domingo, 6 de fevereiro de 2011

A CATALUNHA LIBERTÁRIA E O GÊNIO DO FUTEBOL

Eleito o melhor futebolista do mundo nas duas últimas temporadas, o argentino Lionel Messi continua deslumbrando o planeta bola.

Neste sábado, ele simplesmente marcou todos os gols da vitória do Barcelona sobre o Atlético de Madri por 3x0, com a qual o time catalão estabeleceu novo recorde de triunfos consecutivos de um clube no Campeonato Espanhol: 16, uma enormidade!

De quebra, tornou-se o artilheiro da competição, com 24 gols em 22 partidas.

A exuberância esportiva de Messi tem tudo a ver com Barcelona, o clube e a cidade.

Ele já mostrava enorme talento para o futebol quando, aos 11 anos, teve diagnosticado um problema hormonal que lhe retardava o desenvolvimento ósseo e, consequentemente, seu crescimento.

Durante um ano e meio, o tratamento, de US$ 900 mensais (injeções alternadas em cada perna, toda noite), foi custeado pela fundação na qual seu pai trabalhava.

Então, tal apoio cessou e também o Newell's Old Boys, em cujas divisões inferiores Messi atuava, não quis bancar a despesa. Tampouco o River Plate, que estava interessado nele -- mas não tanto.

Em desespero de causa, a família mandou-o para Lerida, na Catalunha, aos cuidados de uma parente que morava lá. E um olheiro do Barcelona entusiasmou-se tanto que convenceu o clube a investir no garoto, embora fosse uma aposta cara.

Assim, dos 1m40 que Messi tinha aos 13 anos, avançou para aceitáveis 1m70 no espaço de 30 meses.

Com o apoio, a estrutura e o carinho de/do Barcelona, ele se afirmou como um dos maiores craques de todos os tempos. E nem lhe passa pela cabeça trocar tudo isso por um punhado de euros.

Suas atuações na Seleção Argentina demonstram o quanto ele precisa sentir-se bem, para jogar seu magnífico futebol. Num ambiente mais competitivo e menos acolhedor, Messi não tem conseguido igualar as performances notáveis que ajudaram decisivamente o Barcelona a conquistar a hegemonia do futebol europeu e mundial.

A este respeito, vale lembrar aqui alguns trechos de um belíssimo artigo do nosso Sócrates, tão bom no teclado quanto nos gramados. Ele discorreu com alma de poeta sobre O craque e Barcelona:
"O catalão é um povo sofrido que até hoje busca a plena independência. Barcelona, sua capital, é motivo de orgulho. Estando na costa do Mediterrâneo, soube crescer de forma ordenada a partir de um plano piloto concebido em meados do século XIX, cujo objetivo era aproximar as aldeias ao redor a partir da derrubada das barreiras medievais que ali existiam. Imaginação, criatividade, talento e loucura são alguns dos adjetivos que poderiam muito bem definir aquele que é um símbolo da cidade, o arquiteto Antonio Gaudí...

"Por falar em imaginação e criatividade, aqui estão a alma e a essência do que deve ser o bom futebol. E estes são atributos que não faltam ao jovem Messi, que vem sendo nesta temporada a própria expressão do que chamamos 'beleza e alegria' desse esporte. São qualidades extremamente valorizadas pelo povo catalão, que não mede esforços para demonstrar o quanto se sente feliz em ter entre sua gente talentos como o do argentino. E sempre foi assim. Muitos dos últimos agraciados como melhores do mundo vestiam a malha do Barcelona quando da escolha. Inclusive Romário, Ronaldo e Ronaldinho Gaúcho. (...) E é essa energia contagiante do catalão que permite que gênios como esses citados possam exprimir totalmente a sua arte em uma região onde também nasceu ou cresceu a genialidade de Picasso, Joan Miró e muitos mais.

"...o dia nacional [da Catalunha] celebrado em 11 de setembro é para lembrar mais uma derrota e onde a festa e a dança (La Sardanha) são intimistas ao extremo, contrastando com a euforia e a felicidade de outros povos e culturas. Uma história de dor, perdas e frustrações que, em vez de transformar o catalão em derrotista e cabisbaixo, o tornou mais forte e altaneiro.

"No estádio, per supuesto, o que mais vemos é a exaltação à arte dos mais qualificados. É o assombro coletivo empurrando o talento ladeira abaixo na velocidade necessária para que ele desabroche em toda a sua plenitude, para delírio da massa sedenta por essa beleza que o futebol nos oferece quando livre das amarras impostas por mentes menos arrojadas e reacionárias. É o êxtase da liberdade e da criatividade. É o sorriso da ingenuidade de quem só quer acompanhar o desfilar da arte em sua mais profunda interpretação. São manifestações incontroláveis que denotam a total expressividade da emoção que toma conta de todos que entrelaçam as mãos em torno do clube do coração – que, mais que um time ou equipe, representa um povo e sua saga histórica.

"...[e, sobre o Barcelona não vender espaços na sua camisa, mas, pelo contrário, pagar para nela estampar o símbolo da Unicef] Um gigantesco exemplo de como é possível viver em um mundo essencialmente comercial, mantendo preservada a sensibilidade humana. Sensibilidade essa que transparece na fronte e nos pés habilidosos de jogadores como Messi..."

2 comentários:

Unknown disse...

Atenção jovens que querem fazer carreira no futebol: DENÚNCIA e ALERTA

Eu, Luciano Sanches, sob as penas da lei (Código Penal - Decreto Lei 2848/40 Art. 139), declaro que Adalberto Batista Neves, (RG: M-27.967, CPF: 311.189.176-34) (vulgo tomazini), (na foto à esquerda de Ronaldinho Gaúcho) é um ESTELIONATÁRIO que se faz passar por olheiro e empresário de futebol para atrair e enganar jovens candidatos a jogadores, aplicando golpes com promessas de carreira no futebol.
Maiores informações pelo celular 015-31-9624-6699
Meu IP ao enviar esta mensagem em (22/12/2013): 179.202.96.129
CUIDADO com o mau uso da imagem do Ronaldinho gaúcho.
http://www.bellaprojecione.com/s/cc_images/cache_13401243.jpg?t=1361486586

celsolungaretti disse...

Companheiro,

aqui não era exatamente o local mais apropriado para sua denúncia. Mas, já que você considerou tão importante fazê-la, respeitei a sua vontade.

Percebi que há algum motivo pessoal para a sua mágoa. Mas, você tem certeza que isso compensa o processo a que você ficou sujeito?

Detestei cada momento dos transtornos pelos quais passei nas duas vezes em que fui processado por fatos relacionados à minha atividade jornalística (afora os quatro processos por ter resistido à ditadura militar, mas estes jamais lamentarei).

Acabei inocentado em ambos, mas, francamente, não valeu a pena. Espero nunca mais entrar numa roubada dessas.

Abs.

Related Posts with Thumbnails