terça-feira, 24 de outubro de 2017

O SENTIMENTO DE CULPA E UM GOSTO RUIM NA BOCA

Em entrevista ao jornal espanhol El Mundo, o Lula disse que o eleitorado sentiu-se traído quando Dilma promoveu o ajuste fiscal, fazendo o contrário do que prometera em campanha.

Está certo, claro, mas agora é tarde, Inês é morta.

Lula disse também ter certeza de que hoje até a própria Dilma admite que deveria ter sido ele o candidato a presidente em 2014, e não ela.

Está certo, claro, mas agora é tarde, Inês é morta.

Eu disse de imediato que a tentativa de fazer o ajuste fiscal depois de eleger-se pela esquerda teria o mesmo resultado de quando o João Goulart, esperando conquistar o apoio do empresariado, empossou ministros direitistas na área econômica: o mesmo fogo amigo que derrubara os estranhos no ninho dos anos 60, derrubaria o Joaquim Levy. Dito e feito.

No segundo semestre de 2014, eu apoiei a corrente do Volta, Lula! sempre que ela tentou forçar a substituição da cabeça-de-chapa, pois, mesmo não morrendo de amores pelo ex- metalúrgico, sabia que a Dilma não estava à altura dos desafios que enfrentaria no segundo mandato e havia grande chance de ser levada de roldão pela crise econômica. Dito e feito.

O Lula percebia os erros que estavam sendo cometidos, mas  não agiu. Eu deduzi em tempo hábil como os dois filmes acabariam, mas não consegui sensibilizar os que tinham poder para alterar o rumo dos acontecimentos. Resta-nos o sentimento de culpa e um gosto ruim na boca, pois agora é tarde, Inês é morta.

"...na volta do barco é que sente / o quanto deixou de cumprir..."

Um comentário:

SF disse...

Como seu leitor, acompanhei seus esforços e o acerto dos seus prognósticos.

E continuo acompanhando.

Related Posts with Thumbnails