quinta-feira, 17 de março de 2011

PEQUENAS FRAUDES, GRANDES TRAGÉDIAS

"A companhia distribuidora de energia elétrica japonesa Tokyo Electric Power Co (Tepco), responsável por gerir o complexo nuclear de Fukushima, (...) adulterou dados de segurança, tentou encobrir problemas da usina e omitiu informações relevantes ao governo, de acordo com reportagem publicada (...) pelo jornal britânico The Times. Um dos procedimentos de fraude adotados foi a injeção de ar dentro do recipiente de contenção do reator 1 de Fukushima para, artificialmente, 'baixar a taxa de fuga do calor'.

As adulterações feitas pela Tepco foram descobertas em 2002, após funcionários da General Electric, autores do planejamento dos reatores, apresentarem uma denúncia diante do governo japonês. Pouco tempo depois, outro empregado da GE confessou que ele havia falsificado registros de inspeções do reator 1 em 1989, a pedido da Tepco. Ele admitiu ter fraudado outros dados referentes a segurança, também acatando ordens da empresa.

...De acordo com despachos revelados pelo Wikileaks, o Japão foi advertido em 2009 que suas usinas não poderiam suportar terremotos de grande magnitude. O documento diplomático mostra também que os Estados Unidos foram enfaticamente críticos com o diretor da Agência Internacional de Energia Atômica, 'particularmente em relação às práticas de segurança do Japão'." (Fonte: Opera Mundi )

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails