quinta-feira, 28 de julho de 2016

MARTA SUPLICY ACUSA O PT DE CORRUPÇÃO ORGANIZADA E DESTRUIÇÃO DE UM SONHO

Calçou as sandálias da humildade ou é loba em pele de ovelha?
Assim como o Jose Marti, yo soy un hombre sincero. Então, não escondo minha antipatia pela Marta Suplicy (vide este post), cujos principais motivos são três:
  1. Em 2000, quando fazia campanha para prefeita de São Paulo, sua separação do Eduardo Suplicy e a união com o Luis Favre já tinham sido decididas, mas ela escondeu tal informação dos eleitores até a proclamação do resultado das urnas. Coisa feia!
  2. Criou taxas (pecado venial) que eram iguais para pobres e ricos (pecado mortal).
  3. Tratou com inacreditável rispidez uma comerciante que estava desesperada com a inundação de sua loja. Deveria é pedir-lhe humildes desculpas, já que as enchentes sempre ocorriam naquele bairro e cabia a ela, como prefeita, ter tomado providências.
Para equilibrar os pratos da balança, publico também suas posições atuais, expressas na sabatina a que a Folha de S. Paulo acaba de submetê-la como candidata à prefeitura de São Paulo.

Bota improviso nisso...
Pretende criar um cartão municipal de Saúde, para melhorar a gestão, "que não tem". Talvez da próxima vez ela explique qual a necessidade de um novo se já existe o cartão do Sistema Único de Saúde.

Critica o projeto de ciclovias do prefeito Fernando Haddad por falta de planejamento. Diz que as ciclovias foram implantadas de forma improvisada, gerando muita beligerância entre os ciclistas e os demais (motoristas e pedestres). Aliás, um óbvio ululante é que as ciclovias nem de longe são suficientemente utilizadas para justificarem sua existência nos dias úteis; deveriam ficar restritas aos sábados, domingos e feriados.

Diz que a queda do número de acidentes nas marginais pode não se dever à velocidade ridiculamente baixa que Haddad impôs, mas sim à indústria de multas que passou a funcionar a todo vapor, assustando os motoristas. Concordo. E vou além: sugiro aos colegas das grandes redações que, com o poder de fogo que têm em termos investigativos (e eu não), deem uma conferida em tais pesquisas, pois não é bem o que notamos quando vemos a realidade in loco, ao volante. 

São Paulo não podia parar. Aí veio o Haddad...
Marta garante ter-se arrependido de haver criado a taxa do lixo e promete que, numa eventual volta à Prefeitura, não vai aumentar impostos e taxas. Cobraremos.

Diz que vai fazer "uma revolução na educação para qualificar o professor". Duas décadas atrás, o governador Luiz Antonio Fleury Filho tinha proposta semelhante e deu com os burros n'água: os sindicalistas exigiram aumentos puros e simples, sem nenhuma contrapartida dos professores em termos de fazerem cursos de aperfeiçoamento e se capacitarem melhor para o exercício de suas funções. 

Houve greves intermináveis e Fleury Filho trocou rapidinho o cartão de visitas de sua gestão, que passou a ser projeto de despoluição do rio Tietê. Os professores ficaram sem aumento e os alunos sem as melhoras prometidas.

Escândalo do mensalão é de 2005. A ficha demorou para cair...
Finalmente, ela refutou a crítica de que teria traído o PT ao trocá-lo pelo PMDB, bem como  a de que seu partido atual é tão corrupto quanto ela alegou ser o anterior:
"O PT tem três tesoureiros presos e decepcionou muitos dos seus eleitores. Saí por vários motivos, não foi só a corrupção, mas a destruição de um sonho. O PMDB tem gente sendo investigada, mas não tem um sistema de corrupção organizado [como o PT]."

4 comentários:

Paulo Mascarenhas disse...

Muitas vezes homens experimentados na luta política ao lado do povo falham em seus vaticínios. Numa entrevista antes da eleição Darcy Ribeiro disse que: "Era um luxo os brasileiros poderem escolher entre os candidatos Fernando Henrique e Lula para presidente da republica". Acreditava nesses homens.

Faleceu antes do presidente eleito, FHC, começar seu governo de retrocesso de 80 anos em 8.

Entretanto arrisco dizer, que, retirando o Russomano, que espero ver sua inelegibilidade ser confirmada pelo STF, a capital paulista nunca teve tão bons candidatos como agora.

Qualquer dos um dos três candidatos que ganhe; Erondina, Haddad e Marta, os paulistanos estarão bem servidos.

Seria contudo importantíssimo que Erondina passasse para o segundo turno e ganhasse. Haveria então uma revolução na política nacional enterrando de vez o PT e resgatando para partidos autenticamente revolucionários os petistas traídos nesses 13 anos de "reconciliação de classes".

marciojjm disse...

O PT esta sendo destruído fica fácil bater nele.
A marta pra mim é uma idiota, não merece credito algum.
Gostaria de de ver uma matéria sobre a ex prefeita Luiza Herondina.

celsolungaretti disse...

Companheiros, mês de férias costuma ser vazio de notícias realmente interessantes. Ontem, como tinha ocorrido a sabatina da Marta na "Folha", resolvi dar meus pitacos sobre ela, à falta de assunto melhor.

Quanto à Luiza Erundina, já nos cruzamos algumas vezes em eventos políticos. É uma guerreira, sempre a respeitei. Mais uma que tem a cara do PT de outrora e, coerentemente, está bem longe do PT atual.

Lembro um grande momento dela: em 2012 estava tudo acertado para a Erundina, representando o PSB, ser a vice do petista Fernando Haddad. Aí o Lula e o Haddad foram beijar a mão do Paulo Maluf e a Erundina, com muita dignidade, pulou fora. Não tinha entrado no clima de "liberou geral!" do PT.

celsolungaretti disse...

De resto, Márcio, eu destaquei as afirmações da Marta Suplicy sobre o PT exatamente por causa do que comentei na fotolegenda: a corrupção no partido vinha desde as primeiras prefeituras conquistadas e ficou mais do que evidenciada no escândalo do mensalão, então soa hipócrita ela alegar que foi este o motivo da saída dela do PT. A ficha teria demorado uma eternidade para cair.

Bem mais plausível é ela ter procurado um partido que estivesse disposto a tê-la como candidata a prefeita, já que o PT se definira pela tentativa de reeleição do Haddad.

Aí, como lhe estão jogando na cara que foi para outro partido igualmente corrupto, a Marta se saiu com a tese esdrúxula de que o PT representa a corrupção organizada, enquanto o PMDB, supostamente, estaria no estágio amador da corrupção. É de morrer de rir!

Related Posts with Thumbnails