terça-feira, 21 de junho de 2016

NÚMERO DE REFUGIADOS NO MUNDO DISPARA E CRIANÇAS SÃO MAIS DA METADE

É dos mais preocupantes o quadro exposto no recém-divulgado relatório Tendências Globais, que o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (Acnur) elabora com base em dados próprios, de governos e de agências parceiras, detalhando o deslocamento forçado ao redor do mundo: aponta um total de 65,3 milhões de pessoas deslocadas por guerras e conflitos até o final de 2015

Ou seja, um em cada 113 habitantes do planeta foi arrancado de seu lar e perambula por outras regiões ou países, em situação de precariedade extrema.
Vale a pena reproduzir os principais trechos da notícia divulgada pela ONU:

"...O número [de 65,3 milhões] representa um aumento de quase 10% se comparado com o total de 59,5 milhões de pessoas deslocadas registradas em 2014. Esta é a primeira vez em que os números de deslocamento forçado ultrapassaram o marco de 60 milhões de pessoas.

...Comparado com a população mundial de 7 bilhões e 349 milhões de pessoas, estes números significam que um a cada 113 pessoas é hoje solicitante de refúgio, deslocado interno ou refugiado – um nível sem precedentes para o Acnur. No total, existem mais pessoas forçadas a se deslocar por guerras e conflitos do que a população do Reino Unido, da França ou da Itália.

Na maioria das regiões do mundo, o deslocamento forçado tem aumentado desde meados da década de 90. Mas este crescimento se acentuou ao longo dos últimos cinco anos.

Três razões explicam esta tendência: 
  • situações que causam grandes fluxos de refugiados estão durando mais — p. ex., conflitos na Somália ou no Afeganistão estão agora em sua terceira e quarta décadas, respectivamente; 
  • novas ou antigas situações dramáticas estão ocorrendo frequentemente — o maior conflito atual sendo a Síria, além de outros significativos nos últimos cinco anos, como Sudão do Sul, Iêmen, Burundi, Ucrânia, República Centro-Africana e outros; e 
  • a velocidade na qual soluções para os refugiados e deslocados internos são encontradas tem caído desde o final da Guerra Fria.
Há cerca de dez anos, no final de 2005, o Acnur registrou uma média de seis pessoas deslocadas a cada minuto. Hoje, este número é de 24 por minuto.

...Entre os países analisados pelo relatório Tendências Globais, alguns se destacam por serem a principal origem de refugiados no mundo. Síria — com 4,9 milhões de refugiados —, Afeganistão — com 2,7 milhões — e Somália — com 1,1 milhão — totalizam mais da metade dos refugiados sob o mandato do Acnur.

Os países com maior número de deslocados internos são Colômbia — 6,9 milhões —, Síria — 6,6 milhões — e Iraque — 4,4 milhões. O Iêmen, em 2015, foi o país que mais registrou novos deslocados internos — 2,5 milhões de pessoas ou 9% de sua população.

...As crianças somavam 51% do total de refugiados em 2015, de acordo com os dados que o Acnur conseguiu reunir. (...) Preocupantemente, muitas foram separadas de seus pais ou estão viajando sozinhas. 

Ao todo, havia 98,4 mil solicitações de refúgio de crianças desacompanhadas ou separadas de suas famílias registradas ao final de 2015. Este é o maior número já visto pelo Acnur — um reflexo trágico sobre como o deslocamento forçado global está afetando desproporcionalmente a vida dos jovens".

2 comentários:

Eduardo Rodrigues Vianna disse...

Barack Obama, aquele sujeito simpático de quem até a "esquerda" parece gostar, foi lá, um dia desses, receber o Nobel da Paz. Em seguida, despachou mais 65 mil rapazolas do seu país para o Oriente Médio, armados até os dentes embora não saibamos se com muita convicção, prontos a dar seguimento à guerra colonialista no Afeganistão e no Iraque.

Valmir disse...

bom...todos, a direita e a esquerda se ressentiam da hegemonia americana no mundo, como uma policia planetária que punha ordem no galinheiro global. Veio a ansiada decadência dos EUA e esse é o resultado. Mas seria ocioso lembrar que a idade media de mil anos, com seu cortejo de horrores e trevas foi a consequência do fim do império romano?? claro...quem se importa com a historia??? afinal a unica coisa que se aprende com a historia...é que não se aprende nada com a historia.

Related Posts with Thumbnails