quarta-feira, 21 de julho de 2010

POR QUE OS DEMOTUCANOS BATERAM EM RETIRADA?

Quem nunca trabalhou na (ou com a) imprensa, às vezes desconhece algumas características da atividade, como o fato de que jornais e revistas dificilmente metem o nariz nos textos de seus colunistas.

Quando concedem espaço permanente a alguém, são obrigados a engolir suas posições eventualmente heréticas.


A alternativa é retirar-lhe o espaço, quando a dissonância assume maior vulto. Mas, isto pega tão mal que é raro algum veículo optar pela reação extremada.

Daí eu frequentemente reproduzir trechos dos bons textos de colunistas da grande imprensa, pois o fato de alguém ser publicado na Folha ou no Estadão não significa que se comporte como capacho das chefias. É uma confusão que muitos companheiros de esquerda fazem, por desconhecerem as entranhas do PIG.

Vide, p. ex., este sarcástico artigo de 3ª feira (20) da Dora Kramer, do
Estadão: O fato que virou fardo. Praticamente antecipou o que aconteceria ao longo do dia, com o Índio sendo colocado de castigo pelos caciques demotucanos. Teve até de cancelar sua participação em eventos.

Se ficar muito tempo na geladeira virará picolé de Índio, para compensar a gelada em que colocou os chefes da aldeia.

Dora também acertou ao antecipar que não daria em nada a tentativa de usar uma suposta cumplicidade do PT com as Farc como trunfo eleitoral. Foi um furo n'água, que só serviu para projetar uma imagem deplorável de José Serra e inspirar fundados temores de que, sendo ele eleito e não podendo cumprir seu mandato, o substituto legal submeterá o Brasil a um
programa de índio.

Eis os principais trechos da coluna da Kramer:
"O vice, aguardado como o grande fato político da temporada (...), acabou se transformando em um fardo.

"Agora o PSDB enfrenta aborrecimentos com o vice, escolhido sabe-se lá por qual critério: juventude, fina estampa ou para tentar suprir a lacuna de uma confusa e pouco profícua aliança com o PV no Rio de Janeiro...

"...o que lhe falta [ao Índio da Costa] em experiência não lhe sobra em sapiência e extrapola em imprudência.

"...sem medir palavras contra os inimigos, Índio da Costa simplesmente disse que 'todo mundo sabe' que o 'PT é ligado às Farc, ao narcotráfico, ao que há de pior'.

"No dia seguinte retratou-se: 'O PT não faz narcotráfico'. Que bom, não é?

"O desmentido deve ter soado tranquilizador ao titular da chapa, José Serra, aos partidos e aos demais cidadãos do Brasil, quiçá do mundo, que, segundo a primeira versão, sempre souberam da ligação do PT com o narcotráfico. Não precisam se sentir cúmplices por não terem denunciado à polícia o que sabiam.

"Índio da Costa tampouco precisará demonstrar a veracidade de afirmação tão peremptória. Apenas terá de responder a ações do PT por injúria, calúnia e difamação e danos morais.

"O candidato [José Serra] ainda saiu em socorro do companheiro, deixando o narcotráfico para lá, mas 'endossando' a história das Farc, mais velha que a Sé de Braga e absolutamente inócua em termos eleitorais.

"E pensar que José Serra achou que a escolha de um candidato à Vice-Presidência fosse um assunto secundário. Bastaria, segundo seus critérios, encontrar alguém que não lhe trouxesse 'aporrinhação'.

"Como se viu, não era tão trivial assim..."

Um comentário:

graciliano disse...

De fato, companheiro, a Dora Kramer definiu bem a questão. O personalismo do Serra alimentado pela mídia que ele sustentou com nosso dinheiro, virou um rodamoinho. Achando que estava eleito, esqueceu-se de fazer alianças (até mesmo dentro do seu partido) e de elaborar um programa para oferecer ao eleitorado.
Agora é o sufoco que estamos vendo.
Triste fim para os sonhos do PSDB-PFL. Grande vitória para o povo brasileiro.

Related Posts with Thumbnails