dos nossos jogadores, que exageram nas faltas, dão chutões para todos os lados, erram até passes  curtos e fazem jogadas simplesmente grotescas.

Os ingênuos colombianos entregaram a partida para o Brasil logo aos 7' do 1º tempo, quando sua defesa falhou bisonhamente numa cobrança de escanteio e Thiago Silva apareceu sozinho e desmarcado para colocar a bola nas redes. 

Era de supor-se que aberta a porteira, entraria uma boiada. O Brasil tinha tudo para deslanchar, mostrando finalmente um futebol de aspirante ao título. 

Ledo engano. Pelo contrário, nossa seleção encruou. Fez sua pior partida da Copa, segurando-se na defesa (que ficou menos vulnerável com a entrada de Maicon) e tropeçando nas próprias pernas quando os colombianos lhe ofereciam oportunidades para contra-atacar no mano a mano. 
Disto eu rio. O que me dá medo é ver nossa seleção jogar.

No 2º tempo conseguimos o impossível: pioramos ainda mais. Foi assustador, com a Colômbia mandando na partida e nossos atletas deixando transparecer que estavam simplesmente apavorados. Bastaria um tiquinho de competência para os colombianos empatarem e até virarem o jogo.

Ainda assim, David Luiz fez o 2º tento aos 23', cobrando falta da intermediária. Mais uma jogada de bola parada, mais um gol de zagueiro. Mesmo estando adiantado demais, o goleiro Ospina poderia ter defendido. Deus é brasileiro, mas já deve estar com o saco cheio de tanto quebrar o nosso galho...

Num pênalti cometido por Júlio Cesar, James Rodrigues diminuiu aos 34'. E, com as calças na mão, conseguimos segurar a vantagem mínima. 

Os augúrios para a partida com a Alemanha são tétricos.

* Acabo de ler que uma fratura de vértebra o tirou da Copa. Embora não estivesse bem, era nosso único jogador capaz de fazer a diferença. Pena.

11 comentários:

ismar disse...

Quanto mais o brasil joga mal, mas longe estamos chegando. Já estamos no lucro, pois segundo você era quase certo que sairíamos contra o Chile.

celsolungaretti disse...

Pelo contrário, meu caro Ismar, num post eu escrevi que o Brasil era franco-favorito contra o Chile (http://naufrago-da-utopia.blogspot.com.br/2014/06/mundial-201415-dia-as-armas-e-os-baroes.html) e no outro que provavelmente passaria por ele graças ao peso da camisa (http://naufrago-da-utopia.blogspot.com.br/2014/06/mundial-201412-dia-os-camaroes-foram.html).

Também por causa do peso da camisa e do fator campo e torcida, eu considerava nossa seleção favorita contra a Colômbia.

Já contra a Alemanha, meu prognóstico é bem outro: só passaremos por milagre. Eles têm uma seleção afinada como um relógio e a nossa parece um amontoado laçado na véspera. A organização tática deles é tão superior que, simplesmente, não vejo como possamos ganhar.

Abs.

ismar disse...

Não passamos apenas pelo peso camisa. Jogamos melhor que a Colômbia. Aliás, a Alemanha só classificou na primeira fase pelo peso da camisa. Naquele jogo contra Ghana eles deveriam ter perdido.

Pois é, a seleção de Ghana (bem mais fraca que a Brasileira) mostrou como se pode ganhar da Alemanha (chegaram perto). Assim como o Real Madrid e Atlético de Madrid mostraram como se pode ganhar dos times Alemães lá na Europa.

Mas meus balanços são positivos até aqui sobre a nossa seleção. Mesmo se perdermos não será o fiasco que estava sendo anunciado antes da copa. Felipão é considerado ultrapassado como técnico e nos levou até as semi, enquanto o revolucionário "vicente Del Bosque" e sua equipe de tike-taka foram enterrados de vez. Esta copa serviu para mostrar muitas coisas, inclusive para comprovar a inutilidade daquele futebol medíocre dos Espanhois.

Nossa seleção já é vencedora, calamos nossos maiores detratores e estamos entre as 4 melhores.

Leonardo Marques Arnaldo disse...

e pra piorar,Thiago Silva e Neymar estão fora do jogo de terça contra a Alemanha! o primeiro tomou o segundo cartão amarelo de forma bisonha. já Neymar,quebrou a terceira vértebra numa disputa de bola com zuñiga. está fora pelo menos por 1 mês. mas pelo visto é bem mais séria a contusão!

celsolungaretti disse...

No meio de tanta ruindade, você considerou o Brasil superior à Colômbia, Ismar?! Francamente, foi um daqueles jogos em que o mais justo seria ambos caírem fora. Foi, na verdade, a pior partida brasileira na Copa.

Achou um gol num escanteio, tinha tudo para golear, não soube fazer valer sua vantagem e sua superioridade, marcou o segundo numa falha do goleiro quando a adversário estava melhor e ainda conseguiu tomar sufoco de uns pés de chinelo. Horrível!

O problema entre nós, Ismar, é que eu sou do tempo em que éramos os melhores do mundo. Quando em adversários como a Colômbia dávamos de seis. Não me conformo em ver o Brasil jogando uma bolinha dessas, sem pelo menos um armador de verdade, errando passes a 5 metros de distância.

Era só o que poderíamos esperar do Felipão. E ele não nos decepcionou: pelo contrário, excedeu as expectativas. Até a seleção do Lazaronni era melhor.

ismar disse...

Achei sim, amigo. Desculpa pensar diferente de você.

E você acha que os alemães estão jogando bem neste mundial, Celso?

O Brasil foi bem melhor no primeiro tempo, e com certeza no primeiro tempo fez uma das melhores partidas até aqui. Corrigiu o problema da lateral direita, o meio funcionou bem melhor tb.

Para resumir, não vejo nenhum futebol revolucionário nesta copa, os alemães estão medíocres, jogando pelo resultado, como é de se esperar dos alemães que nunca projetaram craques em criatividade no futebol.

celsolungaretti disse...

Amigo,

estás assistindo às partidas com olhos de torcedor.

Não adianta cada um ficar repetindo o que já havia dito.

Mas, o Brasil só foi tão longe, aos trancos e barrancos, porque enfrentou apenas uma seleção européia, a Croácia. E, daquela vez, o pênalti hilário que o juiz inventou abriu o caminho para a vitória.

A péssima organização tática do Felipão foi suficiente para sobrevivermos ao México, ao Chile e à Colômbia, mal e porcamente.

Mas, os alemães, pelo contrário, têm o melhor jogo coletivo desta Copa. Parecem abelhas ou formigas, cada jogador sabe exatamente o que tem de fazer em campo, onde se colocar, quando atacar, quando defender.

Contra os franceses, muito melhores do que nós, os alemães ganharam sem fazer força, apenas anulando os pontos fortes do adversário.

Só não estão goleando por desperdiçarem um sem-número de boas oportunidades. Mas, quando acertarem a pontaria, vão construir placares muito mais categóricos.

Tomara que não seja contra o Brasil.

Leonardo Marques Arnaldo disse...

essa contusão de Neymar(45 dias afastado)vai serviu como desculpa para a derrota que teremos terça feira. mas o Brasileiro se iludiu.acha que com esse timeco e apelando pra tudo,vai para a final.pior,querem a Argentina. a FIFA(que tem muitos defeitos mas não é boba)já viu o clima hostil entre Brasileiros e Argentinos nessa copa.o Brasileiro realmente é um povo sem noção!

celsolungaretti disse...

Leonardo,

nosso povo é simplório, boa parte não percebe a diferença entre seleções que têm organização tática e o Brasil, que mais parece um amontoado catado na véspera.

O que me irrita é a conivência dos comentaristas esportivos com tal primitivismo. Não têm coragem de escrever a verdade. Preferem puxar o saco dos leitores e ouvintes, do que posicioná-los corretamente.

Se eu tenho um mérito, é o de nunca haver tratado meus leitores como débeis mentais. Se tenho alguma verdade desagradável para lhes dizer, digo.

Abs.

Anônimo disse...

Celso, com raras exceções, o jornalismo esportivo brasileiro é uma lástima, a rapaziada esta mais interessada no "oba oba" do que no relato fiel dos fatos, infelizmente. E num cenário onde o futebol é meramente mais um produto nas mãos das tvs, rádios e afins, difícil mesmo encontrar imparcialidade. Os "galvões" estão ai para lustrar tal produto na base do ufanismo. Olha, ter um selecionado limitado como o nosso nem é o pior(se bem que com os jogadores que temos na seleção, o time poderia ser muito mais competitivo)triste e esta mídia que insiste em ludibriar os torcedores(cuja grande maioria não entende nada de futebol)alegando ouvir um rugido onde, na verdade, só existe uma miado. Abração Marcelo Roque

celsolungaretti disse...

Análise perfeita, meu caro Marcelo. Nada a acrescentar.

Um abração!

Related Posts with Thumbnails