Prato do dia no restaurante Mané Garrincha |
A euforia brasileira com a goleada imposta por nossa seleção aos já eliminados e ingênuos camaronenses foi exageradíssima. Vencemos adversários que, nada mais tendo a perder, jogaram (tentaram, pelo menos...) e deixaram jogar, sem sequer adotarem a precaução mais óbvia de quem enfrenta Neymar, qual seja a de colocar um defensor no combate direto e outro na sobra. 4x1 foi pouco.
Tanto no início do 1º tempo, quanto no do 2º, o Brasil sufocou o adversário, pretendendo marcar logo de cara. Isto deu certo uma vez, na final da Copa das Confederações 2013, e foi suficiente para alertar todos os técnicos que nos encaram. Até o de Camarões!
Passado o ímpeto inicial, os canarinhos não sabiam mais o que fazer, já que nosso meio-de-campo tem extrema dificuldade para fazer a bola chegar redonda aos pés dos atacantes. Um camaronês solucionou o impasse, permitindo infantilmente que o desarmassem. Aí Luiz Gustavo lançou Neymar que, livre e desmarcado, só precisou dar um tapa na bola. 1x0.
Daniel Alves retribuiu o presente, ao se deixar fazer de gato e sapato junto à linha de fundo. Veio o centro rasteiro e M'Bia concluiu como quis. 1x1.
Por alguns minutos, a seleção brasileira pareceu ameaçada pela 56ª colocada no ranking da Fifa. Mas, a história se repetiu: Neymar recebeu totalmente à vontade, deu um corte no zagueiro e chutou no contrapé do goleiro. 2x1, fácil, fácil.
Neymar agradece a Deus pela moleza que lhe deram... |
Na segunda etapa, Fred e Fernandinho completaram a goleada anunciada.
Fernandinho substituiu Paulinho no 2º tempo e foi bem melhor. Deverá ser efetivado.
Ramires entrou no lugar de Hulk aos 17' do 2º e precisaria esforçar-se muito para conseguir ser pior. Pareceu-me, contudo, ter sido um artifício do Felipão para evitar que o substituto deitasse e rolasse em cima dos camaronenses, impondo-se como titular. Bernard seria bem capaz disto. Temo que nossos treinador, tão teimoso quanto ultrapassado, venha a insistir com Hulk nas oitavas. Com isto, poderemos ir pros quintos. Deus nos acuda!
Fred fez um gol que qualquer um marcaria, mais nada. Continua sendo um peso morto para a seleção; atacantes plantados à espera que a bola chegue até eles não têm lugar no futebol atual. É outro que precisa sair, mas Scolari dificilmente sacará.
Daniel Alves não está sequer aparecendo bem no ataque, além de, defensivamente, oscilar entre o ridículo e o desastroso. Até quando, Catilina, abusarás da nossa paciência?
O peso da camisa brasileira poderá ser suficiente para passarmos pelo Chile nas oitavas: nosso freguês de caderneta andino talvez trema e não repita o futebol extremamente aplicado e taticamente impecável que exibiu diante da Espanha.
...a mesma que o Hulk não soube aproveitar. |
Mas, jogando essa bolinha, corremos sério risco de, mais uma vez, não passarmos das quartas.
De resto, no jogo dos já classificados, o Chile não colocou o coração na ponta das chuteiras e foi naturalmente sobrepujado pelo melhor futebol dos holandeses: 2x0. Os laranjinhas conseguiram consertar sua defesa, estão com 100% de aproveitamento e devem ser considerados os principais favoritos ao título -desde que vacilarem na final não tenha se tornado um hábito, afinal já chegaram lá três vezes, saindo sempre com as mãos abanando.
Impressionantes os 3x1 dos mexicanos sobre a Croácia. Atropelaram um adversário que nos exigiu enormes esforços e apito amigo. E, se dois gols legítimos não lhes houvessem sido surrupiados na partida contra Camarões, os astecas teriam empatado conosco também no saldo de gols. Bem melhor do que a retranqueira Costa Rica, o México é um azarão que pode surpreender.
Finalmente, no jogo dos já desclassificados, os reservas da Espanha tourearam cangurus: 3x0, mais o baile.
Um comentário:
sinceramente Náufrago: o Brasil não passa de Sábado! vai ser o Jogo que irá desmascarar a globo com seu"pupilo"Aécio Neves em rede nacional além da própria emissora que vem torcendo contra a seleção! esse time do Chile(do qual felipão disse que não queria enfrentar nas oitavas-será presságio de eliminação?)é melhor que há 4 anos! e concordo. bote exagero nisso!
Postar um comentário