quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

PALESTINO SEQUESTRADO POR ISRAEL PODE MORRER EM GREVE DE FOME

Segundo despacho da agência noticiosa espanhola Efe, o relator especial da ONU para os Direitos Humanos nos territórios ocupados palestinos, Richard Falk, acaba de fazer um apelo à comunidade internacional para que intervenha "urgentemente" junto ao governo israelense, em favor de um preso político palestino em greve de fome.

Trata-se de Khader Adnan (foto), que não se alimenta há 60 dias para protestar contra sua detenção administrativa sem que tenha sido acusado de qualquer crime --o termo correto para isto é sequestro.

Falk alerta que há perigo de morte e reivindica de Israel "medidas imediatas e eficazes" para salvar Adnan e garantir seus direitos.

"Faço um chamado à comunidade internacional, especialmente àqueles Estados com relações com Israel, no sentido de que peçam ao governo israelense para cumprir suas responsabilidades com a lei internacional, mais urgentemente no que diz respeito ao caso de Adnan", diz a nota de Falk.

Ele também exortou os israelenses a cumprirem suas obrigações legais para com outros presos políticos, enfatizando que "o tratamento inadequado dos milhares de prisioneiros palestinos pelo governo de Israel deveria ser motivo de grande preocupação para a comunidade internacional".

É significativo que Falk, ao apelar à  comunidade internacional, reconhece implicitamente a impotência da ONU em disciplinar o estado que transgride de forma mais ostensiva e contumaz as leis internacionais.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails