sexta-feira, 5 de novembro de 2010

COMPANHEIRO DESESPERADO: "ESTOU NO LIMITE OU PASSANDO DELE!"

"Estou no limite ou passando dele! A humilhação e mágoa, constrangimento, tristeza, são muito grandes, irmão! É injusto demais!"

O desabafo é do Fernando Claro, que muitos conhecem pelo blogue O Claro. Trata-se de um advogado sempre disposto a ajudar companheiros injustiçados. Várias vezes deu uma força em cruzadas que lancei ou das quais participei.

Ele próprio, no entanto, está em situação dificílima, porque teve sérios problemas de saúde, ficou temporariamente incapacitado e não pôde continuar pagando as mensalidades devidas à Ordem dos Advogados do Brasil.

Esta, sem considerações de ordem humanitária, aplicou friamente as regras e o privou de sua carteira -- portanto, do direito de exercer a profissão.

Agora já está em condições de voltar à ativa. Mas, sem poder trabalhar, não tem como pagar a dívida que se avolumou. E só o deixarão trabalhar se pagar. É um círculo vicioso, uma situação kafkiana.

Pleiteou, em vão, a anistia dos seus débitos. E recorreu também à OAB Federal, que até agora não sensibilizou-se com seus apelos.

Está desesperado, como se constata nesta mensagem:
"Há decisão do STJ em favor da OAB na questão da anuidade. Mas, direito ao trabalho e renda são direitos individuais fundamentais!

"O sub-procurador da OAB/RJ veio dizer que dívida com anuidade não impede advogado de militar. Tenho, entretanto, várias certidões da OAB/RJ e da OAB/ES proibindo minha advocacia enquanto não quitar o débito.

"Não tenho mais o que perder -- ou, pior, ainda posso perder muito. Mas, para não continuar na miséria e na dor desta tortura, vou escrever pra todo mundo.

"Por questão de ética ou de pruridos corporativistas, não quis ajuizar ação contra a OAB nem propalar na blogosfera. Mas, diante de tantas perdas, o que posso fazer, se não tenho  vocação  para roubar?"
Desde já agradeço a quem puder interceder ou lhe dar qualquer forma de ajuda.

Para agilizar os trâmites, é melhor que seja contatado diretamente: fernandoclaro.dias@gmail.com

2 comentários:

Frau BUP disse...

Oi Celso, pensei em ajudar e escrevi para o Fernando, acho que se nos juntarmos poderíamos resolver o problema, visto que na blogosfera há muita gente solidária. Coloquei seu post no meu Facebook e vou tb. repassar via Twitter. Meu email é erica.caminha@gmail.com , se puder entrar em contato, agradeço pois pintou uma dúvida.

Anônimo disse...

Caro Celso

Pelo seu depoimento,vemos que o Dr. Fernando Claro é um advogado que não pode ficar impedido de exercer a sua profissão, pois muitos ficariam privados de auxílio.

Nada mais justo que alguém que já deu tanto, possa neste momento ser amparado. Se for organizada alguma campanha coloco o meu blog à disposição para divulga-la.

Não tenho muito, mas gostaria de contribuir.Você sabe se ele possui uma conta onde possa ser feito algum depósito?

Atenciosamente

Graça Aguiar

Related Posts with Thumbnails