terça-feira, 19 de outubro de 2010

O DIABO TRAPACEOU SERRA: TOMOU-LHE A ALMA SEM DAR NADA EM TROCA

Após o insosso debate entre os presidenciáveis que a Rede TV e a Folha de S. Paulo promoveram no último domingo, fiquei com a impressão de que 2006 se repetiria: um grande esforço de última hora da mídia golpista evitando que a candidatura oficial decidisse a parada logo no 1º turno, mas não sendo suficiente para reverter o resultado anunciado.

Como Alckmin daquela vez, Serra não encontrou o mapa da mina. Marina Silva e o PIG lhe proporcionaram uma sobrevida, mas aproveitá-la para decolar são outros quinhentos.

Com carisma zero, não consegue fazer seus castelos nas nuvens valerem mais do que uma realidade palpável: as condições de vida dos pobres e dos muito pobres melhoraram sob o governo atual.

Então, independentemente de posturas ideológicas, o que deixa Serra num beco sem saída são a aprovação e popularidade do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

A percepção do eleitor despolitizado é de que o Brasil evoluiu, daí ele encarar a tempestade de som e fúria dos demotucanos como tentativas de encontrarem pêlo num ovo que está dando certo. Portanto, significando nada.

Trata-se de uma sinuca de bico: não há factóide, propaganda enganosa e alarmismo que façam os eleitores  pés no chão  mudarem seu voto.

O desejo da Veja, erigido em matéria de capa (!), é o de que a eleição fosse decidida em Minas Gerais, com Aécio Neves como fiel da balança. Dia 31 a revista aprenderá que jornalismo é algo mais do que expressão de desejos.

Uma mudança surpreendente do quadro só seria possível se Serra fosse um personagem eletrizante; mas, seu estilo é de quem está sempre explicando o óbvio a estudantes burrinhos. Não empolga ninguém.

Ora parece um mestre-escola alongando-se em repetições desnecessárias para martelar as lições na cabeça dos alunos, ora um guarda-livros a detalhar uma contabilidade que ele considera interessante e os demais, nem um pouco. Enfim, um chato de galochas, como se dizia antigamente.

O aborto (a palavra aqui cai muito bem...) da hipotética virada já começa a se evidenciar nas pesquisas eleitorais: a última do Data Folha mostrara um quadro estático e a nova do Vox Populi flagra subida de Dilma.

Pior que a derrota será a decepção causada por Serra àqueles que ainda acreditavam nele.

Aceitar o apoio e beneficiar-se da baixaria das correntes virtuais ultradireitistas, fazer promessas demagógicas como a do salário mínimo de R$ 600 e colocar uma questão religiosa no centro da campanha o deixou com a imagem de quem pisa até no pescoço da mão para chegar à Presidência.

O último a projetar tal imagem acabou morrendo na praia. E, convenhamos, fazia bem mais por merecer o ambicionado troféu.

5 comentários:

blog do teacher Ramos disse...

Companheiro, baseado na lógica o seu raciocínio é pertinente. Porém, baseados no que vimos no primeiro turno não podemos arrefecer na luta diária para afastar não só Serra, quanto o demônio que tomou-lhe a alma. Não acredito mais em pesquisas.

Naty disse...

Celso, tu está sabendo que tem rolado pelo Brasil todo? São ligações telefônicas daquelas automáticas, nessas ligações têm mensagens que falam do passado de Dilma na guerrilha, falam dela como terrorista, assaltante, etc...

Eu acabei de receber uma dessas ligações, não fazem nem 2 minutos, já sabia disso por aí mas não tinha recebido essas ligações ainda, tô indignada, onde foi parar a liberdade do cidadão para poder escolher em quem votar sem ser aliciado e intimidado?

Isso sim é um verdadeiro terrorismo, meter medo nas pessoas espalhando mentiras, não consigo entender como alguém vota nesse tipo de projeto, não entendo mesmo.

Vim aqui porque precisava contar isso, espalhar isso por aí, porque é extremamente absurdo isso, é inacreditável.

ketinunkantim disse...

Normalmente sou apolítico porque considero que os políticos que temos não merecem o meu voto.
Ou seja... me hiper-valorizo e tenho consciência disso. Não acho isso ruim, afinal sei que sou valoroso.
No primeiro turno me empenhei em angariar votos e fé em torno da iniciativa verde porque 'sentia' no ar uma certa conivência entre PT e PSDB.
Agora no segundo turno, de fato meus olhos parece que se abriram um pouco mais e ... a impressão que tenho é que Serra está na verdade apoiando Dilma e já havia percebido tal 'despropósito' em debates anteriores.
Adoro debates, acho-os maravilhosamente esclarecedores, mas sou obrigado a reconhecer que de Debate mesmo... o que tenho visto é só mesmo o nome dos 'bate-papos' entre amigos.
Nunca vi, na história desse país, um debate político tão... assexuado.

Carlão... disse...

Celso, a decepção que este pessoal ai terá, esta escrito nas estrelas. O Serra pode pendurar as chuteiras. Com "Mala" ou com "Bispo", eleição pra presidente do Brasil, jamais.

fotos do doi-codi rj disse...

O Aécio Neves eu conheci ele na facu... em São João del Rey e também me lembro da Dona Risoleta e em 1975 eu fui até Brasília por intermédio da Dona Risoleta, porque estive no Aptº. dela em Copacabana e ela sabendo da perseguição dos militares que estava sobre mim, disse-me: Vá até Brasília e, o Tancredo vai lhe encaminhar para OAB e vc vai para Assuncion para esperar essa poeira baixar. Assim foi feito conforme o combinado. Nota: Sei que, o (in-memóriam) Tancredo Neves deu cobertura para Brizola, eu e tantas outras pessoas.
Aécio, ainda não aprendeu nada com o avô ... rsrsrs. É novo e, o tempo vai fazer dele um inconfidente!

Related Posts with Thumbnails