sábado, 4 de junho de 2011

AVISAR, EU BEM QUE AVISEI...

"Hoje leio que Marta Suplicy apontou o ex-ministro Antonio Palocci como melhor quadro do Partido dos Trabalhadores para concorrer à sucessão estadual.

Não consigo pensar em nome pior. Os mensaleiros avacalharam as bandeiras éticas do partido, mas Palocci conseguiu atingir um valor ainda mais sagrado: o engajamento na causa dos humildes, contra a arrogância dos poderosos.

Ao mobilizar toda sua influência ministerial para pressionar um mero caseiro, atingindo vários direitos de um coitadeza da vida, Palocci se comportou como um daqueles atrabiliários coronéis nordestinos do tempo de Lampião.

É o anti-PT por excelência -- pelo menos quanto aos ideais que nortearam a fundação do partido."

Estes foram os parágrafos finais do artigo Palpite infeliz, postado neste blogue em 07/04/2009.

Depois, em 01/12/2010, quando havia tempo de, pelo menos, não levar para o Ministério o pior cartão de visitas possível e imaginável para o governo de um partido criado para representar os trabalhadores, escrevi o artigo  A presidente Dilma vai incubar o ovo da serpente?, que começou assim:
"Como Pedro, a presidente eleita Dilma Rousseff poderá negar pela terceira vez os ideais pelos quais lutamos nos anos de chumbo.

A primeira foi ao reabilitar Antonio Palocci que, além de ter sido o ministro da Fazenda dos sonhos do Itaú e do Bradesco, passou com o rolo compressor do Estado em cima dos direitos de um coitadeza, fazendo  exatamente o contrário do que os revolucionários devem fazer (defender os fracos dos abusos dos poderosos)".
Enfim, não adianta chorarmos o leite derramado.

Foram um completo fiasco as entrevistas que Palocci deu por escrito à Folha de S. Paulo e gravou para o Jornal Nacional.

Para começar, quem teme tropeçar nas pernas se der uma entrevista de verdade não serve para nem para secretário municipal do Brejo das Almas Perdidas.

Na primeira, o  ghost writer  botou o que quis nas respostas, sem possibilidade de contestação. Na segunda, podemos ter a certeza de qualquer  declaração falha  (no sentido de  ato falho freudiano...) terá sido apagada e regravada, pois a Globo faz sempre o jogo do poder.

Nem assim Palocci livrou a cara: não explicou nada e não convenceu ninguém que tenha um mínimo conhecimento da atividade de consultoria. 

Eu tenho, porque a atuação na área de comunicação empresarial me obrigava a manter contato com os consultores de grandes empresas às quais meus empregadores prestavam serviços. Então, minha sensibilidade é a mesmíssima de Fernando Rodrigues, na sua ótima coluna Nem em Alfa Centauro:
"Antonio Palocci foi deputado federal e coordenador da campanha de Dilma Rousseff em 2010. Tinha contratos de consultoria com várias empresas. Nomeado ministro, encerrou seus serviços.

Aí operou-se algo inusitado. Em vez de multa, recompensa. Até outubro de 2010, Palocci tinha faturado R$ 10 milhões. Com Dilma eleita para o Planalto e ele nomeado, embolsou mais R$ 10 milhões.

...os 190 milhões de cidadãos brasileiros têm (...) o direito de inferir que Antonio Palocci não pagou multa por encerrar antes da hora os serviços prestados a um punhado de empresas. Ao contrário, parece ter recebido uma gorda bolada.
Faz sentido. Qual empresário no planeta Terra ou em Alfa Centauro ousaria cobrar uma multa do futuro ministro-chefe da Casa Civil? Se tal benemerência não configurar uma relação imprópria, o governo de Dilma Rousseff estará estabelecendo um novo padrão ético e moral na política em Brasília".
Xeque mate.

Então, correndo o risco de ser novamente ignorado, lealmente dou à presidente  Dilma o melhor conselho: destitua Palocci!

Daqui para a frente, adiar o inevitável só fará crescer o prejuízo. 

4 comentários:

Anônimo disse...

Esperar o quê dessa Marta Suplicy?! Será que alguém se iludiu em algum momento com essa nefasta?! Um dos ícones da esquerda festiva,da esquerda "chic", não faria diferença nenhuma se estivesse no DEM, no PPS, no PSDB... Mais uma serviçal movida pelo deus-dinheiro.

Chinchonero

Marcelo Rodrigues disse...

Pois é, na época também tive oportunidade de "bem avisar" no comentário que fiz no seu post e em outros blogs. Falei que era irresponsabilidade nomear Palocci e Jobim. Agora, por que o espanto de alguns por ter sido apresentada a fatura política? Pague, Presidenta, e manda o cara passear.

Galvão disse...

Eu, como não sou um franco atirador, não concordo com você. Sabe por quê? Eu não posso estar do mesmo lado que Álvaro Dias, Aloysio Nunes Ferreira, Agripino Maia, ACMNeto, FSP, Reinaldo Azevedo. Não tem a menor possibilidade de esses caras terem os mesmos propósitos que eu. No mais, a luta pela libertação do Batistti continua.

celsolungaretti disse...

Galvão,

política se faz com afirmação de princípios, não com rejeições. Inclusive, há muita gente boa do PT defendendo a saída do mala-sem-alça, ou se distanciando tanto quanto pode dos esforços ridículos para o salvar.

Se fosse até hoje um homem de esquerda, Palloci mereceria ser salvo. Como vendeu a alma aos mefistofélicos banqueiros, que o diabo o carregue!

Related Posts with Thumbnails