domingo, 8 de janeiro de 2012

MINHA POSIÇÃO SOBRE A BLOGUEIRA CUBANA

"Liberdade é sempre, fundamentalmente, a liberdade de quem discorda de nós."

A máxima de Rosa Luxemburgo jamais deve ser esquecida. É a vacina e o antídoto contra o despotismo.

Então, peço aos dirigentes cubanos que reconsiderem sua decisão sobre a blogueira dissidente Yoani Sánchez.

Como ela não está sob prisão domiciliar, tem o direito de viajar ao Brasil e para onde mais quiser, quando quiser.

É totalmente inconcebível e inaceitável que ela haja pedido autorização para deixar Cuba 18 vezes, e nas 18 vezes a tenham negado.

De resto, eu prefiro que a pressão seja de esquerdistas autênticos (sem vezo autoritário) sobre o governo cubano. Não da presidente Dilma, do Senado, nem mesmo de parlamentares bem (Suplicy) ou mal intencionados.

Não é uma questão entre nações, mas sim de visões diferentes sobre como deve ser exercido o poder popular. Então, revolucionários devem se posicionar como revolucionários, não em nome de seus países.

Só em casos extremos --impedir uma execução grotesca e bestial como a de Sakineh Ashtiani, p. ex.-- é que se justifica a intervenção de governos.

Acredito que a justiça social possa coexistir com a liberdade e com o respeito aos direitos humanos. Os que pensam como eu, que enderecem suas mensagens aos governantes cubanos. São eles os destinatários corretos.

14 comentários:

ismar disse...

Caro amigo,

Sei das dificuldades para enfrentar uma parte da esquerda que não sabe colocar os direitods humanos lado-a-lado com ideais revolucionáriios.

Me sinto feliz ao ler este artigo.

Yoani é uma cidadã Cubana, vítima da arrogância e do autoritarismo de governantes que se julgam dono da verdade.

A liberdade está acima de qualquer bandeira ideológica.

Absurdo é ter que pedir permissão para sair do seu próprio país. Se este é o socialismo dos Cubanos, prefiro a coragem de Yoani em desafiar este tipo de socialismo que ainda tenta trancafiar pessoas em seu próprio solo, quando deveriam mostrar os caminhos da liberdade.

Parabéns!

Anônimo disse...

Lamentavelmente, discordo de você. Cuba tem motivos de sobra para impedi-la de sair a serviço dos EUA que a assalariam, como já ficou mais de uma vez provado. A derrota do poder popular (vide o "assalto aos céus", 1917, etc) começa com detalhes aparentemente sem importância.

armando do prado

celsolungaretti disse...

Quando o povo está realmente no poder, uma blogueira não faz diferença, Armando.

E se Cuba tivesse uma ínfima prova sequer de sua vinculação com os EUA, já a teria encarcerado.

Vi seu blogue, é uma Solzenitzen cubana. Fala sobre coisas do dia a dia, criticando o autoritarismo e a penúria.

Na minha opinião, está certa no primeiro caso e não dá a seu governo o desconto de que a penúria se deve em muito ao embargo econômico dos países prósperos.

Nem parece ter a mínima idéia de como a vida também pode ser horrível no "inferno pamonha" da sociedade de consumo.

Enfim, o foco correto é o de que o direito de ir e vir (inclusive sair e entrar no país) deve ser sempre respeitado.

E, embora algumas coisas que ela narra despertem mesmo compaixão e até solidariedade, ainda não é o caso de apelar-se a governos e a presidentes.

ismar disse...

Prezados,

Realmente em outros países ditos "capitalistas" pode ser que existam condições tão cruéis quanto as que existem em Cuba, relatatdas por Yoani em seu blog, mas aqui no Brasil ninguém me impede de sair do país: a qualquer hora do dia ou da noite, posso atravessar a fronteira andando, posso ir de avião, posso pegar um ônibus aqui em Salvador que me levará até os países irmãos da américa do sul, não precisarei levar um PERMISSO do governo brasileiro para poder sair. vou e volto na hora que quiser deste país.

Anônimo disse...

Depois de ler o livro "Os Últimos Soldados da Guerra Fria", pude entender melhor algumas posições do governo cubano. Penso que o governo deve ter razões para impedi-la de sair. Ela parece ser muito falsa. Por que ela não luta na internet pelo desbloqueio econômico a Cuba? Se ela fizesse isso, teria o apoio de organismos internacionais que ela tem?
Abraço,
Maria José

ismar disse...

Prezada Maria,

Encarcerar uma pessoa em seu próprio país não é desculpa para os bloqueios econômicos, políticos e etc.

E, se uma pessoa é "falsa", isso não seria motivo para ser impedida de sair livremente do seu país.

A Luta do Governo Cubano contra a perseguição econômica e política que lhe move os EUA não é desculpa para perseguir e encarcerear pessoas que pensam diferente do Partido Comunista Cubano.

celsolungaretti disse...

Pelo que ela escreve no blogue, não cheguei a um juízo definitivo sobre a Yoani. Ela fala de situações e problemas bem específicos, não dá para sabermos exatamente quais sejam sua ideologia e seu projeto para Cuba.

Um ponto a seu favor é que tem pique literário, domina muito bem as ferramentas do ofício.

Dizer, sem provas, que ela é agente da CIA não passa de desqualificação primária, stalinismo decrépito. O mundo já saiu do pesadelo da guerra fria, felizmente.

Meu temor é que, como Vargas Llosa, Semprún, Solzenitzen e outros intelectuais, sua rejeição à esquerda autoritária a atire nos braços do capitalismo --ou seja, que se deslumbre com a democracia burguesa, sem perceber que, por meios mais sutis, também controla a vida dos cidadãos, manipulando-os e reduzindo-os à impotência; e que consumismo está muito longe de ser sinônimo de felicidade.

Enfim, adiante saberemos.

Por ora, sua queixa é justa e só nos resta concordar com ela.

Luis Henrique disse...

"Meu temor é que, como Vargas Llosa, Semprún, Solzenitzen e outros intelectuais, sua rejeição à esquerda autoritária a atire nos braços do capitalismo --ou seja, que se deslumbre com a democracia burguesa, sem perceber que, por meios mais sutis, também controla a vida dos cidadãos, manipulando-os e reduzindo-os à impotência; e que consumismo está muito longe de ser sinônimo de felicidade."

Infelizmente, seu temor é verdadeiro. Em entrevista ao intelectual Salim Lamrani, ela disse que em "Cuba é uma ilha sui generis. Podemos criar um capitalismo sui generis."

No mais, espero que as antiquadas políticas migratórias cubanas mudem. O maior empecilho para tal, acredito, é a Lei de Ajuste Cubano, que dá cidadania automática a qualquer cubano que chegue aos EUA.

Luis Henrique disse...

"Dizer, sem provas, que ela é agente da CIA não passa de desqualificação primária, stalinismo decrépito. O mundo já saiu do pesadelo da guerra fria, felizmente."

Infelizmente, a guerra fria entre EUA e Cuba ainda não acabou, e milhões de dólares são gastos pelos EUA em programas para 'promover a democracia' em Cuba.

Anônimo disse...

Yoani não pode sair de Cuba? Se não me engano essa senhora já havia conseguido sair de Cuba há anos, morando na mais que aprazível Suíça e - sabe-se lá por quê - resolveu voltar pro "inferno comunista" de onde logo em seguida começou a ganhar prêmios e notoriedade pelos ataques que fazia em seu blogue - estranhamente traduzido até em lapão. Como tem "amigos" essa moça, não?

E sim, a guerra fria acabou, Celso, mas Cuba continua longe das garras do Tio Sam e eles não a perdoam até hoje.

Yoani é muito suspeita e derrubar o regime cubano, certamente pra fazer em Cuba a mesma merda que foi na Rússia - onde todos os índices de bem-estar recuaram com o capitalismo - continua na lista de prioridades do Tio Sam.

Yoani me parece SIM uma quinta coluna bem plantada pela CIA dentro da ilha.

Roberto SP

celsolungaretti disse...

Meu caro Roberto,

conjeturas à parte, persiste o fato de que as autoridades cubanas não a acusaram formalmente de nada, então não têm motivo nenhum para impedi-la de viajar.

A frase da Rosa Luxemburgo continua esgotando a assunto.

Abs.

Anônimo disse...

Acusar Yoani sem prova evidente seria fazer o jogo dos EUA - quem sabe não é exatamente isso q eles querem?

Um mártir? Seria perfeito. Assim como foi perfeito aquele cidadão q se matou em greve de fome e serviu de propaganda anticastrista.

E frases bonitas, mesmo de Rosa Luxemburgo, não resolvem a REALIDADE de que os EUA estão há décadas fazendo de tudo para derrubar Cuba e só não conseguem porque o povo da Ilha não quer.

Mas permita a livre circulação de mentiras e guerra psicológica, da qual q CIA é mestre, e não dura muito para termos uma "primavera cubana".

Se tem um país no mundo que tem todo o direito de se defender - mesmo com medidas duras - esse país é Cuba.

Roberto SP

celsolungaretti disse...

Não tenho opinião formada sobre a blogueira, mas me parece muito mais uma aspirante a celebridade, adorando os holofotes que conseguiu, do que uma provocadora.

Quanto ao Orlando Zapata, TENHO ABSOLUTA CERTEZA de que se tratava de um opositor de consciência, como havia sido reconhecido, vários anos antes, pela Anistia Internacional.

Nenhum mercenário aguenta 85 dias em greve de fome e morre. Isto é para idealistas que acreditam em suas causas, sejam elas corretas ou equivocadas.

Os EUA, evidentemente, capitalizam os acontecimentos que lançam má imagem sobre os regimes antagonistas.

MAS, É UM REDUCIONISMO GROSSEIRO E MANIQUEÍSTA DEPREENDER-SE QUE TODOS E QUAISQUER ACONTECIMENTOS NEGATIVOS SEJAM TELEGUIADOS PELOS EUA.

Provas têm de ser apresentadas. Se inexistirem, é melhor esquecer. Desqualificar qualquer ser humano com base em conjeturas e elocubrações é totalmente inaceitável.

Willian Alves de Almeida disse...

Solzhetsin foi ainda pior que os citados no texto, Celso. Defendeu a volta do czarismo nos seus últimos anos.

Related Posts with Thumbnails